Hidrogênio

Ônibus elétrico pode ser exemplo de transporte para as Olimpíadas

26/03/2010 - Secretaria de Estado de Transportes

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, conheceu nesta sexta-feira (26/03) o ônibus movido a eletricidade e hidrogênio, desenvolvido por engenheiros da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo os professores, o ônibus, dotado de piso baixo e acesso para cadeirantes, tem autonomia para rodar até 300 quilômetros sem necessidade de recarga e pode atingir até 100 quilômetros por hora. 

O professor e coordenador do laboratório de hidrogênio da UFRJ, Paulo Emilio Miranda, explicou que o ônibus possui uma pilha combustível que, após ser alimentada com hidrogênio e oxigênio, produz eletricidade que faz o veículo funcionar. 

O secretário de Transportes viajou no veículo e aprovou seu desenvolvimento. Para o secretário, estes veículos movidos a hidrogênio vão ao encontro de esforços do Governo em expandir o uso de combustíveis não poluentes.

– Esses veículos atingem a mesma velocidade de um ônibus convencional, movido a diesel, e ainda são equipados com uma boa estrutura de acessibilidade. É um orgulho saber que temos em nosso estado, técnicos tão capacitados e habilitados para desenvolver equipamentos de tal nível tecnológico – destacou o secretário Julio Lopes.

A Secretaria de Transportes também estuda converter os veículos pesados movidos a diesel para gás natural, em parceria com a CEG, Petrobras e Bosch. A empresa promete economia de 30% no consumo do combustível e a substituição de até 90% do diesel por gás natural. A tecnologia é bem vista pelo setor de transporte rodoviário, uma vez que permite o uso simultâneo de gás e diesel.




Comentários