quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ônibus de cara nova só no dia 6

27/10/2010 - Extra Online - Ana Carolina Torres e Luiz Ernesto Magalhães

MUDANÇAS NO TRANSPORTE

Pablo Jacob

A Prefeitura do Rio decidiu adiar, para o próximo dia 6, a entrada em circulação dos primeiros ônibus com as cores dos consórcios que venceram a licitação organizada pela Secretaria municipal de Transportes para reorganizar o sistema e implantar o bilhete único. Inicialmente, a previsão era que isso acontecesse a partir da próxima semana.

Oficialmente, a decisão foi tomada para que haja coincidência de datas entre a circulação dos ônibus com cores novas e a entrada em operação do bilhete único com o novo padrão. A razão, porém, seria outra: as empresas têm dúvidas sobre as tonalidades que devem ser adotadas e ainda discutem tema com a prefeitura.

Resolução no Diário Oficial com regras para a padronização será publicada hoje. A orientação será para que os concessionários adotem o novo padrão dentro de um ano. Por mês, em média, 7,5% da frota seriam pintadas. Ou seja, cerca de 700 coletivos por mês. 
Os quatro consórcios que ganharam a licitação para operar as linhas do município do Rio não se adaptaram ainda às regras da prefeitura — que prevê pintura padrão para os coletivos e aparelhos de segurança, como câmeras, tacógrafos eletrônicos e GPS. 

Das cinco garagens onde o EXTRA esteve nesta terça-feira, em apenas uma havia dois ônibus com a pintura nova. 


— Não podemos simplesmente mudar a frota toda da noite para o dia. Estamos aguardando os ônibus novos — disse uma funcionária da Transurb, no Engenho de Dentro, que faz parte do consórcio Internorte, que vai operar na Zona Norte.

Na Viação Redentor, integrante do consórcio Transcarioca, o funcionário Jorge Cerqueira informou que os ônibus ainda não foram pintados porque a própria prefeitura mudou quatro vezes as cores padrão.

As viagens integradas vão custar R$ 2,40 

O Bilhete Único Carioca (BUC) faz parte da integração das linhas de ônibus municipais da cidade. Com ele, os passageiros poderão realizar duas viagens num período de duas horas, a um custo de R$ 2,40.

Até o momento, cerca de 1,8 milhão de usuários já estão aptos a utilizar o BUC. Quem quiser se inscrever pode fazê-lo pelo site www.riobilheteunico.com.br ou num dos oito postos: terminal rodoviário Alvorada; shopping Bangu; Secretaria municipal de Saúde; Rio Poupa Tempo, na Rua da Ajuda 5,; Central do Brasil; Regional Administrativa de Irajá, na Avenida Monsenhor Felix 512; Terminal Rodoviário de Madureira e Regional Administrativa de Santa Cruz, na Rua Fernanda 155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário