Prefeitura anuncia a implantação do primeiro BRS do Centro do Rio

02/12/2011 - Agência Rio

A Prefeitura do Rio anunciou na tarde desta sexta-feira a implantação do Bus Rapid System (BRS) Antônio Carlos/Primeiro de Março, o primeiro corredor preferencial para ônibus do Centro, que entrará em operação no próximo dia 10. A partir desta data, 71 linhas circularão pelo corredor de 1,2 km de extensão e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. A redução da frota em 15% aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, oito linhas terão os trajetos modificados.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, falou sobre os benefícios do BRS na cidade. “Com a implantação do BRS a quantidade de paradas cai pela metade. Nós vamos reduzir a frota da Presidente na Antônio Carlos e da Primeiro de Março em 15%. É um número significativo. Vamos melhorar o trânsito com isso, sem deixar de atender os passageiros, que são muitos”, disse.

De acordo com Sansão, a expectativa da prefeitura é reduzir significativamente o tempo de viagem neste trajeto. “Pretendemos reduzir sim o tempo de viagem. Hoje levamos cerca de 10 minutos para atravessar e queremos reduzir isso. O objetivo do BRS é esse: dar mais velocidade aos ônibus, ao transporte coletivo, arrumando a via, organizando e fazendo o trânsito ficar melhor de uma forma geral”, disse.

A faixa azul, onde apenas ônibus e táxis embarcados podem circular, será implantada na pista lateral da Avenida Presidente Antônio Carlos e na Rua Primeiro de Março. Haverá pontos seletivados na Antônio Carlos (pistas lateral e central), na Rua Primeiro de Março e na Avenida Beira-Mar. Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS. Jás os veículos particulares poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.

A partir da próxima segunda-feira, a Prefeitura do Rio inicia o trabalho de informação ao público com distribuição de material impresso e presença de promotores nos pontos e nas principais empresas da região.

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