Viação Nossa Senhora de Lourdes S.A.
Desde 1962
Histórico
Empresa de transporte coletivo formada em 1962, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 28 de maio de 1962, com frota inicial de 20 lotações, licenciados pelo Departamento de Concessões na linha Meyer - Penha, via Del Castilho.
O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 20 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Antônio Pinto de Magalhães
Placa 4-64-11, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 651 600
Nº Ordem: 152, capacidade para 20 passageiros
Francisco José Gonçalves Nunes
Placa 5-42-59, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 8152
Nº Ordem: 152, capacidade para 20 passageiros
Pedro Ferreira
Placa 4-89-88, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0224
Nº Ordem: 246, capacidade para 20 passageiros
Carlos Borges
Placa 5-14-01, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 750 1236
Nº Ordem: 590, capacidade para 20 passageiros
Amadeu Filipe
Placa 5-50-60, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4416
Nº Ordem: 610, capacidade para 20 passageiros
Valdemiro Dias de Amroim
Placa 4-71-63, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 651 8152
Nº Ordem: 826, capacidade para 20 passageiros
José Pinheiro de Faria
Placa 5-47-80, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4623
Nº Ordem: 967, capacidade para 20 passageiros
Manoel Joaquim Ribeiro
Placa 5-01-88, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 6718
Nº Ordem: 945, capacidade para 20 passageiros
Laudeli Lemos de Oliveira
Placa 5-11-59, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1959, motor 120 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 321 919 040 0254
Nº Ordem: 1095, capacidade para 20 passageiros
Manoel Portos Cadavid
Placa 4-07-57, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0358
Nº Ordem: 1128, capacidade para 20 passageiros
Jair Lourenço de Matos
Placa 4-41-46, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº I 312 910 3399
Nº Ordem: 1260, capacidade para 20 passageiros
Manoel Rodrigues Filho
Placa 5-28-90, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 020 3489
Nº Ordem: 1370, capacidade para 20 passageiros
Nelson Fernandes dos Reis
Placa 4-14-08, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1951, motor 100 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 006 8752
Nº Ordem: 1586, capacidade para 20 passageiros
Domingos José dos Reis
Placa 4-42-44, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 MBB 751 0813
Nº Ordem: 1622, capacidade para 20 passageiros
Rogerio Silvino Queiroz
Placa 5-42-36, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1958, motor 100 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 321 919 030 3502
Nº Ordem: 1638, capacidade para 20 passageiros
Deolindo F André G de Oliveira
Placa 5-09-66, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1951, motor 102 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 910 677 51
Nº Ordem: 2135, capacidade para 20 passageiros
Armindo Lopes
Placa 5-10-86, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 4477
Nº Ordem: 2151, capacidade para 20 passageiros
Decio Dias Gonçalves
Placa 5-21-31, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 5719
Nº Ordem: 2188, capacidade para 20 passageiros
José Madureira Paiva
Placa 5-25-41, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 020 5560
Nº Ordem: 2202, capacidade para 20 passageiros
Geraldo Gonçalves
Placa 4-22-06, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957, motor 110 HP, 6 cilindros
Motor nº OM 312 915 030 0347
Nº Ordem: 2366, capacidade para 20 passageiros
A empresa iniciou suas operações na linha Meyer - Penha, via Del Castilho. Em 14 de fevereiro de 1963 foi substituída pela linha Meyer - Braz de Pina, via Maria da Graça, com ponto final na rua Santa Fé, no Meyer, ao lado do Corpo de Bombeiros. A garagem da empresa localizava-se na rua Antonio Amílcar de Magalhães em Del Castilho.
Em 1964, a linha de lotações pioneira, Meyer - Braz de Pina, ganha a vista 680 (Meyer - Braz de Pina) e recebe os primeiros ônibus a diesel em sua frota. A tarifa era diferenciada, sendo 75 cruzeiros para ônibus e 50 cruzeiros para os lotações. Os último lotações circulam na linha em dezembro de 1964.
Em dezembro de 1964, a linha 680 (Meyer-Braz de Pina), tem o seu itinerário prolongado até a Penha, ganhando a vista 679 (Meyer-Grotão). O ponto final da linha, no Meyer, é transferido do Corpo de Bombeiros para a rua Intendente Cunha Menezes, do outro lado da linha do trem.
Em setembro de 1967, a Lourdes incorpora o patrimônio da extinta Viação Bandeira, assumindo a linha 622 (Praça da Bandeira - Ramos).
Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha 672 (Padre Nóbrega - Meyer) parcial da linha 279, extinta em 1974.
Em fevereiro de 1973, quando estava sob o controle do empresário João de Almeida Lima, foi comprada pela sociedade formada pelos irmãos Salviano, Armindo Lopes Valente e Jaime da Silva Valente, além de José Vieira Leite. O grupo, que para fazer a aquisição, tinha acabado de vender a Viação Forte. Apesar da venda da Viação Forte para a Amigos Leopoldinense, a garagem da Penha Circular foi mantida, onde foi instalada a Lourdes.
Em 1973 contava com frota de 67 ônibus e 300 empregados, explorando as linhas:
Em 1973 contava com frota de 67 ônibus e 300 empregados, explorando as linhas:
279 - Castelo - Padre Nóbrega, 25 carros
622 - Ramos - Praça da Bandeira, via Sáenz Peña, 22 carros
679 - Meyer - Grotão, 18 carros
954 - Penha - Grotão, 2 carros
A Lourdes tinha garagem em Del Castilho que não abrigava toda a frota da empresa.
Em 1975, a Lourdes contava com 92 ônibus e 450 empregados.
Entre maio e julho de 1978, a empresa operou por um curto espaço de tempo a linha 237 (Rodoviária - Meyer), parcial da linha 622. Em meados de 1978 foi extinta a linha 279 (Passeio - Padre da Nóbrega), substituída pela linha 669 (Padre Nóbrega - Campo de São Cristóvão).
Linhas da Viação Nossa Senhora de Lourdes em novembro de 1978
622 - Rodoviária - Penha
669 - Padre Nóbrega - Campo de São Cristóvão, via São Luiz Gonzaga
679 - Meyer - Grotão
954 - Mercado São Sebastião - Grotão
Em março de 1979 a Linha 669 (Padre Nóbrega - Campo de São Cristóvão) foi transformada na linha 669 (Meyer - Pavuna). No mês seguinte foi transferida à empresa Auto Diesel.
Em 1981, a Lourdes assumiu as linhas 312 (Tiradentes - Ramos) e 313 (Tirdentes - Olaria), substituindo respectivamente as empresas Castelo Auto Ônibus e Viação Forte.
Em 1982, a empresa contava com 130 ônibus, 800 empregados, e sete linhas em operação, transportando mais de 150 mil passageiros/dia. Em 1985 a frota era de 153 ônibus.
Em 1986 a Lourdes alcançou novo recorde, transportando 160 mil passageiros por dia.
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 139
Linhas em operação: 7
Passageiros/mês: 2.681.458
Em 1983, inaugura a linha 932 (Penha - Bonsucesso) circular, via Invernada, com o seguinte itinerário: rua José Maria, Café, Avenida Braz de Pina, Monsenhor Alves da Rocha, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Itaóca, Uranos, Doutor Noguchi, Itararé, Euclides Faria, Teixeira Franco, Diomedes Trota, Paranhos, Jorge Martins, Delfim Carlos, Aurélio Garcindo, João Rego, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Avenida Braz de Pina, Engenheiro Francisco Passos e rua José Maria.
Frota autorizada: 139
Linhas em operação: 7
Passageiros/mês: 2.681.458
Em 1983, inaugura a linha 932 (Penha - Bonsucesso) circular, via Invernada, com o seguinte itinerário: rua José Maria, Café, Avenida Braz de Pina, Monsenhor Alves da Rocha, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Itaóca, Uranos, Doutor Noguchi, Itararé, Euclides Faria, Teixeira Franco, Diomedes Trota, Paranhos, Jorge Martins, Delfim Carlos, Aurélio Garcindo, João Rego, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Avenida Braz de Pina, Engenheiro Francisco Passos e rua José Maria.
Linhas da Viação Nossa Senhora de Lourdes em 1985
Para ampliar clique na imagem
Entre 1990 e 1991, inaugura sua primeira linha especial, a 1061 (Castelo - Penha).
Em janeiro de 1991, em conjunto com a Viação Três Amigos, assume a linha 932 (Penha - Hospital Universitário).
Em 1996, a empresa contava com 161 ônibus e cerca de mil funcionários.
Em 1997, fazendo frente à concorrência das vans, inicia a operação de micros sem ar-condicionado com capacidade para 25 passageiros e nova identidade visual, reforçando a oferta nos trechos mais carregados de suas linhas.
Em 1999 a Lourdes lançou sua nova pintura, com fundo branco e as cores da bandeira do Portugal, junto com novo logo da empresa.
Em março de 2008, a empresa assume a operação das linhas circulares Meyer - Del Castilho, via Norte Shopping (661) e via Del Castilho (662), até então exploradas pela Caprichosa Auto Ônibus.
Linhas em 2011
312 - Olaria - Praça Mauá
SP312 - Ramos - Praça Mauá
313 - Penha (Grotão) - Praça da República , circular, via Vila Cruzeiro
621 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Mangueira
622 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Grajaú
623 - Penha - Sáenz Peña, circular, via Túnel Noel Rosa
625 - Olaria - Sáenz Peña, circular
661 - Meyer - Maria da Graça, circular, via Álvares Cabral/Norte Shopping
662 - Meyer - Maria da Graça, circular, via Del Castilho
679 - Grotão - Meyer
Em agosto de 2013, com 11 carros a empresa assumiu a linha 673 (Meyer–Lucas), até então operada pela Madureira Candelária com apenas 3 carros.
No final de setembro de 2015, coloca em operação os primeiros novos ônibus modelo Caio Apache Vip IV com chassi Mercedes Benz OF-1519 Blue Tec 5, inicialmente nas linhas 628 (Penha–Nova América) e 623 (Penha-Sáenz Peña).
Em 6 de fevereiro de 2016, as linhas 661 (Meyer-Maria da Graça) via rua Álvares Cabral/ Norte Shopping e 662 (Meyer-Maria da Graça) via Del Castilho foram extintas e a linha 673 (Meyer-Parada de Lucas) foi encurtada para o trecho Penha - Parada de Lucas.
A linha 673 (Lucas - Penha) foi extinta por volta de 2017.
Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit
Prefixo da Frota: 58 000
Sede/Garagem:
Rua Coronel Amilcar Magalhães, 54, Del Castilho
Rua Salviano Valente, 85, Penha Circular
312 - Candelária - Olaria
313 - Tiradentes - Penha
621 - Sáenz Peña – Penha, via Mangueira
622 - Sáenz Peña - Penha ,via Grajaú
623 - Sáenz Peña – Penha, via túnel Noel Rosa
625 - Sáenz Peña - Olaria
628 - Nova América - Penha
679 - Meyer - Grotão
Linha 628 (Penha - Nova América) circular via Estrada de Itararé no
ponto final da Estrada José Rucas em abril de 2019
Foto Google Street View
Para ampliar clique na imagem
Foto Google Street View
Para ampliar clique na imagem
Prefixo da Frota: 58 000
Sede/Garagem:
Rua Coronel Amilcar Magalhães, 54, Del Castilho
Rua Salviano Valente, 85, Penha Circular
REFERÊNCIAS:
Alteração: ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1963. p.12.
As passagens de ônibus e bondes aumentam no domingo. O Globo. Rio de Janeiro. 27 julho 1966. p.10.
Auto Viação Bandeira S.A, Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 07 setembro 1967. p.12.
Viação Nossa Senhora de Lourdes S.A, Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 07 setembro 1967. p.12.
Emprêsa de ônibus deficiente. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 04 julho 1969. p.6.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
NOEL, Francisco, e, MEZZONATO, Vania. Lourdes 50 Anos. Gráfica Santa Marta.
NOEL, Francisco, e, MEZZONATO, Vania. Lourdes 50 Anos. Gráfica Santa Marta.
Página lançada em março de 2018.