Viação Redentor Ltda.
Desde 1950
Histórico
Empresa de transporte coletivo municipal fundada em 24 de junho de 1950 pelos sócios José Maria Antunes e Francisco Antunes, portugueses de Braga, logo após adquirirem a Cooperativa de Transportes Valqueire Ltda. O nome da empresa foi em homenagem ao Cristo Redentor do Corcovado.
No dia seguinte, inaugurou sua primeira linha de ônibus, a S-27 (Cascadura – Marechal Hermes), com 6 carros, sendo 4 Berliet e 2 Chevrolet. No mesmo ano a linha foi prolongada até Deodoro.
Em 15 de outubro de 1950, inaugura sua segunda linha de ônibus, a S-18 (Cascadura – Moça Bonita) via Mallet, depois prolongada até Senador Camará e encurtada em Bangu em 1952.
Em 1951, a linha S-27 (Cascadura - Deodoro) foi prolongada até Anchieta.
Ponto final da linha S-27 sob o viaduto de Cascadura
ônibus com motor chevrolet fabricado pela General Motors do Brasil
Diário de Notícias, 16/12/1951
Entre 1951 e 1952, a Viação Redentor assumiu a linha S-28 (Cascadura - Ricardo de Albuquerque), até então explorada pela Viação Suburbana. A linha foi extinta em 1953.
Linhas em setembro de 1952
S-18 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura - Anchieta
S-28 - Cascadura - Ricardo de Albuquerque
Em maio de 1955, sob o controle dos sócios Francisco Antunes, Edevaldo Antunes, e Manuel Antunes, contava com 85 motoristas, 85 cobradores, 45 empregados técnicos e ajudantes de oficina, 8 despachantes e 12 funcionários administrativos, 30 carros em serviço, sendo 15 seminovos e 13 novos.
Linhas em maio de 1955
S-18 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura - Anchieta
A proibição de importação de peças e veículos imposta pelo Governo Federal colocou a empresa em situação de pré-falência.
Entre 1955 e 1956, inaugura a linha 204 (Castelo – Bangu), sua primeira linha radial.
Linhas em abril de 1956
S-12 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura – Anchieta
204 - Castelo – Bangu
204 - Castelo – Bangu
Em 1958, explorava também a linha Marechal Hermes – Mariópolis, via Sulacap.
Em fevereiro de 1962, foi anunciada a venda de 3 micro-ônibus Torpedo 312.
Em fevereiro de 1964 todas as linhas da Redentor foram cassadas. Em compensação, em março, a Redentor assumiu duas linhas de ônibus circulares na Zona Sul, substituindo os lotações da Viação Palácio:
573 - São Salvador - Leblon, circular, via Jockey
574 - São Salvador - Leblon, circular, via Copacabana
A transferência das linhas pra Zona Sul, trouxe problemas operacionais, pois a garagem localizava-se na Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire.
As linhas foram operadas pela Redentor até meados de 1964, quando a empresa recebeu a concessão da nova linha de ônibus 360 (Candelária - Freguesia), via Bonsucesso, operada por alguns meses.
Em 18 de agosto de 1964, a Redentor inaugurou a linha 267 (Freguesia – Largo de São Francisco), via Praça Seca e rua Barão do Bom Retiro, substituindo a linha 360 (Freguesia – Candelária) considerada inviável em função do grande itinerário via Bonsucesso.
Também em 1964, inaugura a linha 744 (Cascadura - Jardim Novo), repassada no mesmo ano à Transportes Princeza.
Em 1966 é inaugurada a linha 266 (São Francisco – Taquara), firmando a presença na região de Jacarepaguá.
Também em 1964, inaugura a linha 744 (Cascadura - Jardim Novo), repassada no mesmo ano à Transportes Princeza.
Em 1966 é inaugurada a linha 266 (São Francisco – Taquara), firmando a presença na região de Jacarepaguá.
Em 1968 a Viação Redentor assumiu as linhas 636 (Sáenz Peña - Gardênia Azul) via Meyer e Cascadura, e 748 (Cascadura – Barra da Tijuca), até então exploradas pela Viação Cisiotar.
No mesmo ano, assumiu a linha 766 (Freguesia - Pavuna), substituindo a Viação Nossa Senhora do Loreto.
Em 28 de maio de 1968, com a presença do governador Negrão de Lima, foi inaugurada a garagem da Viação Redentor da Estrada do Gabinal, na Freguesia.
O Globo, 06/06/1968
Ficha - Linha 636 (Saénz Peña - Gardênia Azul) em 1968
Em novembro de 1968, a Viação Redentor inaugurou a linha 750 (Cidade de Deus – Barra da Tijuca), prolongada em dezembro de 1971 até a Gávea, com ponto final na rua Rodrigo Otávio. Em dezembro de 1994 a linha foi transferida para a Litoral Rio, que por sua vez a repassou para a Viação Futuro em dezembro de 1997.
Em maio de 1969, a Redentor anunciou a venda de 7 ônibus Mercedes-Benz LP e LPO, carroceria Cermava, com lotação de 32 e 36 passageiros sentados.
Foto - Linha 636 (Sáenz Peña - Gardênia Azul) em 1971
Entre 1971 e 1972, logo após a inauguração da Autoestrada Lagoa-Barra, a linha 750 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca) foi prolongada até a Gávea.
No final de 1972, com o fim da Viação Ocidental, a Redentor assume as linhas 240 (Cidade de Deus - Carioca), 241 (Mauá - Freguesia) e 258 (Lapa - Cascadura).
Entre 1972 e 1973, a Redentor assumiu as linhas 690 (Meyer - Freguesia) e 731 (Freguesia - Cidade de Deus) circular, substituindo a CTC. Em pouco tempo a linha 690 foi prolongada até a Cidade de Deus.
Em 10 de fevereiro de 1973, é inaugurada a linha 751 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca) via Estrada de Jacarepaguá.
Em 20 de outubro de 1973, a Redentor inaugurou a primeira linha de ônibus de luxo com ar-condicionado da cidade, logo apelidados de frescões. Com 6 ônibus rodoviários com música ambiente e poltronas reclináveis, ligando o Castelo à Praça Seca, via estrada Grajaú - Jacarepaguá, com 36 km de extensão, tarifa de Cr$ 4,20 e tempo de viagem de 50 minutos.
Cartão Postal
O serviço de linhas especiais com ar-condicionado foi criado inicialmente com 3 linhas servindo aos bairros mais afastados, visando criar uma opção atraente de transporte coletivo, diminuindo o número de automóveis em circulação, economizando combustível importado, além de melhorar a circulação prejudicada pelas obras do metrô e de inúmeras intervenções viárias.
A Redentor também operava duas linhas convencionais pela Estrada Grajaú - Jacarepaguá, a 240 (Carioca - Taquara) e 241 (Praça Mauá - Taquara), ambas com tarifa de Cr$ 1,25.
Linhas e frota determinada da Redentor em 1973
240 - Carioca - Cidade de Deus, 17 carros
241 - Mauá - Taquara, 19 carros
258 - Lapa - Cascadura, 26 carros
266 - São Francisco - Cidade de Deus, 23 carros
267 - São Francisco - Freguesia, 26 carros
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul, 23 carros
690 - Meyer - Cidade de Deus, 20 carros
731 - Freguesia - Cidade de Deus, 5 carros
748 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá, 16 carros
750 - Cidade de Deus - Gávea (Rodrigo Otávio), 8 carros
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá, 6 carros
766 - Pavuna - Freguesia, 23 carros
2111 - Castelo - Praça Seca
Matéria - Viação Redentor em 1973
Em dezembro de 1974, a Redentor inaugura a linha especial com ar-condicionado 2113 (Castelo - Taquara) via Zona Sul, a segunda linha de frescão da empresa.
Em 1974, foi suprimida a linha 258 (Lapa - Cascadura) via Meyer. No ano seguinte inaugura a linha 730 (Gardênia Azul - Taquara) circular.
Em 9 de setembro de 1976, inaugura a Linha 268 (Curicica – Largo de São Francisco), com 15 ônibus.
No mesmo ano inaugura as linhas:
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, circular, via Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna)
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
Em 1976, a Empresa, com frota de mais de 250 ônibus, operava 14 linhas.
Em 1976 a capital contava com frota de 450 frescões, distribuídos em 39 linhas, com demanda de cerca de 68 mil passageiros/dia. A Viação Redentor, a empresa pioneira, explorava duas linhas: Castelo-Taquara e Castelo-Praça Seca, com 32 ônibus.
Em março de 1977, a Viação Redentor, que já era uma das maiores empresas da cidade, com 15 linhas de ônibus, todas na baixada de Jacarepaguá, inaugura 4 novas linhas:
732 - Cascadura - Gardênia Azul
733 - Cascadura - Cidade de Deus
734 - Madureira - Jardim Clarice, via Ituverava
755 - Cascadura - Gávea
Por volta de 1977, a Redentor inaugura a linha 754 (Sulacap - Barra da Tijuca).
Vídeo - Ônibus Lotado, 1977, Arquivo Nacional
Carros estacionados na Barrinha em 1977
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Em 1978, o ponto final da linha 766 (Freguesia - Pavuna) foi transferido da Pavuna para Madureira. Em consequência foi criada a linha 778 (Pavuna - Cascadura) operada pela Auto Diesel.
Novela O Astro, 1978
Cenas nas ruas Visconde de Niterói e Cândido Benício
Monobloco Mercedes-Benz
Linhas em novembro de 1978
240 - Carioca - Cidade de Deus
241 - Mauá - Taquara
266 - São Francisco - Cidade de Deus
267 - São Francisco - Freguesia
268 - São Francisco - Curicica
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
690 - Meyer - Cidade de Deus
730 - Gardênia Azul - Tanque
731 - Freguesia - Cidade de Deus
732 - Cascadura - Gardênia Azul
733 - Cascadura - Cidade de Deus
734 - Madureira - Jardim Clarice, via Ituverava
748 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
750 - Cidade de Deus - Gávea
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
754 - Sulacap - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
755 - Cascadura - Gávea
766 - Madureira - Freguesia
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara
2112 - Castelo - Freguesia
Em 1979, com a inauguração do Rio Centro, é criada a linha 269 (Largo de São Francisco – Rio Centro) via estrada do Guerenguê.
Em dezembro de 1979, em função da maxidesvalorização do cruzeiro, que refletiu no aumento do preço da gasolina, os frescões registraram um aumento de 20% na demanda. O sistema de linhas especiais com ar-condicionado contava então com 45 linhas e cerca de 500 carros. A Viação Redentor, com frota de 48 carros, operava 4 linhas:
Castelo - Taquara
Castelo - Praça Seca
Castelo - Freguesia
Castelo - Nova Ipanema
A linha Castelo – Taquara, com 18 carros, transportava diariamente cerca de 2 mil passageiros.
Em 1980, inaugura a linha 729 (Gardênia Azul - Tanque) via Freguesia.
Em 1981 a Viação Redentor contava com a maior frota do município, com 61 ônibus especiais e 270 convencionais.
Em setembro de 1982, segundo levantamento da revista Transporte Moderno, a Viação Redentor era a segunda maior empresa de transporte urbano de passageiros do país em receita operacional líquida, atrás somente da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) da cidade de São Paulo.
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 286 convencionais e 61 especiais
Linhas em operação: 24, sendo uma especial
Passageiros/mês: 3.201.086
Em primeiro de fevereiro de 1983, a Redentor, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores de Madureira, prolonga a linha de frescão Praça Seca-Castelo (via Zona Sul) até a rua São Geraldo, em Madureira. Há mais de um ano o bairro de Madureira não contava com serviço de linhas especiais com ar-condicionado, até então explorado por uma única linha da Viação Acari.
Linha 2113 (Castelo - Madureira) em março de 1983
Carro Marcopolo III / Mercedes-Benz OH-1517
Fotograma Rede Globo de Televisão
Linhas especiais em março de 1983
Castelo - Madureira
Castelo – Freguesia (só no Rush)
Castelo – Taquara
Em 1983, inaugura a linha 269 (São Francisco - Curicica) via Estrada do Guerenguê.
Em 1984, a linha 2113 (Castelo - Madureira), via Jacarepaguá, é encurtada, voltando a fazer ponto final na Praça Seca.
Em 1984 o atendimento de linhas especiais com ar-condicionado pra Barra da Tijuca é reduzido, sendo extintas as linha 2051 (Castelo- Alvorada) e 2146 (Aeroporto Internacional - Alvorada), restando apenas a linha pioneira 2113 (Castelo - Taquara) da Viação Redentor. A linha 2146 é cortada em São Conrado, sendo transformada na linha 2018.
O Globo, 12/10/1984
Em 27 de novembro de 1984, o sistema de linhas especiais com ar-condicionado (frescões) contava com apenas 3 empresas em operação: Real, Redentor e Três Amigos.
Em 27 de março de 1985, em pool com a CTC, foi inaugurada a linha 600 (Taquara – Sáenz Peña), via Cidade de Deus, idealizada pela equipe do arquiteto Jaime Lerner. Iniciou a operação com 15 ônibus novos, intervalos de 10 minutos e tarifa de Cr$ 600,00.
Em abril de 1985, a Viação Redentor impetrou um mandato de segurança para suspender a inauguração da linha 637 (Taquara - Sáenz Peña) da CTC, prevista para o dia 4 de maio. Após acordo, em 13 de julho de 1985, foi inaugurada a linha 601 (Taquara - Sáenz Peña) com 10 carros em pool com a CTC, substituindo a linha 637.
Linhas convencionais da Redentor em 1985
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O Globo, 11/12/1985
Em 6 de fevereiro de 1986, foram inauguradas duas linhas circulares:
737 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes, via Pau Ferro
738 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes, via Cidade de Deus
Em maio de 1986, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro tinha apenas duas empresas com linhas especiais com ar-condicionado. O serviço era considerado decadente, com intervalos irregulares e péssimo estado de conservação dos veículos. Apenas as empresas Real, também encampada em dezembro de 1985, com 9 linhas, e a Limousine Carioca, com apenas uma linha intermunicipal entre o Centro e Duque de Caxias. A Viação Redentor, apesar de operar as linhas especiais Taquara - Castelo e Praça Seca - Castelo, as mesmas era operadas com o ar-condicionado desligado. A Redentor tinha 25 ônibus, sendo 13 parados para manutenção. Em 1984 a Redentor tinha 60 ônibus. A maioria, os melhores carros, foram vendido após as notícias de encampação da empresa.
Em agosto de 1987, a Redentor assumiu as linhas 711 (Rio Comprido – Rocha Miranda) e 555 (Cidade de Deus - Gávea), após o fim da Colúmbia Auto Ônibus. A Linha 555 (Cidade de Deus – Gávea) foi extinta, sendo substituída pela linha 750 com mesmo itinerário.
Em abril de 1989, a Viação Redentor, inicia a operação dos novos ônibus de chassi Volvo B-58 e carroceria Thamco.
O Globo, 06/04/1989
Em 30 de setembro de 1989, inauguração da primeira linha seletiva de micro-ônibus da Barra da Tijuca, operada em pool pelas empresas Redentor, Tijuca e Amigos Unidos. O itinerário era circular cobrindo as avenidas das Américas, Sernambetiba e Ayrton Senna (antiga Via 11).
O Globo, 01/11/1990
Em dezembro de 1990, a empresa assume a operação das linhas 600 (Sáenz Peña - Taquara) e 601 (Sáenz Peña - Taquara), até então operadas pela CTC.
Em 1991, início das operações da Transportes Barra, a primeira das três empresas desmembradas da Redentor. Posteriormente foram criadas as empresas Litoral Rio e Transportes Futuro.
As seguintes linhas foram transferidas da Redentor para a Transportes Barra:
241 - Praça Mauá - Taquara
732 - Gardênia Azul - Cascadura
733 - Cidade de Deus - Cascadura
734 - Madureira - Rio das Pedras
748 - Cascadura - Barra da Tijuca
754 - Sulacap - Barra da Tijuca
755 - Cascadura - Gávea
766 - Madureira - Hospital Cardoso Fontes
Por volta de 1991, a Viação Redentor, em conjunto com a Viação Tijuca, inaugura as seguintes linhas de micro-ônibus:
704 - Circular Barra I, via Américas
705 - Circular Barra II, via Sernambetiba
710 - Circular Barra III, via Cidade de Deus
Em 18 de maio de 1992, centenas de moradores das favelas do Barro Vermelho, Encontro, Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Cotia e Gambá, ocuparam as pistas da via Grajaú – Jacarepaguá apedrejando 11 ônibus da Viação Redentor. A multidão reclamava contra o rompimento do acordo firmado há 6 anos entre a empresa e as lideranças comunitárias, que garantia a gratuidade nos ônibus aos 10 mil moradores da região, em troca da promessa de que os ônibus não seriam assaltados. Em resposta, a Redentor cria o bilhete com 50% de desconto para os moradores.
Em maio de 1992, a empresa contava com 37 frescões.
Em 1994, foi criada a empresa Litoral Rio Transportes, desmembrada da Viação Redentor, com as seguintes linhas:
240 - Praça 15 - Cidade de Deus
267 - Praça 15 - Freguesia
600 - Sáenz Peña - Taquara
690 - Meyer - Cidade de Deus
701 - Madureira - Alvorada
703 - Alvorada - Recreio
707 - Alvorada - Vargem Grande
729 - Taquara - Covanca
730 - Hospital Cardoso Fontes - Covanca
750 - Cidade de Deus - Gávea
Em janeiro de 1994, foi criada a variante da linha 268 (Praça 15 - Rio Centro) até Vargem Grande, com alguns horários pela manhã e ponto final na estrada dos Bandeirantes na altura do Posto Pioneiro (Km 21).
Em março de 1994, a linha 268 (Praça 15 - Rio Centro), foi prolongada até o Recreio dos Bandeirantes.
Em julho de 1995, foi inaugurado o serviço de micro-ônibus circulares na Barra da Tijuca, com três linhas:
704 - Largo da Barra (Barrinha) - Barrashopping, via Sernambetiba, Linha Verde
705 - Barrashopping - Barrinha, via Américas, Linha Laranja
710 - Barra Sul - Via Parque, Linha Azul
O serviço era operado em pool pelas viações Tijuca e Redentor. Cada linha tinha identidade visual própria, nas cores verde, laranja e azul.
Em primeiro de setembro de 1995, a linha de micro-ônibus 710 (Barra Sul - Via Parque) foi prolongada até o Pontal no Recreio.
Linhas em novembro de 1995
240 - Praça 15 - Cidade de Deus
266 - Rodoviária - Cidade de Deus
267 - Praça 15 - Freguesia
268 - Praça 15 - Rio Centro
269 - Praça 15 - Curicica
600 - Sáenz Peña - Taquara
601 - Sáenz Peña - Taquara
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
690 - Meyer - Cidade de Deus
701 - Madureira - Alvorada
702 - Alvorada - Recreio
703 - Alvorada - Recreio
704 - Circular Barra I
705 - Circular Barra II
707 - Alvorada - Vargem Grande
710 - Circular Barra III
729 - Hospital Cardoso Fontes - Taquara
730 - Hospital Cardoso Fontes - Taquara
737 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes
738 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes
750 - Cidade de Deus - Gávea
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca
753 - Cascadura - Barra da Tijuca
S-06 - Cidade de Deus - Cidade Universitária
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara
Em 28 de março de 1996, foi inaugurado o serviço de micro-ônibus do bairro de Jacarepaguá, apelidado de jacarezinhos, com duas linhas circulares ligando o Pechincha e Anil ao Terminal Alvorada, com os seguintes itinerários:
Linha 1: Terminal Alvorada, trevo das Palmeiras, Avenida das Américas, retorno próximo ao Barrashopping, Avenida das Américas, Trevo das Palmeiras, Avenida Ayrton Senna (antiga Via 11), Avenida Coronel Muniz Aragão, estrada do Engenho d´Água, Largo do Anil, estrada de Jacarepaguá, praça da Uruçanga, estrada da Uruçanga, estrada do Bananal, estrada dos Três Rios, Avenida Geremário Dantas, estrada do Capenha, rua José Silva, Avenida Geremário Dantas, rua Edgard Werneck, rua Retiro dos Artistas, rua Imutá, rua Professor Henrique Costa, rua Samuel das Neves, rua Alexandre Ramos, rua Coronel Thedim, rua Comendador Siqueira, estrada do Campo da Areia, estrada do Pau Ferro, rua Geminiano de Góis, praça Mac Gregor, rua Araguaia, praça Thedim Cerqueira, Avenida Geremário Dantas, praça Professora Camisão, estrada de Jacarepaguá, rua Tirol, estrada do Bananal, estrada do Uruçanga, Avenida São Guilherme de Norvich, rua São Ricardo, rua Ituverava, praça da Uruçanga, estrada de Jacarepaguá, Largo do Anil, estrada do Engenho d´Água, Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, estrada do Gabinal, Avenida Ayrton Senna, via de acesso ao Barrashopping, via de acesso à Avenida das Américas, trevo das Palmeiras e Terminal Alvorada.
Linha 2: mesmo itinerário até a Avenida Coronel Muniz Aragão, quando entra no Largo do Mutela, estrada de Jacarepaguá, rua Tirol, rua Comandante Rubens Paiva, rua Araguaia, praça Mac Gregor, rua Geminiano de Góis, estrada do Pau Ferro, rua Comendador Siqueira, rua Coronel Thedim, Avenida Geremário Dantas, praça Professora Camisão, estrada de Jacarepaguá, Largo do Moutela, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, seguindo pelo mesmo caminho da Linha 1 até o Terminal Alvorada.
Em 1997, foi inaugurado o serviço complementar 753 Expresso (Cascadura - Novo Leblon) circular, via Avenida Ayrton Senna, com o seguinte itinerário: Terminal de Cascadura, Avenida Ernani Cardoso, Praça José de Souza Marques, rua Angelo Dantas, rua Maria Lopes, rua Domingos Lopes, Largo do Campinho, rua Cândido Benício, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), rua Cândido Benício, Largo do Tanque, Avenida Geremário Dantas, rua Lopo Saraiva, Estrada do Tindiba, Largo do Pechincha, Avenida Geremário Dantas, Praça Professora Camisão, Estrada do Gabinal, Avenida Ayrton Senna, Avenida das Américas, retorno após o condomínio Santa Mônica, Avenida das Américas, Terminal Alvorada (ponto regulador), Avenida das Américas, retorno após o Barrashopping, Avenida das Américas, Avenida Ayrton Senna, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, Estrada do Gabinal, Praça Professora Camisão, Avenida Geremário Dantas, Largo do Tanque, rua Cândido Benício, Praça Barão da Taquara, rua Baronesa, rua Pedro Teles, rua Capitão Menezes, rua Maricá, rua Teles, rua Francisco Gifoni, rua Cândido Benício, Largo do Campinho, Avenida Ernani Cardoso e Terminal de Cascadura.
Em janeiro de 1997, a Redentor anunciou a compra de 20 novos ônibus especiais com ar-condicionado para renovar a frota.
Em primeiro de dezembro de 1997, foi criada a Transportes Futuro, desmembrada da Viação Redentor.
Em 19 de dezembro de 1997, foram inauguradas as variantes via Linha Amarela das linhas 266 (Rodoviária - Cidade de Deus) e 636 (Sáenz Peña - Gardênia Azul). Em maio de 2011, foram renumeradas respectivamente para 339 e
O Globo, 30/07/1998
Em 2000, a linha especial 2113 (Castelo - Taquara) via Barra da Tijuca, até então operada com ônibus rodoviários com ar-condicionado, passou a ser operada com ônibus convencional (duas portas) com ar-condicionado e tarifa de 2 reais.
Em 2003, apresentação da nova identidade visual da empresa, inicialmente no novos micro-ônibus Neobus Thunder Plus.
Linha 2113 (Castelo-Taquara) em março de 2004
Foto Marcelo Almirante
Em 12 de janeiro de 2005, o prefeito César Maia proíbe o uso de ônibus convencionais com ar-condicionado nas linhas de frescões, cancelando um medida que ele próprio havia tomado há 2 anos atrás. Com o novo regulamento as linhas que até então operavam ônibus convencional com ar puderam continuar a circular, desde que os veículos não fossem substituídos por novos carros convencionais com ar.
Em agosto de 2005, inauguração do terminal na Estrada do Capenha, esquina com rua José Silva, no bairro da Freguesia, em parceria da Prefeitura com a Viação Redentor. O terminal recebeu o nome de José Gomes Duarte Nunes, funcionário antigo da Viação Redentor.
Em 2006, as empresas Futuro, Transportes Barra, Tijuca e Redentor apresentam nova pintura da frota.
Em 5 de fevereiro de 2007, início da operação da linha de integração metrô-ônibus Pan-07 - Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3, operada pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso e Redentor, com 4 carros com ar-condicionado por empresa, totalizando 20 carros, com o seguinte itinerário: Metrô Siqueira Campos, rua Siqueira Campos, avenida Atlântica, rua Joaquim Nabuco, avenida Vieira Souto, avenida Delfim Moreira, avenida Niemeyer, estrada da Gávea, Autoestrada Lagoa-Barra, túnel de São Conrado, elevado das Bandeiras, túnel do Joá, avenida Ministro Ivan Lins, avenida Armando Lombardi, avenida das Américas, avenida Ayrton Senna (retorno), terminal Rodoviário Alvorada; volta – terminal Rodoviário Alvorada, avenida das Américas, avenida Armando Lombardi, avenida Ministro Ivan Lins, túnel do Joá, elevado das Bandeiras, túnel de São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, rua Princesa Diana de Gales, rua Prefeito Mendes de Morais, avenida Niemeyer, avenida Delfim Moreira, avenida Vieira Souto, rua Francisco Otaviano, avenida Atlântica, rua Figueiredo de Magalhães, estação Metrô Siqueira Campos.
Em junho de 2007, a Redentor inaugura a linha de integração metrô-ônibus 999 (Del Castilho - Metrô Alvorada), renumerada para 614 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal.
Em julho de 2007, dois ônibus da Viação Redentor (linhas 268 e 601) foram incendiados por moradores da favela da Cotia na estrada Grajaú - Jacarepaguá, em protesto contra a morte de um universitário.
Em 2007, a Redentor foi a primeira empresa a adquirir carros com todas as vistas eletrônicas, distribuídas na frente, lateral e traseira, indicando inclusive o itinerário.
Linhas em outubro de 2010, antes da licitação
266 - Rodoviária - Cidade de Deus
268 - Praça 15 - Rio Centro
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
704C - Barra Shopping - Barrinha
710A - Recreio - Jardim Oceânico
737 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
738 - Gardênia Azul - Curicica, via Hospital Cardoso Fontes
751 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
752 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara
Linhas em maio de 2011, após a licitação:
306 - Castelo - Praça Seca, via Menezes Cortes
332 - Castelo - Taquara, via Barra da Tijuca
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
347 - Castelo - Largo dos Piabas
348 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
353 - Rodoviária - Cidade de Deus
368 - Castelo - Rio Centro
525 - General Osório - Alvorada (pool com Jabour, Pégaso e Real)
610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
614 - Del Castilho - Alvorada (pool com a Litoral)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
691 - Meyer - Alvorada, via Linha Amarela/Taquara
829 - Gardênia Azul - Freguesia, circular
844 - Barra Shopping - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, circular, via Estrada de Jacarepaguá
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, circular, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca, circular
958 - Praça Seca - Cidade Universitária
2110 - Castelo - Gardênia Azul
2111 - Castelo - Praça Seca, via Menezes Cortes
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2113 - Castelo - Taquara
Em 17 de julho de 2012, a Redentor assumiu a linha 692 (Meyer – Alvorada) via Linha Amarela, até então operada pela Litoral. No mesmo ano foi inaugurada a linha 693 (Meyer - Alvorada) em pool com a Transurb.
Em primeiro de maio de 2014, a Redentor assume as linhas 360 (Recreio - Carioca), 361 (Recreio - Carioca) via Linha Amarela, e 382 (Piabas - Carioca), até então operadas pela Expresso Pégaso. No mesmo mês a Pégaso voltou a operar as linhas, mas em pool com a Redentor, logo depois abandonando o serviço.
Para assumir as novas linhas a Redentor adquiriu 25 novos ônibus modelo San Marino Neobus Mega Plus com chassi Mercedes Benz OF-1721/59 Bluetec 5, o que representou uma melhora na qualidade do serviço na ligação Centro – Copacabana – Barra da Tijuca.
Os novos ônibus, apesar de cabritos, ou seja, ônibus com suspensão a molas com motor dianteiro ao lado do motorista, foram uma evolução. A Redentor recebeu o primeiro Neobus Mega Plus em dezembro de 2013, com prefixo C47881.
Em 2 de julho de 2014, em função da inauguração do BRT Transcarioca a linha 332 (Castelo - Taquara) foi encurtada para o trecho Alvorada-Castelo, sendo extinta no ano seguinte.
Em 13 de outubro de 2014, foi extinta a linha 958 (Praça Seca - Cidade Universitária) que contava com apenas um horário por sentido.
Em 2014, em função do plano de racionalização de linhas para implantação do BRT Transcarioca, a tradicional linha 636 (Saénz Peña - Gardênia Azul) foi encurtada para o trecho Saénz Peña - Praça Seca.
Em janeiro de 2015, a Viação Redentor inaugura três serviços parciais em Jacarepaguá:
SP 368 - Cardoso Fontes - Rio Centro
SP 862 - Vila do Pan - Rio das Pedras
SP 613 - Rio centro - Passarela do Gardênia
Em setembro de 2015, a empresa recebe os novos modelos de ônibus convencionais Neobus com porta central elevada e novo tipo de elevador para cadeirantes.
Linhas em 2015, antes da racionalização das linhas da Zona Sul
306 - Castelo - Praça Seca, via Avenida Menezes Cortes
331 - Castelo - Praça Seca, via Linha Amarela
332 - Castelo - Taquara, via Barra da Tijuca
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
348 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
353 - Rodoviária - Cidade de Deus
368 - Castelo - Rio Centro
525 - General Osório - Alvorada
610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
614 - Del Castilho - Alvorada, via Barra Shopping
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
691 - Meyer - Alvorada, via Linha Amarela/Taquara
692 - Meyer - Alvorada, via Suburbana/Linha Amarela
693 - Alvorada - Meyer, via Dias da Cruz / Taquara
810 - Largo dos Piabas - Hospital Cardoso Fontes
829 - Gardênia Azul - Freguesia
844 - Barra Shopping - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca, circular
958 - Praça Seca - Cidade Universitária, via Linha Amarela
2110 - Castelo - Gardênia Azul, via Serra
2111 - Castelo - Praça Seca, via Serra
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Serra
2115 - Castelo - Pechincha, via Orla
Linhas em junho de 2016
306 - Castelo - Praça Seca, via Grajaú
331 - Castelo - Praça Seca, via Linha Amarela
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
348 - Candelária - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Candelária - Rio Centro, via Parque Olímpico
353 - Rodoviária - Praça Seca, via Meyer
361 - Castelo - Recreio, via Linha Amarela
368 - Candelária - Rio Centro, via Serra
525 - Alvorada - General Osório, via Leblon
552 - Alvorada - Rio Sul, via Niemeyer
553 - Recreio - Rio Sul, via Lagoa - Barra
554 - Piabas - Rio Sul, via Niemeyer
610A - Del Castilho - Tanque, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Vargem Grande, via Linha Amarela
SP613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela
614 - Del Castilho - Alvorada, via Linha Amarela
636 - Sáenz Peña - Praça Seca, via Méier
691 - Méier - Cidade de Deus, via Linha Amarela
692 - Méier - Alvorada, via Abolição
693 - Méier - Alvorada, via Linha Amarela
810A - Pontal - Curicica
829 - Gardênia Azul - Freguesia
844 - Barra Shopping - Barrinha
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca
897A - Alvorada - Via Parque
939A - Gardênia Azul - Tanque, via Largo da Freguesia
953A - Taquara - Cidade de Deus
991A - Taquara - Alvorada, via Cidade de Deus
LECD10 - Projac - Rio Sul, via Orla
2110 - Castelo - Gardênia Azul, via Serra
2111 - Castelo - Praça Seca, via Serra
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Serra
2115 - Castelo - Pechincha, via Orla
Em 11 de julho de 2016, a linha 636 (Sáenz Peña - Praça Seca) foi prolongada até a Gardênia Azul, seu antigo terminal. Com a mudança passou a contar com o seguinte itinerário: rua Abelardo (Chacrinha) Barbosa, rua Conde de Bonfim, Praça Sáenz Peña, rua Conde de Bonfim, rua Pareto, Avenida Heitor Beltrão, Praça Sáenz Peña, rua Conde de Bonfim, rua Pinto de Figueiredo, Praça Lamartine Babo, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua Maxwell, rua Barão de Mesquita, rua Barão do Bom Retiro, rua Alexandre Calaza, rua Visconde de Santa Isabel, rua Barão do Bom Retiro, rua Vinte e Quatro de Maio, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Manuel Vitorino, rua Elias da Silva, rua Nerval de Gouveia, Praça José de Souza Marques, rua Ângelo Dantas, rua Maria Lopes, rua Domingos Lopes, Largo do Campinho, rua Cândido Benicio, rua Godofredo Viana, rua Ipinambés, rua Apiacás, estrada do Tindiba, Largo do Pechincha, Avenida Geremário Dantas, Praça Professora Camisão, Estrada de Jacarepaguá, Largo do Anil, estrada do Engenho D'agua, estrada Tenente Coronel Muniz de Aragão, Terminal Rodoviário Urbano Arquiteto Juliuss Sass. Volta: Terminal Urbano Arquiteto Juliuss Sass, Avenida das Lagoas, estrada Tenente Coronel Muniz Aragão, estrada do Engenho D'agua, Largo do Anil, estrada de Jacarepaguá, rua Tirol, rua Comandante Rubens Silva, estrada dos Três Rios, Avenida Geremário Dantas, Largo do Pechincha, Avenida Geremário Dantas, rua Lopo Saraiva, estrada do Tindiba, Largo da Taquara, Avenida Nelson Cardoso, Largo do Tanque, rua Cândido Benicio, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), rua Cândido Benicio, Largo do Campinho, Avenida Ernani Cardoso, rua Padre Telêmaco, rua Clarimundo de Melo, rua da República, Praça Quintino Bocaiúva, rua Elias da Silva, rua Assis Carneiro, rua Clarimundo de Melo, rua Dois de Fevereiro, rua Daniel Carneiro, rua Monsenhor Jerônimo, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Ana Barbosa, rua Hermengarda, rua Lins de Vasconcellos, rua Cabuçu, rua Dona Romana, rua Caimbé, rua Araujo Leitão, rua Barão do Bom Retiro, rua Jose do Patrocínio, Praça Malvino Reis, rua Gurupi, rua Borda do Mato, rua Uberaba, rua Gastão Penalva, rua Paula Brito, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua Conde de Bonfim, rua General Roca, rua Desembargador Isidro e rua Abelardo (Chacrinha) Barbosa (Ponto Final).
Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit
306 - Praça Seca - Castelo, via Pau Ferro
348 - Rio Centro - Candelária
352 - Riocentro - Candelária, via Parque Olímpico /Linha Amarela
353 - Praça Seca - Rodoviária(BRS 5 - via Méier
361 - Recreio - Castelo, via Linha Amarela / Central
368 - Riocentro - Candelária (BRS5 - via Maracanã
380 - Curicica - Candelária (BRS 5- via Linha Amarela
390 - Curicica - Candelária (BRS 5- via Freguesia
390SV - Curicica - Candelária, via Pau-Ferro
552 - INT2 - Alvorada - Rio Sul, via Praia da Barra)
554 - INT9 - Integrada 9 - Piabas - Rio Sul, via Vargem Grande/ Copacabana
554SP - Piabas - Metrô Jardim Oceânico
600 - Taquara (Boiúna) - Sáenz Peña, via Serra / Vila Isabel
601 - Taquara (Santa Maria) - Sáenz Peña, via Serra /Grajaú
610 - Tanque - Nova América / Del Castilho, via Linha Amarela /Pau-Ferro
611 - Camorim - Nova América /Del Castilho, via Merck /Linha Amarela
613 - Vargem Grande - Nova América / Del Castilho, via Riocentro / Linha Amarela
613SP - Riocentro - Nova América /Del Castilho, via Parque Olímpico
614 - Alvorada - Nova América /Del Castilho, via Linha Amarela - Integração Metrô
636 - Praça Seca - Sáenz Peña, via Meyer
692 - Méier - Alvorada, via Freguesia / Linha Amarela
829 - Gardênia Azul - Freguesia, circular
844 - Jardim Oceânico - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Gardênia Azul / Largo do Remi
862 - Rio das Pedras - BarraShopping, via Estrada de Jacarepaguá, circular
863 - Rio das Pedras - Barra daTijuca, via Alvorada, circular
880 - Rio das Pedras - Alvorada
881 - Curicica - Jardim Oceânico, via Barra Shopping
887 - Pechincha - Alvorada, via Barra Shopping
Em junho de 2022, a linha 881 foi renumerada, recebendo a vista LECD 40 (Taquara - Alvorada) via Curicica/Camorim.
Em 8 de julho de 2022, foi inaugurada a linha LECD 45 - 899 (Barra de Guaratiba - Terminal Recreio), antiga linha 874 (Marambaia-Estação Ilha de Guaratiba).
Em 11 de julho de 2022, é inaugurada a linha LECD 43 - 987 (Gardênia Azul - Pechincha) com o seguinte itinerário: Terminal Rodoviário Urbano Arquiteto Julius Sass, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, Estrada do Engenho d'Água, Estrada de Jacarepaguá, Estrada da Uruçanga, Estrada do Bananal, Estrada dos Três Rios, Geremário Dantas, Lopo Saraiva, Estrada do Tindiba, Professor Henrique Costa, Mirataia, Retiro dos Artistas, Estrada do Tindiba, Avenida Geremário Dantas, Estrada do Gabinal, Estrada de Jacarepaguá, Tirol, Estrada do Bananal, Estrada da Uruçanga, Estrada de Jacarepaguá, Estrada do Engenho d'Água, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, Terminal Rodoviário Urbano Arquiteto Julius Sass.
Em fevereiro de 2022, a linha 554 - Integrada 9 (Rio Sul-Piabas) era a mais extensa do sistema de ônibus municipal com 108 Km ida e volta. A mais curta era a 859 (Tanque-Covanca) com menos de 4 Km.
Linhas de ônibus executivo ativas em março de 2024
2110 - Castelo - Gardênia Azul
2111 - Castelo - Praça Seca, via Avenida Menezes Cortes
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Avenida Menezes Cortes
2610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
2613 - Del Castilho - Rio Centro, via Parque Olímpico
2614 - Del Castilho - Alvorada, Expresso
Linhas em dezembro de 2024
315 - Central - Recreio, em pool com a Real Auto Ônibus, Três Amigos e Caprichosa
306 - Praça Seca - Castelo, via Avenida Menezes Cortes
348 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Candelária - Rio Centro, via Linha Amarela / Abelardo Bueno
353 - Gardênia Azul - Terminal Gentileza, via Cascadura
361 - Castelo - Recreio dos Bandeirantes, via Linha Amarela
368 - Candelária - Rio Centro, via Avenida Menezes Cortes
380 - Candelária - Curicica, via Linha Amarela / Pau Ferro
390 - Candelária - Curicica, via Avenida Menezes Cortes / Guerenguê
552 - Rio Sul - Alvorada, via Niemeyer / Sernambetiba
553 - Rio Sul - Recreio dos Bandeirantes, via Avenida das Américas
554 - Rio Sul - Piabas, via estrada Benvindo de Novaes
600 - Taquara - Sáenz Peña, via Avenida Menezes Cortes
601 - Sáenz Peña - Santa Maria, via Avenida Menezes Cortes
SP601 - Hospital Cardoso Fontes - Santa Maria
607 - Cascadura - Rio Comprido, em pool com a Novacap, Tijuca e Três Amigos
610 - Del Castilho - Tanque, via Linha Amarela
611 - Del Castilho - Camorim, via Linha Amarela / Curicica
613 - Del Castilho - Vargem Grande, via Linha Amarela / Abelardo Bueno
SPA613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela / Abelardo Bueno
614 - Del Castilho - Alvorada, via Linha Amarela
636 - Taquara (Merck) - Sáenz Peña, via Cascadura / Meyer
691 - Meyer - Cidade de Deus, em pool com a Transurb
692 - Meyer - Alvorada, via Suburbana / Linha Amarela
693 - Meyer - Alvorada, em pool com a Transurb
SV692 - Meyer - Alvorada, expresso
817 - Piabas - Vargem Grande, via Alceu de Carvalho
829 - Gardênia Azul - Freguesia, circular
844 - Jardim Oceânico - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via estrada de Jacarepaguá, circular
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Avenida Ayrton Senna, circular
SV863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via estrada de Jacarepaguá.
880 - Rio das Pedras - Terminal Alvorada, via Avenida Ayrton Senna
881 - Taquara - Alvorada
899 - Recreio - Barra de Guaratiba, via túnel da Grota Funda
961 - Rio das Pedras - Recreio
987 - Gardênia Azul - Pechincha
2110 - Castelo - Gardênia Azul, via Avenida Menezes Cortes
2111 - Castelo - Praça Seca via Avenida Menezes Cortes
2112 - Castelo - Taquara via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Avenida Menezes Cortes
2918 - Galeão - Barra da Tijuca, via Linha Amarela, em pool com a Expresso Recreio
Em janeiro de 2025, a linha 881 (Taquara - Alvorada) foi transferida à Transportes Futuro.
No primeiro semestre de 2025, a Redentor assumiu as linhas 338 (Praça Mauá - Taquara) via Linha Amarela e 341 (Praça Mauá - Taquara) via Avenida Menezes Cortes, substituindo a Transportes Barra.
Em junho de 2025, a Transurb assumiu integralmente as linhas 691 e 693.
Frota
1950 6
1952 25 3 linhas
1954 25 2 linhas
1955 30 2 linhas
1967 32 2 linhas
1955 30 2 linhas
1967 32 2 linhas
1968 88
1969 98 6 linhas
1976 250
1981 331
1969 98 6 linhas
1976 250
1981 331
1985 345 26 linhas
1987 285 30 linhas
Prefixos da Frota
86 50, década de 1950
47 500
Linha 601 (Taquara - Sáenz Peña) em 05/11/2021
Carro Neobus New Mega sobre chassi Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec 5
Sedes/Garagens
Estrada Intendente Magalhães, 885, Vila Valqueire, em 1952
Rua Vieira do Nascimento, 79, em Realengo, em 1955
Estrada Intendente Magalhães, 712, Vila Valqueire, em 1956
Estrada do Gabinal, 1395, a partir de 1968
CNPJ: 33.103.862/0001-07
REFERÊNCIAS:
Arrancou os pingentes do bonde. A Noite. Rio de Janeiro. 28 agosto 1950. p.5.
Aviso ao público, Viação Redentor Ltda. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 20 outubro 1950. p.5.
Viação Redentor Ltda. tudo tem feito para bem servir seus passageiros. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 12 setembro 1952. p.5.
800 ônibus parados. O Globo. Rio de Janeiro. 16 março 1954. p.6.
Despedido matou o patrão. Última Hora. Rio de Janeiro. 25 janeiro 1955. p.6.
Aumento das passagens. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 21 maio 1955. p.8.
Nove feridos num desastre de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 fevereiro 1957. p.11.
Cochilava ao volante. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 23 junho 1957. p.1.2
Vendem-se três ônibus Torpedo 312. Jornal do Brasil. 09 fevereiro 1962. Terceiro Caderno. p.7.
Ônibus em velocidade caiu no Rio Maracanã: 11 feridos. O Jornal. Rio de Janeiro. 30 julho 1965. p.9.
Linhas que Estado cassou deixam quase sem transporte moradores de Jacarepaguá. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 janeiro 1967. p.15.
Ônibus Mercedes Benz, Viação Redentor S.A. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 maio 1969. Classificados. p.18.
Ônibus uma vergonha. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1973. p.5.
Redentor Açambarca linha e serve mal em todas elas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 25 março 1977. p.5.
Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 setembro 1981. p.15.
As maiores de cada setor. Transporte Urbano de Passageiros. Transporte Moderno. setembro 1982. p.20.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
Nova direção da Redentor promete melhorar ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 04 junho 1987.
Jacarepaguá agora tem mais ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1990. Jornal de Bairro. p.31.
Barra ganhará microônibus coloridos. O Globo. Rio de Janeiro. 30 junho 1995. p.16.
Jacarezinhos vão ligar Pechincha ao Alvorada. O Globo. Rio de Janeiro. 18 abril 1996. p.10.
Linhas de ônibus em Jacarepaguá terão ajustes para melhoria no atendimento. Prefeitura do Rio de Janeiro. 08 julho 2016.
Lançamento do Ônibus Gostosão Chevrolet. Blog do Durango. 18 outubro 2024.
Página lançada em 18 de junho de 2018.
Página lançada em 18 de junho de 2018.
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Ônibus da Cidade Rio de Janeiro-RJ
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