Matias


Rodoviária A. Matias Ltda.
Desde 1955

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1955 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios David Sidônio Matias de Souza Neves e José Alves das Neves.

Inicia suas operações em 22 de setembro de 1955, com frota de micro-ônibus, na linha 87 (Meyer – Praça da Bandeira) via Praça Sáenz Peña. 

Em pouco tempo a linha foi prolongada até o Engenho de Dentro, passando a contar com o seguinte itinerário: Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Pinto de Figueiredo, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz e Adolfo Bergamini até a estação de Engenho de Dentro.

Em 1959, a linha de ônibus 87 (Engenho de Dentro-Praça da Bandeira) foi renumerada, ganhando a vista S-87 (Engenho de Dentro-Praça da Bandeira).


Micro ônibus da linha 87 (Engenho de Dentro - Praça da Bandeira) 
na rua 24 de maio em novembro de 1959 no Engenho Novo
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha S-87 na rua Barão de Mesquita na altura da rua Ferreira Pontes
Andarahy, maio de 1962
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha S-87 foi renumerada recebendo a vista 606 (Engenho de Dentro – Praça da Bandeira).  



Fichas


Em 1968, com o fim das empresas Rialta e Estrela de Ouro, a Matias assume as linhas: 

234 - Mauá – Encantado. Itinerário: Praça Mauá, Acre, Uruguaiana, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Mata Machado, Avenida Paula Sousa, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz e Adolfo Bergamini. Volta: Adolfo Bergamini, Borja Reis, Dias da Cruz, Avenida Central do Brasil, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Praça Malvino Reis, Gurupi, Borda do Mato, Barão de Mesquita, Avenida Paula Sousa, Avenida Maracanã, Oswaldo Aranha, Teixeira Soares, Praça da Bandeira, Presidente Vargas, Visconde de Itaboraí, Visconde de inhaúma, Primeiro de Março, Conselheiro Saraiva, São Bento, Rio Branco e Praça Mauá.

667 - Méier - Cascadura. Itinerário: rua Constança Barbosa, Silva Rabelo, Grauben Barbosa, Ana Barbosa, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco e Avenida Ernani Cardoso.










Em 28 de março de 1971, a Matias suprime a linha 234 (Mauá - Encantado), substituída pela linha 635 (Piedade-Praça Sáenz Peña). Em função de inúmeras reclamações, em pouco tempo a linha 234 foi reativada e a 635 extinta.


Divulgação Matias em 1972
Foto Coleção Edegard Rios


Linhas e frota determinada em 1973

234 - Mauá - Piedade, 10 carros
606 - Praça da Bandeira - Engenho de Dentro, 40 carros
667 - Meyer - Cascadura, 20 carros

Em 1973, a Matias assume a linha 178 (Harmonia - Gávea) até então explorada pela Transportes Guanabarina, sendo repassada no ano seguinte à Real Auto Ônibus

Em compensação a Matias assumiu a linha 232 (Praça 15 - Lins), da Viação Tijuca, que por sua vez recebeu a linha 226 da Real Auto Ônibus.

Em 1974, a Matias inaugura a linha 607 (Estácio-Cascadura), substituindo parcialmente a linha 258 (Lapa-Cascadura) da Viação Redentor. Em 1980, segundo o Guia Rex, a linha tinha o seguinte itinerário: Largo do Estácio, Joaquim Palhares, João Paulo I, Barão de Ubá, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Almirante Cochrane, Santo Afonso, Antônio Basílio, Pinto Figueiredo, Barão de Mesquita, Uruguai, Maxwell, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, Alexandre Calaza, Visconde Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro, Elias da Silva e Nerval de Gouveia.

No mesmo ano, inaugura a linha 235 (Meyer-Lapa), parcial da linha 258 (Lapa-Cascadura) recém suprimida pela Viação Redentor, sendo extinta entre 1977 e 1978.

