Grajahú

Viação Grajahú 
1933 - 1940

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1933 na cidade do Rio de Janeiro pela firma João Ferreira & Martins, composta pelos sócios João Ferreira e Luís Martins.

Em 22 de agosto de 1933, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Grajahú - Palácio Monroe, via Almirante Cochrane, com o seguinte itinerário: Rua Grajahú, a partir da esquina da rua Canavieiras, Praça Edmundo Rego, Maquiné, Canavieiras, Professor Valadares, Barão de Bom Retiro, Barão de Mesquita, Santa Sofia, Pareto, Almirante Cochrane, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. Com passagem direta de 1$000 e 4 secções tarifárias:

1ª - Grajahú - Rua Uruguay, 200 réis
2ª - Rua Uruguay - Rua Affonso Penna, 200 réis
3ª - Rua Affonso Penna - Palácio Monroe, 600 réis
4ª - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Concorrente da Viação Estrella do Norte, que explorava a linha Grajahú - Palácio Monroe via Morais e Silva.


Diário de Notícias, 09/03/1934, p.1, segunda secção

Diário de Notícias, 09/03/1934, p.1, segunda secção

Diário da Noite, 24/06/1935, p.3.


Em 23 de setembro de 1935, adquire da Viação Estrella do Norte da linha Grajahú - Palácio Monroe, via Barão de Mesquita, pela quantia de 260:000$000 (trezentos  sessenta contos de réis) com o seguinte itinerário: Rua Grajahú, a partir da esquina da rua Canavieiras, Caravelas, Praça Edmundo Rego, Maquiné, Canavieiras, Professor Valadares, Barão de Bom Retiro, Barão de Mesquita, São Francisco Xavier, Morais e Silva, Ibituruna, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. Com passagem direta de 1$000 e 4 secções tarifárias:

1ª - Grajahú - Rua Uruguay, 200 réis
2ª - Rua Uruguay - Praça General Portinho, 200 réis
3ª - Praça General Portinho - Palácio Monroe, 600 réis
4ª - Camerino - Monroe, 200 réis

Grajaú - Palácio Monroe, via Almirante Cochrane, com o seguinte itinerário: Rua Grajahú, a partir da esquina da rua Canavieiras, Praça Edmundo Rego, Maquiné, Canavieiras, Professor Valadares, Barão de Bom Retiro, Barão de Mesquita, Santa Sofia, Pareto, Almirante Cochrane, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. Com passagem direta de 1$000 e 4 secções tarifárias:

1ª - Grajahú - Rua Uruguay, 200 réis
2ª - Rua Uruguay - Rua Affonso Penna, 200 réis
3ª - Rua Affonso Penna - Palácio Monroe, 600 réis
4ª - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em outubro de 1937, seguindo novo Plano de Transportes, as duas linhas da empresa são numeradas, ganhando as vistas 21 (Monroe - Grajahú) via Almirante Cochrane e 22 (Monroe - Grajahú) via Morais e Silva.

Em janeiro de 1938, a Prefeitura cria as linhas auxiliares 81 (Grajahú-Largo de Santa Rita) via Almirante Cochrane  e 82 (Grajahú-Largo de Santa Rita) via Morais e Silva, visando desafogar a Avenida Rio Branco.

Em 1939, a empresa contava com 32 ônibus, transportando 3.898.037 passageiros em 1938.

Linhas em 1939

21 - Monroe - Grajahú, via Almirante Cochrane 
22 - Monroe - Grajahú, via Morais e Silva
81 - Grajahú - Largo de Santa Rita, via Almirante Cochrane  
82 - Grajahú - Largo de Santa Rita, via Morais e Silva

A Viação Grajahú foi extinta em 1940 ao ser incorporada à Viação Cruz de Malta, de propriedade de José Joaquim de Brito.


REFERÊNCIAS:

Como se zomba dos moradores do bairro do Grajahú. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 09 março 1934. Segunda secção. p.1. 

Estrella do Norte versus Grajahú. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 03 abril 1934. Segunda secção. p.1.

As pistas do Andarahy transformadas em pista de corridas. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 janeiro 1935. p.16

Termo de Transferência de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 outubro 1935. p.18.

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