Penha


Viação Penha Ltda.
1937 - 1941

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 17 de julho de 1937 na cidade do Rio de Janeiro pelos seguintes sócios:

Edmundo Chaves Monteiro 
José Ribeiro Marques
Manoel Ribeiro Marques
Fortunato José de Macedo 
Armando Chaves Monteiro
Manoel Requena
Antonio Cordon
José Maria Santiago
Dionel Vieira de Souza
Edmundo Chaves Monteiro Filho

Com capital de 1.330:000$000 

Em 26 de novembro de 1937, a Viação Penha solicita à prefeitura a incorporação de todo o material rodante das empresas Viação Progresso, Guanabara e Selecta composto de 44 ônibus.

Em 20 de dezembro de 1937, a Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, autoriza a unificação e transferência das empresas Viação Selecta, Viação Guanabara e Viação Progresso para a firma Viação Penha Ltda.

A Viação Penha inicia suas operações com as seguintes linhas:

36 (Monroe - Penha), via rua Bella de São João. Itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Praça Marechal Deodoro (Campo de São Cristóvão), Bella de São João, Alegria, Largo de Benfica, Suburbana, Estrada Rio-Petrópolis (atual Leopoldo Bulhões), Uranos, Ibiapina até a Estação da Penha. Com sete secções tarifárias:

1ª - Monroe - Camerino, 200 réis
2ª - Monroe - Barão de Mauá, 400 réis
3ª - Barão de Mauá - Intendência de Guerra, 200 réis
4ª - Intendência de Guerra - Largo de Benfica, 200 réis
5ª - Largo de Benfica - Estação Bonsucesso, 200 réis
6ª - Estação Bonsucesso - Estação Ramos, 200 réis
7ª - Estação Ramos - Estação Penha, 200 réis

37 (Monroe - Penha), via São Luiz Gonzaga Itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Praça Marechal Deodoro (Campo de São Cristóvão), São Luiz Gonzaga, Largo do Pedregulho, Avenida Washington Luís, Uranos, Democráticos, Ibiapina até a Estação da Penha. Com sete secções tarifárias:

1ª - Monroe - Camerino, 200 réis
2ª - Monroe - Barão de Mauá, 400 réis
3ª - Barão de Mauá - Largo da Cancella, 200 réis
4ª - Largo da Cancella - Largo de Benfica, 200 réis
5ª - Largo de Benfica - Estação Bonsucesso, 200 réis
6ª - Estação Bonsucesso - Estação Ramos, 200 réis
7ª - Estação Ramos - Estação Penha, 200 réis

38 (Monroe - Praça do Carmo). Itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Praça Marechal Deodoro (Campo de São Cristóvão), São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Democráticos, Uranos, Ibiapina, Estrada Braz de Pinna, rua Plínio de Oliveira, Estrada Rio-Petrópolis, Estrada Braz de Pina até a Praça do Carmo.  Com oito secções tarifárias:

1ª - Monroe - Camerino, 200 réis
2ª - Monroe - Barão de Mauá, 400 réis
3ª - Barão de Mauá - Largo da Cancella, 200 réis
4ª - Largo da Cancella - Largo de Benfica, 200 réis
5ª - Largo de Benfica - Estação Bonsucesso, 200 réis
6ª - Estação Bonsucesso - Estação Ramos, 200 réis
7ª - Estação Ramos - Estação Penha, 200 réis
8ª - Estação Penha - Praça do Carmo, 200 réis

Em fevereiro de 1938, o sócio Dionel Vieira de Souza se retira da sociedade e recebe a importância de 80:000$000 


Diário de Notícias, 21/07/1938
Amplia


Linhas em 1938

36 - Monroe - Penha, via rua Bella
37 - Monroe - Penha, via Largo da Cancella
38 - Monroe - Praça do Carmo
96 - Arsenal da Marinha - Penha, auxiliar da linha 36
97 - Arsenal da Marinha - Penha, auxiliar da linha 37
98 - Arsenal da Marinha - Praça do Carmo, auxiliar da linha 38


Diário da Noite, 02/05/1938


Em março de 1939, a empresa foi adquirida pela Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro, proprietária da Viação Estrella do Norte, sua concorrente.

Linhas incorporadas à Viação Estrella do Norte

36 - Monroe - Penha, via rua Bella
37 - Monroe - Penha, via Largo da Cancella
38 - Monroe - Praça do Carmo
96 - Arsenal da Marinha - Penha, via rua Bella
97 - Arsenal da Marinha - Penha, via Largo da Cancella
98 - Arsenal da Marinha - Praça do Carmo

Garagem: rua Antônio Rego, 143, Olaria


REFERÊNCIAS:

Contractos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 setembro 1937. p.13.

Termo de Transferência e Unificação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1937. p.21.

Despachos do Sr. Diretor de Receita. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 dezembro 1937. p.17.

Alterações de Contrato. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 fevereiro 1938. p.21.

Termo de Incorporação, Transferência e Prorrogação de Autorização. Diário Oficial da União. 29 junho 1939. Seção 2. p.4.