Edital de licitação das linhas de ônibus do Rio é lançado



17/06/2010 - Transporte Idéias
Pela primeira vez, a prefeitura do Rio vai licitar as 900 linhas de ônibus da cidade. A concessão será de 20 anos, e contará com trajetos racionalizados e com o bilhete único institucionalizado como tarifa modal, a R$ 2,40. O edital de concorrência, lançado na última terça-feira, prevê que a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) formule o plano, que vai resultar na redução da quantidade de ônibus circulando pelas zona sul, norte, além de Barra da Tijuca e Jacarepaguá, assim como o aumento da frota na zona oeste. A partir de 30 de julho as propostas começarão a ser analisadas. As informações são do jornal “O Globo”.
O secretário de Transportes, Alexandre Sansão, espera que os contratos sejam assinados em agosto e os concessionários comecem a operar. O sindicato que representa as empresas de ônibus municipais, o Rio Ônibus, não se manifestou até esta terça-feira.
Em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários vão somar R$ 15,9 bilhões, de acordo com o edital. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão em melhorias no serviço. As exigências englobam a instalação de GPS em todos os veículos em até 24 meses. Os equipamentos deverão estar interligados à Secretaria de Transportes.
Todos os veículos terão que ter, também em até dois anos, no mínimo uma câmera de filmagem. As imagens deverão ser gravadas e armazenadas por 72 horas.
Os vencedores da concorrência vão ter que implementar novos pontos de ônibus e assumir a manutenção dos terminais.
Saiba mais sobre o edital
Nesta última terça-feira, a prefeitura do Rio de Janeiro, através da SMTR, publicou o aviso de edital do novo modelo para a rede de transportes rodoviária municipal e que inclui a implantação do Bilhete Único, no valor de R$ 2,40, além da renovação de toda a frota de ônibus até 2016.
De acordo com o edital, a cidade será dividida em cinco Redes de Transportes Regionais (RTRs), das quais quatro serão Regiões de Exploração a serem licitadas: a Região 2 (zona sul e Grande Tijuca); Região 3 (zona norte); Região 4 (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e a Região 5 (zona oeste). A Região 1 (Centro) não será licitada pois, no novo Modelo, é considerada área neutra e de uso comum, como ponto de destino, para todas as demais regiões.
Cada região será licitada no modelo de concessão, com exigências específicas dentro das suas necessidades - como o aumento do número de veículos e da quantidade de linhas, no caso da zona oeste, ou a redução, no caso das zonas sul e norte.
O edital, disponível no site http://www.rio.rj.gov.br/smtr, traz os cronogramas para todas as mudanças, inclusive estabelecendo metas anuais de renovação da frota, com a obrigação de chegar a 2016 com 100% dos veículos dentro do novo padrão, que inclui direção hidráulica, suspensão a ar, escadas de acesso rebaixadas e elevador para pessoas com deficiência, motor traseiro (para reduzir a poluição sonora dentro dos coletivos) e carroceria dupla articulada, entre outras melhorias. As informações são da SMTR.

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