Leblon


Auto Lotação Machado Ltda.
Auto Lotação Leblon Ltda.

1952 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em julho de 1952 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios José Francisco Machado e Álvaro Ferreira das Costa.

Inicia suas operações numa linha de lotação para o bairro do Leblon.

Em maio de 1953, com a saída do sócio fundador José Francisco Machado e ingresso do sócio Milton Machado Ferreira, a denominação da empresa foi alterada de Auto Lotação Machado Ltda. para Auto Lotação Leblon Ltda.

Em agosto de 1958, a Lotação Leblon explorava a linha de lotação Estrada de Ferro - Leblon, junto com as empresas PaulistaMaracanã e Inca.

Em 26 de agosto de 1958 o ponto final da linha de lotação Estrada de Ferro - Leblon foi transferido da Estrada de Ferro para o Castelo, em função do novo Plano de Transportes, denominado Operação Copacabana, que visava descongestionar o Centro.

A linha de lotação recebe a vista RS-4 (Castelo-Ipanema) via túnel Velho, com o seguinte itinerário: rua Debret (ponto inicial junto o nº 97 da Almirante Barroso), Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Presidente Wilson, Praça Deodoro, Beira Mar, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Passagem, General Polidoro, Real Grandeza, Doutor Sampaio Correa, Túnel Alaor Prata, Rua Henrique Osvaldo, Santa Clara, Barata Ribeiro, Xavier da Silveira, Nossa Senhora de Copacabana, Souza Lima, Bulhões de Carvalho, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Teixeira de Melo, Barão da Torre, Joana Angélica, com ponto final na Praça Nossa Senhora da Paz.


Lotação da linha Castelo - Ipanema, via Túnel Velho, na rua Siqueira Campos em 1960
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em novembro de 1961, a empresa foi transformada em sociedade anônima.

No início de 1964, entre as 11 empresas de lotações, que operavam na Zona Sul, apenas a Auto Lotações Leblon, que operava a linha Castelo – Ipanema, substituiu sua frota de 13 lotações por ônibus, conforme determinação do governo do estado da Guanabara. A nova linha de ônibus recebeu a numeração 154 (Castelo – Ipanema). 


Ponto final da linha 154 (Castelo-Ipanema) na rua México em março de 1964
quando entraram em operação os primeiros ônibus da empresa
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Diário Carioca, 03/03/1964
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Ponto final da Linha 154 (Castelo-Ipanema) na Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Correio da Manhã, 31/12/1964


Foto - Linha 154 (Castelo-Leblon) em setembro de 1964

Entre 1965 e 1966 a linha 154 (Castelo-Ipanema) transportava mensalmente cerca de 22 mil passageiros.

 
Linha 154 (Castelo - Ipanema) por volta de 1967



Em novembro de 1967, a Leblon assume a linha 119 (Castelo-Leblon) substituindo a Viação Forte, que operava a linha desde 1964. 


O Globo, 23/08/1968


Em 1968 a Leblon adquire 21 novos ônibus, sendo 9 para complementar a frota da linha 119 (Castelo–Leblon) e 12 para substituir os carros mais antigos, de carroceria Metropolitana, da Linha 154 (Castelo – Ipanema) fabricados entre 1958 e 1961. 


Linha 119 (Castelo - Copacabana) na Avenida Pasteur em 1968, junto às obras de construção do Viaduto Pedro Álvares Cabral. Modelo Caio Jaraguá



No início da década de 1970, a Leblon assumiu a linha 184 (Estrada de Ferro-Laranjeiras), substituindo a EMO.


Viaduto Pedro Álvares Cabral por volta de 1973


Em junho de 1972, as linhas 119 e 154 foram transformadas em circulares, deixando de passar pela rua México, passando a seguir pela 
Avenida Graça Aranha.

Linhas e frota determinada em 1973

119 - Castelo - Copacabana, 30 carros
154 - Castelo - Ipanema, 30 carros
184 - Estrada de Ferro - Laranjeiras, 31 carros

Em primeiro de agosto de 1974, a Leblon inaugura a linha intermunicipal São Cristóvão - Barreto, via Ponte Rio - Niterói, com  tarifa de Cr$ 1,45. 

No mesmo mês, inaugura sua segunda linha intermunicipal, a Vila Isabel - Santa Rosa, com tarifa de Cr$ 1,75. 

As duas linhas intermunicipais eram consideradas as mais rentáveis da travessia pela Ponte. A Leblon, com frota de 28 carros, era a única a contar com ônibus monoblocos, considerados mais seguros, por serem mais pesados, podendo resistir a ventos de até 85 km/h.


Novos Nimbus adquiridos em 1974

Linha 119 (Praça 15 - Copacabana) na Avenida Rio Branco em 1976


No segundo semestre de 1977, a Leblon transfere para a Viação ABC as linhas intermunicipais Vila Isabel - Santa Rosa  e São Cristóvão - Barreto.

Linhas em novembro de 1978

119 - Castelo - Copacabana
154 - Castelo - Ipanema
184 - Estrada de Ferro - Laranjeiras
405 - Sáenz Peña - Largo do Machado

Em 1978, após o fim da Empresa Municipal de Ônibus (EMO), do mesmo grupo empresarial, a Leblon assume as linhas 405 (Sáenz Peña - Praça São Salvador) e 184 (Estrada de Ferro - Laranjeiras).

Em novembro de 1978, a Leblon recebe o primeiro novo ônibus Scania BR-116 com motor traseiro e carroceira San Remo Marcopolo, de uma encomenda de 15 unidades

Entram em operação na linha 119 (Copacabana – Praça 15). Em função da beleza e conforto foram grande sucesso de público, aumentando consideravelmente a demanda da linha.


Ônibus Scania com carroceria Marcopolo San Remo, entregues entre 1978 e 1979. Contavam com portas mais largas, permitindo o embarque simultâneo de dois passageiros, direção hidráulica e ar-condicionado na cabine isolada do motorista

Linha 119 (Praça 15 - Copacabana) na Avenida Rio Branco em 1980
com nova pintura para painéis publicitários


A Leblon encerrou suas operações em 1981, quando explorava as linhas 119, 154 e 184, contando com 300 funcionários. Seu acervo foi adquirido pela Transportes São Silvestre que assumiu a operação das linhas.

Prefixo da Frota: 54 000

Garagens 

1ª - Avenida Londres, 388, Bonsucesso 

 - Rua 24 de fevereiro, 45, Bonsucesso. Em abril de 2019 ocupada pela Costa Verde Transportes.


REFERÊNCIAS:

Auto Lotação Machado Ltda. Diário Oficial da União. 22 fevereiro 1954. Seção 1. p.35.

A partir de terça-feira 354 lotações no Castelo: eis Operação Copacabana. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 agosto 1958. Segundo Caderno. p.7.

Auto Lotação Leblon Ltda. Alteração do Contrato Social da firma. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 10 janeiro 1962. Parte I. p.605.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Auto Lotação Leblon S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 18 abril 1969. p.14.

Retirada dos ônibus irritou passageiros. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 27 junho 1972. p.2.

Rio já tem ônibus pra Niterói. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 agosto 1974. p.12.

Ônibus mostram vantagem da Ponte. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 agosto 1974. p.3.

Ônibus intermunicipais podem não resistir a  vento forte na Ponte. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 agosto 1974. p.12.

Lance Livre. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 02 novembro 1978. p,6.

Delegacia do Trabalho recebe funcionários. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 maio 1981. p.15.

Página lançada em 18 de maio de 2018.