Ainda em 1974 a Matias venceu a concorrência da Área Seletiva nº 5, referente a região do bairro de Todos os Santos, para exploração de linhas especiais com ar-condicionado. Em abril de 1975 inaugurou a linha 2051 (Castelo - Engenho de Dentrocom seguinte itinerário: Terminal Menezes Cortes, Avenida Graça Aranha, Avenida Almirante Barroso, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Avenida Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Avenida Oswaldo Aranha, Avenida Maracanã, rua Professor Eurico Rabelo, rua Turfe Clube, rua São Francisco Xavier, rua Vinte e Quatro de Maio, rua Dias da Cruz, rua Adolfo Bergamini, Avenida Amaro Cavalcanti, rua Dois de Fevereiro, rua Pernambuco e Praça Rio Grande do Norte. Volta: Praça Rio Grande do Norte, rua Doutor Leal, rua Daniel Carneiro, rua Doutor Bulhões, rua Borja Reis, rua Dias da Cruz, rua Hermengarda, rua Maria Antônia, rua General Belegard, Avenida Marechal Rondon, rua São Francisco Xavier, Avenida Maracanã, Avenida Oswaldo Aranha, rua Teixeira Soares, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguay, rua Evaristo da Veiga, rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos e Terminal Menezes Cortes. No mesmo ano a Matias inaugurou sua segunda linha de frescão, a 2052 (Castelo - Água Santa).



Nova pintura adotada em 1975, apelidada pela população de Doriana



Em 4 de julho de 1976, a Matias suprime a linha 234 (Mauá - Piedade), prejudicando principalmente os moradores dos bairros do Grajaú e Andaraí.

No mesmo ano a Matias restabeleceu a linha 605 (Piedade-Maracanã), extinta pela Glória em 1972.

Linhas em novembro de 1978

232 - Praça 15 - Lins
605 - Piedade - Maracanã
606 - Rodoviária - Engenho de Dentro
607 - Cascadura - Estácio
667 - Meyer - Cascadura
2051 - Castelo - Engenho de Dentro

Em 16 de fevereiro de 1979, a Matias assume em caráter emergencial a linha 442 (Lins – Urca), até então explorada pela Viação Méier, cuja licença foi cassada pelo Departamento Geral de Transportes Concedidos (DGTC) por operar com frota insuficiente.

No mesmo ano inaugura a linha 604 (Lins-Engenho Novo) com o seguinte itinerário: rua 24 de Maio, Dias da Cruz, Amaragi, Bueno de Paiva, Intendente Cunha Menezes, Dias da Cruz, Pedro de Carvalho, Lins de Vasconcelos, Vilela Tavares, César Hama, Heráclito Graça, Lins de Vasconcellos, Vilela Tavares e rua Aquidabã. A linha foi extinta em 1988.

Em 1982, suprime a linha de frescão 2051 (Castelo - Engenho de Dentro). No ano seguinte, por falta de passageiros, desativa sua última linha de frescão, a 2091 (Castelo - Piedade), antiga 2052 (Castelo-Água Santa).


Linha 606 (Rodoviária - Engenho de Dentro) em julho de 1982


Em 1982, assume duas linhas até então exploradas pela Santa Maria:

249 - Água Santa – Tiradentes 
603 -  Água Santa - Maracanã

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 113 convencionais e 10 especiais
Linhas: 5 convencionais e 1 especial
Passageiros/mês: 2.409.933 convencionais e 38.611 especiais


Linhas da Matias em setembro de 1984
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Em 1987, a Matias inaugura a linha 603 (Rodoviária - Boca do Mato), com carros transferidos da linha 442, concorrendo com a linha 230 (Rodoviária - Boca do Mato) da CTC.  

Enquanto a linha 606 circulava intervalos de 2 minutos, a linha 442, com intervalos de 60 minutos, era alvo de reclamações da população.

Em fevereiro de 1989, a Matias, alegando prejuízos após a criação da variante da linha 232 via Boca do Mato, suprime a linha 442 (Lins-Urca), operada com intervalos de 40 minutos.

Em compensação, para os banhistas, foi criada um linha experimental, sem número, entre o Lins o Leme, funcionando apenas nos finais de semana.

