Rio de Janeiro

Rio de Janeiro Auto Omnibus Limitada
1927 - 1935

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em março de 1927 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios José Moreira da Silva Santos e Luiz Marinho, sendo dirigida por Luiz Freitas, ex-empregado da Empresa Nacional de Auto Viação.  

Em 11 de junho de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar a linha Palácio Monroe - Praça 7 de Março (atual Praça Barão de Drummond), com o seguinte itinerário, concorrendo diretamente com as linhas da Empreza Nacional Auto Viação: Praça 7 de Março, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada da Ferro, Quartel General, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha 2 secções tarifárias:

1ª - Praça 7 de Março - Rua Affonso Penna, 400 réis
2ª - Affonso Penna - Palácio Monroe, 600 réis

A frota da empresa era composta por ônibus da marca White com 9,80 metros de comprimento e 2,20 metros de largura, importados dos Estados Unidos, pintados de amarelo claro, com uma faixa verde onde se lia em letras de ouro Rio de Janeiro Auto-Omnibus Limitada.

Em maio de 1932, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Meyer – Palácio Monroe, via  Jacaré, com o seguinte itinerário: Estação Meyer, Archias Cordeiro, Souza Barros, Dois de Maio, Lino Teixeira, Conselheiro Mayrink, Doutor Garnier, Anna Nery, São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Francisco Bicalho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta),  Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco té o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 1$200 réis e 3 secções tarifárias:

1ª - Estação Meyer - Jockey Club (Triagem), 400 réis
2ª - Jockey Club (Triagem) - Largo da Cancella, 200 réis
3ª - Largo da Cancella - Palácio Monroe, 600 réis

A linha, com 10 carros,  era operada com intervalos de 20 minutos.

Em 13 de dezembro de 1932, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Estação Circular da Penha - Palácio Monroe, com o seguinte itinerário:  Bento Cardoso ( a partir da esquina da rua Lobo Junior), Plínio de Oliveira, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Suburbana, Largo de Benfica, São Luiz Gonzaga, Praça Marechal Deodoro (Campo), Figueira de Mello, Dom Pedro II, Francisco Bicalho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. Com 8 secções tarifárias:

1ª - Estação Circular da Penha - Estação Ramos, 300 réis
2ª - Estação Penha - Estação Ramos, 200 réis
3ª - Estação Ramos - Palácio Monroe, 1$000 réis     
4ª - Estação Ramos - Estação Bonsucesso, 200 réis    
5ª - Estação Bonsucesso - Largo de Benfica, 200 réis    
6ª - Largo de Benfica - Largo da Cancella, 200 réis    
7ª - Largo da Cancella - Camerino, 400 réis    
8ª - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em 14 de dezembro de 1932, a autorização de funcionamento da empresa foi transferida dos proprietários  Alexandre Ferreira, Francisco Corrêa e Antonio dos Santos Moraes para a firma Ferreira, Moraes & Cia. Ltda. composta pelos sócios Antonio dos Santos Moraes, Alexandre Ferreira, Francisco Corrêa e Manoel Ferreira.

Em 31 de maio de 1933, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Conselho Municipal - Estação de Braz de Pinna com o seguinte itinerário:  Praça Floriano, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República, Estrada de Ferro, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Praça Onze de Junho, Mangue, Estação Barão de Mauá, Francisco Eugênio, Coronel Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Bemfica, Democráticos, Uranos, Braz de Pinna até o ponto final na estação de Braz de Pinna. A linha tinha 5  secções tarifárias:

1ª - Conselho Municipal - Largo da Cancella, 600 réis
2ª - Largo da Cancella - Largo de Bemfica, 200 réis
3ª - Largo de Bemfica - Estação Bomsucesso, 200 réis
4ª - Estação Bomsucesso - Estação Ramos, 200 réis
5ª - Estação Ramos - Estação Penha, 200 réis
6ª - Estação Penha - Estação Braz de Pinna, 200 réis

Sede/Garagem: rua Lino Teixeira, 95, Jacaré


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 junho 1927. p.20.

Serviço de Auto-Omnibus. O Paiz. Rio de Janeiro. 05 junho 1929. p.9.

Termo de Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1932. p.22.

Termo de Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 dezembro 1932. p.22.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 dezembro 1932. p.22.

Termo de Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 junho 1933. p.21.

Página lançada em 4 de maio de 2018