Viação Méier S.A.
1962 - 1979
Histórico
Empresa de transporte coletivo municipal formada em 1962, atendendo às determinações do governo do estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
Inicia suas operações na linha de lotação Mauá - Méier, via Jacaré, até então operada por 21 lotações de motoristas individuais.
Foto Arquivo Nacional
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de lotação Mauá - Méier recebe a vista 272 (Mauá - Méier) e tem sua frota de lotações substituída paulatinamente por ônibus.
A linha 272 tinha o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Avenida Maracanã, Ponte Glaziou, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, Praça Guilherme Guinle, Senador Bernardo Monteiro, Prefeito Olímpio de Mello, Praça Natividade Saldanha, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Conselheiro Mayrink, Lino Teixeira, Largo do Jacaré, 2 de Maio, Sousa Barros, Praça Engenho Novo, Arquias Cordeiro, Carolina Méier, Lucídio Lago, Praça Canadá e rua Rio Grande do Sul.
Linha 272 (Mauá - Meyer) em 1966. Carro Cermava modelo 1964, sobre chassi Mercedes Benz do Brasil (MBB) LP-321. Foto Augusto Antonio dos Santos
Em 1968, assume a operação da linha 442 (Lins - Urca), ao se fundir com a ETAL.
Em setembro de 1970, recebe os primeiros monoblocos Mercedes Benz O-352 de uma encomenda de 40 unidades, logo apelidados de canarinhos.
O Globo, 04/09/1970
Monobloco Mercedes Benz O-352 adquirido em 1970
Em 22 de maio 1972, inaugura a linha 663 (Méier - Triagem) circular, parcial da linha 272 (Méier - Mauá), dentro de novo Plano de Transportes que visava diminuir o número de ônibus no Centro.
Linhas e frota determinada em 1973
272 - Mauá-Meyer, 20 carros
442 - Lins - Urca, 40 carros
663 - Meyer - Triagem, 7 carros
Em 26 de abril de 1976, inaugura a linha 443 (Lins - Urca), junto com a linha 473 (Triagem - Leme) da Transportes Braso Lisboa, pioneiras no Túnel Rebouças.
Por volta de 1977, o itinerário da linha 443 (Lins - Urca) foi alterado, deixando de passar pelo Túnel Rebouças para seguir pelo Túnel Santa Bárbara. Em outubro de 1978 a linha, considerada deficitária, era operada com apenas 1 carro em vez dos 26 determinados pela prefeitura. Os carros rodavam vazios pois a população considerava a linha extinta. Transportava 200 passageiros por dia.
Na mesma época foi extinta a linha 272 (Mauá - Meyer).
Linhas em novembro de 1978
442 - Lins - Urca
443 - Lins - Urca, via Túnel Santa Bárbara
663 - Meyer - Triagem
A Viação Méier foi extinta em 1979, ao ter sua licença cassada pelo Departamento Geral de Transportes Concedidos (DGTC) por irregularidades administrativas, entre elas a de operar com frota insuficiente.
A linha 442 (Lins - Urca), que transportava diariamente 4.200 passageiros com número reduzido de carros foi transferida à Matias em 14 de fevereiro de 1979. A linha 443 (Lins - Urca), via Túnel Santa Bárbara, que circulava com apenas uma carro, foi extinta. A 663 (Meyer - Triagem) foi transferida para a Viação Ideal.
Prefixos da Frota
72 00, lotações
79 500, ônibus
Sedes
Rua Aquidabã, 654, Boca do Mato, Lins de Vasconcellos
Rua Eulina Ribeiro, 226, Engenho de Dentro
REFERÊNCIAS:
Lacerda cassa linha Mauá - Méier e apreende lotações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 fevereiro 1962. p.10.
Viação Méier S.A. Relatório da Diretoria. 29 abril 1964. Segundo Caderno. p.4.
Excesso de velocidade. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1964. p.2.
Ônibus e Lotações. Revista Guia Rex Indicador Geral da Guanabara 1965. 3ª Parte. Logradouros. p.10.
Viação Méier S.A. Aviso de Convocação. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1969. Segundo Caderno. p.4.
CIP desmente sindicato das empresas de ônibus e nega concessão de aumento logo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 outubro 1978. p.26.
Página lançada em 4 de novembro de 2018.