Em dezembro de 1990, inaugura a linha especial 1051 (Castelo - Engenho de Dentro).

O Globo, 05/12/1990, Jornal de Bairro, p.3


Linhas e passageiros transportados em 1992

232 - Praça 15 - Lins,  8.070.285 passageiros
249 - Água Santa - Carioca, 8.163.182 passageiros
605 - Lins – Rodoviária, 1.793.312 passageiros
606 - Rodoviária - Engenho de Dentro, 13.107.741 passageiros
1051 - Castelo - Engenho de Dentro, 601.097 passageiros

Em 1993, inaugura a linha especial 1052 (Castelo-Água Santa) via rua 24 de Maio.

Linha 1051 (Castelo-Engenho de Dentro) em outubro de 2004



Linhas em 2011

232 - Lins - Praça 15, via rua Aquidabã
SE232 - Lins - Leme
SPA232 - Engenho Novo - Praça 15
SPB232 - Lins - Praça 15
SV232 - Lins - Praça 15
249 - Água Santa - Carioca, circular
SV249 - Água Santa - Carioca, circular, via Presidente Castelo Branco
606 - Engenho de Dentro - Rodoviária
SV606 - Engenho de Dentro - Rodoviária, via Boca do Mato
2251 - Castelo - Engenho de Dentro, antiga 1251

Linhas em 2014

232 - Lins - Praça 15, via  rua Aquidabã
232 SE - Lins - Leme
232 SPA - Engenho Novo - Praça 15
232 SPB - Lins - Praça 15
232 SV - Lins - Praça 15
249 - Água Santa – Carioca, circular
249 SV - Água Santa – Carioca, via Presidente Castelo Branco, circular
606 - Engenho de Dentro - Rodoviária
606 SV - Engenho de Dentro – Rodoviária, via Boca do Mato
2251 - Engenho de Dentro – Castelo, Expresso

Em setembro de 2016, a Matias foi a primeira empresa de ônibus municipal a climatizar toda sua frota. Depois de quase três anos do Decreto que determinava que todas as frotas deveriam ser climatizadas até o final de 2016.

Em outubro de 2018, é apresentado o novo layout da frota, em função do fim da padronização da frota municipal em vigor desde a licitação de 2010.

Em março de 2019, a Matias recebe 23 novos ônibus, completando o lote de 75 ônibus entregues a partir de dezembro de 2018.

Em 16 de outubro de 2020, foi suspensa a operação da linha especial com ar-condicionado 2251 (Castelo - Engenho de Dentro), por falta de passageiros, em função do estado de emergência da pandemia do novo coronavírus, que restringiu a circulação da população.

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

232 - Lins - Castelo
249 - Água Santa - Carioca
606 - Engenho de Dentro - Rodoviária
606 SV - Engenho de Dentro - Rodoviária, via Boca do Mato

Prefixos da Frota

93 00, década de 1950
25 500
B 25 500, a partir de 2010


Novo layout apresentado em 2018


Garagem: rua Doutor Bulhões, 766, Engenho de Dentro

CNPJ: 33.263.906/0001-58



REFERÊNCIAS:

Colisão de veículos com 14 pessoas feridas. A Noite. Rio de Janeiro. 18 novembro 1957. p.4.

Rodoviária A.Matias Ltda. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 24 julho 1957. Segundo Caderno. p.8.

Grande Rio. Dados Gerais das Linhas por Tipo. Sistema Integrado de Transportes. Relatório Final. 1985. Jaime Lerner Planejamento Urbano. p.20.

Lance-livre. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 23 setembro 1987. p.6.

442 deixa de circular e gera reclamações. O Globo. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1989. Jornal de Bairro. p.10.

Queixas do povo. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 29 outubro 1990. Cidade. p.1.

Use o ônibus Expresso Matias e vá ao trabalho tranquilo.  O Globo. Rio de Janeiro. 05 dezembro 1990. Jornais de Bairro. p.3.

Página lançada em 4 de novembro de 2018.