quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prefeitura altera projeto de construção da Transoeste

09/11/2011 - O Globo online, Luiz Ernesto Magalhães

A Prefeitura do Rio fez uma revisão nos prazos e no projeto para a construção do corredor BRT Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, pelo corredor central da Avenida das Américas. O trecho original, que vai até o Terminal Alvorada, manteve a prazo para entrar em operação até o fim do primeiro semestre de 2012. Mas o chamado Lote Zero, entre o terminal e o Jardim Oceânico, que devia ter sido licitado no fim de setembro e teve uma previsão de custo de R$ 47 milhões ainda não tem data para sair do papel. O prefeito Eduardo Paes, porém, garantiu que essa extensão ficará pronta até as Olimpíadas para permitir uma integração direta com a linha 4 do metrô.

- Essa fase (do Lote Zero) é a que menos causa preocupação. O elemento mais importante é a ligação com o Terminal Alvorada, isso permitirá a integração do BRT Transoeste com o BRT Transcarioca (Barra da Tijuca - Aeroporto Internacional), que ficará pronta para a Copa de 2014.

O prefeito confirmou também que a prefeitura desistiu de construir um viaduto que criaria um novo retorno entre a Avenida Bem-vindo de Novais e Avenida das Américas, no sentido Barra. O viaduto era previsto no projeto original da Transoeste. Paes, explicou que a causa da desistência foi a preocupação com o impacto ambiental, pois a estrutura ficaria próxima ao parque Chico Mendes.

- Estuda-se agora a construção de um mergulhão, obra que não seria iniciada agora - disse o prefeito.

Os recursos que seriam usados no viaduto serão gastos na construção de estações e terminais dos BRTs, que originalmente seriam alvo de outra concorrência pública. O prefeito fez as declarações ao chegar na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca. Paes participa de uma reunião com a comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que acompanha os preparativos do Rio para as Olimpíadas.

À tarde, os membros do COI vão inaugurar uma estação da Transoeste no Estrada da Magarça, em Guaratiba, e visitar as obras da construção do Túnel da Grota Funda.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário