Viação São Camilo S.A.
1962 – 1964
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do governo do estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 15 de março de 1962, com frota inicial de 11 lotações, cada um com capacidade para 20 passageiros.
O capital social da empresa, de 22 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 11 lotações usados, cada um avaliado em 2 milhões de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Trica Carmine
Placa 5-53-81, marca Mercedes Benz,
motor nº 312 915 0908 209
Nº de Ordem: 116
Luiz Soares
Placa 4-12-19, marca Mercedes Benz,
motor nº 312 915 7500 943
Nº de Ordem: 121
Jozsef Szabados
Placa 5-06-12, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 321 919 0304 700
Nº de Ordem: 327
Psqualino Trica
Placa 5-32-75, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 312 915 0300 404
Nº de Ordem: 882
Amélio Marques Lopes
Placa 5-29-32, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 312 915 0300 144
Nº de Ordem: 882
José Ferreira Coelho
Placa 5-65-03, marca Mercedes Benz,
motor nº 312 915 6500 51
Nº de Ordem: 882
José da Silva Lopes
Placa 4-04-12, marca Mercedes Benz,
motor nº 312 915 5450 771
Nº de Ordem: 898
Trotta Luigi
Placa 5-55-78, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 321 919 A 0500 182
Nº de Ordem: 1425
Giuseppe Trica
Placa 5-25-13, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 321 919 0406 08
Nº de Ordem: 1545
Almir Vieira Cortez
Placa 5-74-82, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 312 915 0207 702
Nº de Ordem: 1562
Attila Oslo Ribeiro Leite
Placa 5-46-20, marca Mercedes Benz,
motor nº OM 312 915 0208 805
Nº de Ordem: 2289
Em setembro de 1963, explorava a linha de lotação Usina – Carioca, via Haddock Lobo.
Em agosto de 1964, por determinação do governo do estado, sua frota de lotações foi transferida da linha 217 (Usina - Carioca) para a linha 275 (Praça 15 - Maria da Graça).
A empresa foi encerrou suas operações no segundo semestre de 1964, por não atender a determinação do governo do estado de substituir sua frota de lotações por ônibus. A linha 275 passou a ser explorada pela Viação São Jorge com frota de ônibus.
REFERÊNCIA:
Viação São Camilo Sociedade Anônima. Ata da Assembleia Geral de Constituição Definitiva. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 16 abril 1962. Parte I. p.9236.
Prisões paralisam coletivos na Usina. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 setembro 1963. p.6.
Permanecem ainda lotações do Lins e Todos os Santos. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 14 agosto 1964. p.9.
Página lançada em 8 de abril de 2018.