Vilarealense

Emprêsa de Transportes Vilarealense Ltda.
1956 - 1962

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em novembro de 1956 na cidade do Rio de Janeiro, pelos portugueses Levi Eduardo do Amaral Lito e Antônio Ferreira. 

Inicia suas operações em janeiro de 1957, com 30 carros, inaugurando duas linhas de lotação:

116 - Palácio Guanabara – Leblon, via Copacabana 
117 - Palácio Guanabara – Leblon, via Jockey Club

Ambas com ponto final em Laranjeiras na rua Coelho Neto.

Em agosto de 1957, a empresa foi transformada em sociedade anônima, recebendo mais 22 sócios.


Jornal do Commercio, 24/08/1957


Em 1958, seguindo novo Plano de Transportes, denominado Operação Copacabana, as linhas de lotação 116 (Palácio Guanabara – Leblon) via Copacabana  e 117 (Palácio Guanabara – Leblon) via Jockey Club, foram renumeradas, ganhando, respectivamente, as vistas CS-15 (São Salvador - Leblon) via Jockey e CS-16 (São Salvador - Leblon) via Copacabana. CS indicando que a linha era circular sul. 

A empresa encerrou suas operações em março de 1962, com 25 carros, ao ter sua licença cassada pelo Departamento de Concessões, quando explorava as linhas de lotação C-15 (São Salvador - Leblon) via Jockey  e C-16 (São Salvador - Leblon) via Copacabana, assumidas temporariamente pela Lotações Estrêla e em seguida pela Viação Palácio.

Prefixos da Frota

51 50
57 00

Garagens 

1ª - Estrada Vicente de Carvalho, 1.468, Vila da Penha. Ocupado em 2021 pelo posto de gasolina Ale.

2ª - Rua Barão do Bom Retiro, Engenho Novo.


REFERÊNCIAS:

Emprêsa de Transportes Vilarealense Sociedade Anônima. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 24 agosto 1957. Segundo Caderno. p.4.

Novas linhas de ônibus ou lotações só através de concorrência pública. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 setembro 1958. p.13.

Cassação de licença. O Jornal. Rio de Janeiro. 18 março 1962. p.11.

Página lançada em 17 de abril de 2018










Comentários