quarta-feira, 26 de maio de 2010

Coppe lança ônibus elétrico com apoio da Secretaria Estadual de Transportes



26/05/2010 - 17h12 - Secretaria de Estado de Transportes

Na manhã desta quarta-feira (26/05) a Coppe/UFRJ apresentou, no Aterro do Flamengo, o ônibus do futuro. Não poluente, silencioso e confortável, o veículo é movido à energia elétrica obtida de uma tomada ligada na rede e complementada com energia elétrica produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. O projeto contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes.O projeto inclui inovações tecnológicas que o colocam à frente dos demais veículos a hidrogênio que vem sendo testados nos países desenvolvidos. Ele é mais eficiente energeticamente, graças ao tipo de pilha a combustível e aos dispositivos para armazenamento e gerenciamento de energia. Outra característica importante é o fato do novo veículo está no fato de não ser poluente. Ao contrário dos veículos convencionais, a emissão de poluentes é zero. De acordo com a Coppe, o que sai de seu cano de descarga é apenas vapor d’água, tão limpa que, se condensada, pode ser bebida normalmente.
O superintendente da Agência Metropolitana de Transportes, Waldir Peres, representou o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, no evento.
- A Secretaria de Transportes está muito satisfeita com o lançamento deste projeto. Acreditamos que esta é uma conquista importante e um marco para os investimentos em novas pesquisas sobre combustíveis limpos. Além disso, este projeto vai ao encontro dos nossos esforços para 2016, de termos uma Olimpíada verde, com transportes não-poluentes atendendo boa parte da Região Metropolitana do Rio – ressalta Peres.
O novo ônibus começará a transportar, em junho, alunos e professores na Cidade Universitária e poderá rodar nas ruas do Rio de Janeiro durante a realização da Copa do Mundo de 2014. Com espaço para transportar 29 passageiros sentados e 40 em pé, o ônibus híbrido tem autonomia para rodar até 300 quilômetros, ideal para trafegar nas grandes metrópoles, onde os engarrafamentos aumentam a poluição do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário