Poste adia inauguração de terminal na Zona Portuária

09/07/2012 - O Globo

Obstáculo, que deveria ser removido no sábado, impede entrada de ônibus

Um poste impede o funcionamento do novo terminal Marcelo Carnaval / O Globo

RIO - A falta de planejamento impediu que o Terminal Rodoviário Urbano Padre Henrique Otte (na Rua General Luiz Mendes de Morais) fosse transferido no fim de semana, como previsto, para a Praça Marechal Hermes, na Zona Portuária. Um poste de energia, que deveria ser removido no sábado, está impedindo o trânsito de veículos para as plataformas, e o meio-fio que dá acesso às rampas ainda precisa de ajustes. Por causa disso, a transferência das 23 linhas de ônibus que utilizam o terminal inicialmente marcada para sábado e posteriormente adiada para domingo está suspensa por tempo indeterminado. A apresentação oficial do novo terminal, que seria nesta segunda-feira, também foi cancelada.

Light foi ao local e só retirou um poste

No sábado, uma equipe da Light esteve no local para fazer a remoção de dois postes, mas só pôde retirar um deles. Segundo a empresa, o outro tem um sistema ativo de circuito elétrico que abastece estabelecimentos e domicílios daquela região.

Nesse caso, é preciso avisar aos clientes sobre o desligamento de energia com 48 horas de antecedência, mas a prefeitura só fez a solicitação da retirada dos postes na última sexta-feira, informou, por nota, a assessoria da Light. Não daria tempo e, por isso, só foi possível remover o poste inativo. A concessionária foi avisada disso na sexta-feira.

Para o o engenheiro da Coppe/UFRJ Fernando MacDowell, o adiamento da transferência do terminal revela a falta de planejamento da operação dos sistemas de trânsito:

Os postes têm sido um problema frequente nas obras públicas. Esses esquecimentos, por assim dizer, mostram que quem planeja essas obras não está pensando nos usuários.

A concessionária Porto Novo, responsável pela revitalização da Zona Portuária, informou que somente disponibilizou o espaço para a implantação do novo terminal. Já o Rio Ônibus, sindicato das empresas do setor na capital, disse que o poste deve ser removido pela Light nos próximos dias, quando a chuva cessar. Quanto ao meio-fio, serão necessárias novas intervenções. Segundo o Rio Ônibus, a nova data para inauguração do terminal será marcada em reunião ainda esta semana.

A transferência das linhas de ônibus abre caminho para a demolição do Terminal Padre Henrique Otte, que começaria esta semana, com previsão de duração de dois meses. O terminal fica no caminho da Avenida Binário, que está sendo construída em paralelo à Rodrigues Alves e terá dois túneis e duas alças de ligação com o Elevado do Gasômetro.

Segundo a concessionária Porto Novo, a mudança, quando concluída, não causará um impacto significativo nos itinerários dos ônibus. Apenas três linhas 181, 303 e 339 , que chegavam ao antigo terminal passando pela Avenida Rodrigues Alves e pelas ruas Cordeiro da Graça e Equador, terão que seguir pela Rodrigues Alves até a Rua Pereira Reis, de onde continuarão pelas ruas Santo Cristo e Cordeiro da Graça.

Na Zona Oeste, também há novidades no sistema viário. A partir de hoje, o carioca contará com mais duas estações do BRT Transoeste Vendas de Varanda e Santa Veridiana , ambas em Santa Cruz. Elas receberão os ônibus articulados do corredor expresso tanto da linha expressa quanto da paradora.

A linha paradora vai atender, a partir das 5h, 28 estações: Santa Cruz, General Olímpio, Gastão Rangel, Santa Veridiana, Vendas de Varanda, Pingo DÁgua, Magarça, Ilha de Guaratiba, Pontal, Notre Dame, Recreio Shopping, Guiomar Novaes, Gilka Machado, Nova Barra, Benvindo de Novaes, Gláucio Gil, Guignard, Gelson Fonseca, Salvador Allende, Pontões/Barra Sul, Pedra de Itaúna, Interlagos, Riomar, Santa Mônica Jardins, Américas Park, Novo Leblon, Bosque da Barra e Terminal Alvorada.

Já a linha expressa vai atender as estações Santa Cruz, General Olímpio, Gastão Rangel, Santa Veridiana, Vendas de Varanda, Recreio Shopping, Gláucio Gil, Salvador Allende, e Terminal Alvorada. As estações ainda inativas no eixo Santa Cruz-Alvorada (Cajueiros, Curral Falso, Mato Alto, Cetex, Embrapa, Dom Bosco, Recanto das Garças e Golfe Olímpico) serão entregues à população em breve.

Comentários