Luar


Viação Luar Ltda.
1957 - 1967

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada na segunda metade da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas operações em 1958 na linha de ônibus 242 (Castelo-Cavalcanti) via Del Castilho, substituindo a Transporte Juçara, com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Largo dos Pilares, João Ribeiro, Silva Vale e Laurindo Filho.

Entre 1958 e 1959, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 243  (Castelo – Turiaçu) via Del Castilho, com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida, Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Largo dos Pilares, João Ribeiro, Silva Vale, Maria Passos, Melo Morais, Iguaçu, Sanatório, Oliva Maia, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano e Ricardo Silva.


Ponto inicial da linha 242 (Castelo-Cavalcanti) no terminal 
da Praça Presidente Antônio José de Almeida em 1958


Foto - Linha 243 (Castelo-Turiaçu) em Madureira em 1959

Entre 1962 e 1963, a linha 242 (Castelo-Cavalcanti) foi suprimida. 

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes a linha 243 (Castelo-Turiaçu) foi renumerada ganhando a vista 307 (Castelo-Turiaçu). No ano seguinte foi prolongada até o Colégio com o seguinte itinerário: Estrada do Otaviano, Estrada Barro Vermelho, Automóvel Clube e Praça Violante Bivar.

A linha 307 (Castelo - Turiaçu) foi extinta em 1966. Em contrapartida a Viação Luar inaugurou duas linhas:  

298 Castelo – Coelho Neto, via Cascadura. Itinerário: rua Debret, Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Suburbana, João Ribeiro, Silva Vale, Maria Passos, Iguaçu, Viaduto, Sidônio Paes, Largo de Cascadura, Carolina Machado, Viaduto Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano, Estrada do Barro Vermelho, Automóvel Clube, com ponto final na Praça Virgínia Cidade, junto à estação Coelho Neto da Estrada de Ferro Rio do Ouro. Tarifa

299 Castelo – Acari, via Meyer. Itinerário: rua Debret, Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Quinta da Boa Vista, Visconde de Niterói, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Viaduto, Doutor Garnier, Conselheiro Mairink, Lino Teixeira, 2 de Maio, Sousa Barros, Archias Cordeiro, Padre André Moreira, Torres Sobrinho, Capitão Rezende, Capitão Jesus, Cirne Maia, José Bonifácio, Suburbana, João Ribeiro, Mario Ferreira, Automóvel Clube, com ponto final na Praça Acari. 

A empresa foi extinta em 1967, quando explorava as linhas 298 (Castelo – Coelho Neto) e 299 (Castelo – Acari), assumidas respectivamente pelas empresas Madureira Candelária e Estrela do Oriente


Correio da Manhã, 26/07/1962







Prefixos da Frota

25 00            Década de 1950
12 500          Década de 1960


REFERÊNCIAS:

Serviço de Planejamento de Transporte Coletivo. Diário Oficial da União. 11 novembro 1957. Seção 2, p.17.

Polícia reprime a ação dos piquetes e mantém a ordem. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 24 março 1959. p.10.

Manobra de motorista evita acidente sério. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 10 julho 1960. p.4.

Tudo explicado. Última Hora. Rio de Janeiro. 17 julho 1962. p.11.

Nem eu. Última Hora. Rio de Janeiro. 26 junho 1962. p.11.

Trânsito inicia folha sêca para melhorar Zona Sul. Correio da Manhã.  Rio de Janeiro. 17 agosto 1967. p.3.

Guia Zaz. Indicador Rosenburg Rio de Janeiro - GB. 1968. Dama Propaganda Ltda.

Página lançada em 6 de maio de 2018.

Comentários