12/07/2012 - Prefeitura de Niterói
O Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, assinou nesta quarta-feira (11/07), o contrato com os representantes dos Consórcios TransNit e Transoceânico, que vão operar a nova frota de ônibus das linhas de transporte coletivo de Niterói. “É a parte mais importante do Plano Lerner para racionalizar o trânsito da cidade”, declarou o prefeito. A partir desse contrato, a atuação dos consórcios será por área de operação e não mais por linhas, e assim as áreas da cidade não atendidas poderão ser beneficiadas com novos itinerários.
Ele destacou as mudanças como fundamentais para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo e para a concretização do Plano Lerner. “Uma pequena revolução está sendo feita e vai transformar completamente o trânsito da cidade, com a redução do número de ônibus circulando pelas ruas”. O presidente da Niterói, Transporte e Trânsito (Nittrans), Sérgio Marcolini, explicou que a operação dos novos ônibus significará uma expectativa de redução nos próximos de 750 para 600 ônibus a médio prazo, dependendo do comportamento da demanda. Os coletivos da futura frota terão padrões de cores (vermelho e verde) e vai proporcionar a plena acessibilidade aos deficientes físicos e visuais.
“É um novo marco regulatório do sistema de transporte da cidade que passa de permissionário a concessionário, onde as empresas têm direitos e obrigações. Pelo contrato, a atuação passa a ser por áreas e não por linhas, o que permitirá a modificação de itinerários para melhor atender a área operacional, assim algumas regiões poderão ser melhor atendidas”, acrescentou Marcolini.
Ele explicou que, hoje, o sistema é sobrecarregado no Centro e tem baixa freqüência nas regiões mais afastadas, e com a operação dos consórcios eles poderão ser interligados aos terminais de integração, como o do Largo da Batalha, o que reduzirá o número de linhas que virão para o Centro da cidade. Com a implantação das faixas exclusivas, dos novos ônibus integrados aos terminais, ou seja, com transporte de qualidade, a expectativa é que as pessoas deixem os automóveis em casa e utilizem o transporte de massa, concretizando o Plano Lerner.
Frota será substituída gradativamente
O Consórcio TransNit vai atuar na Área Operacional 1, com ônibus de cor vermelha, circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Na Área Operacional 2, de responsabilidade do Consórcio Transoceânico, os coletivos de cor verde vão circular em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim.
Sérgio Marcolini informou que a frota será substituída, gradativamente, pelos novos ônibus, que terão ar condicionado e entrada e saída de passsageiros com piso baixo, e anualmente 50 deles deverão estar circulando pela cidade.
O Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, assinou nesta quarta-feira (11/07), o contrato com os representantes dos Consórcios TransNit e Transoceânico, que vão operar a nova frota de ônibus das linhas de transporte coletivo de Niterói. “É a parte mais importante do Plano Lerner para racionalizar o trânsito da cidade”, declarou o prefeito. A partir desse contrato, a atuação dos consórcios será por área de operação e não mais por linhas, e assim as áreas da cidade não atendidas poderão ser beneficiadas com novos itinerários.
Ele destacou as mudanças como fundamentais para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo e para a concretização do Plano Lerner. “Uma pequena revolução está sendo feita e vai transformar completamente o trânsito da cidade, com a redução do número de ônibus circulando pelas ruas”. O presidente da Niterói, Transporte e Trânsito (Nittrans), Sérgio Marcolini, explicou que a operação dos novos ônibus significará uma expectativa de redução nos próximos de 750 para 600 ônibus a médio prazo, dependendo do comportamento da demanda. Os coletivos da futura frota terão padrões de cores (vermelho e verde) e vai proporcionar a plena acessibilidade aos deficientes físicos e visuais.
“É um novo marco regulatório do sistema de transporte da cidade que passa de permissionário a concessionário, onde as empresas têm direitos e obrigações. Pelo contrato, a atuação passa a ser por áreas e não por linhas, o que permitirá a modificação de itinerários para melhor atender a área operacional, assim algumas regiões poderão ser melhor atendidas”, acrescentou Marcolini.
Ele explicou que, hoje, o sistema é sobrecarregado no Centro e tem baixa freqüência nas regiões mais afastadas, e com a operação dos consórcios eles poderão ser interligados aos terminais de integração, como o do Largo da Batalha, o que reduzirá o número de linhas que virão para o Centro da cidade. Com a implantação das faixas exclusivas, dos novos ônibus integrados aos terminais, ou seja, com transporte de qualidade, a expectativa é que as pessoas deixem os automóveis em casa e utilizem o transporte de massa, concretizando o Plano Lerner.
Frota será substituída gradativamente
O Consórcio TransNit vai atuar na Área Operacional 1, com ônibus de cor vermelha, circularão pela Ilha da Conceição, Barreto, Ponta D’Areia, Engenhoca, Santana, São Lourenço, Tenente Jardim, Fonseca, Fátima, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara e Pé Pequeno.
Na Área Operacional 2, de responsabilidade do Consórcio Transoceânico, os coletivos de cor verde vão circular em São Francisco, Cachoeira, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Sapê, Badu, Matapaca, Maria Paula, Vila Progresso, Cantagalo, Maceió, Muriqui, Cafubá, Charitas, Jurujuba, Jardim Imbuí, Piratininga, Jacaré, Rio do Ouro, Serra Grande, Santo Antônio, Camboinhas, Maravista, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Viçoso Jardim.
Sérgio Marcolini informou que a frota será substituída, gradativamente, pelos novos ônibus, que terão ar condicionado e entrada e saída de passsageiros com piso baixo, e anualmente 50 deles deverão estar circulando pela cidade.
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