Viação Novacap S.A.
Desde 1961
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 2 de maio de 1961 na cidade do Rio de Janeiro por Amilcar Pinheiro Machado e Maurílio de Amorim.
Iniciou suas operações na linha S-7 (Bonsucesso - Sulacap) com sete ônibus, linha até então explorada pela Viação Estrela de Prata.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes a linha S-7 (Bonsucesso - Sulacap) foi renumerada recebendo a vista 916 (Bonsucesso-Sulacap).
Em julho de 1966, a Novacap inaugura a linha de ônibus 624 (Mariópolis - Praça da Bandeira), com ponto final na rua Leopoldina Borges, beneficiando os moradores do bairro de Anchieta.
Linha 624 na Avenida Suburbana em 1967 na divisa entre os bairros de
Maria da Graça e Higienópolis. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1968 a Novacap incorporou a Viação Castelmeier com sua única linha, a 723 (Cascadura - Guadalupe). A frota determinada da Novacap ficou assim distribuída, totalizando 55 carros:
624 - Praça da Bandeira - Mariópolis, 20 carros
723 - Cascadura - Guadalupe, 15 carros
916 - Bonsucesso - Sulacap, 10 carros
917 - Bonsucesso - Mallet, 10 carros
No mesmo ano a Novacap incorporou o acervo da Viação Almirante com sua única linha, a 284 (Tiradentes - Praça Seca)
Linha 284 (Tiradentes - Praça Seca) por volta de 1969
Linha 916 (Sulacap - Bonsucesso) na rua Pacífico Pereira, Sulacap, em 1970
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 25 de junho de 1972, a Novacap inaugura a linha 668 (Praça Seca - Del Castilho), parcial da linha 284. A nova linha teve vida curta e foi extinta no mesmo ano.
Linhas no período 1968 -1977
284 - Tiradentes - Praça Seca
624 - Praça da Bandeira - Mariópolis
723 - Cascadura - Mariópolis
916 - Sulacap - Bonsucesso
917 - Mallet - Bonsucesso
Linha 916 (Bonsucesso - Sulacap) na década de 1980
Foto Waldemar Pereira de Freitas Junior
Por volta de 1977 a Novacap inaugura as seguintes linhas, ambas extintas em 1980:
722 - Anchieta - Pompéia, via Mariópolis
724 - Anchieta - Pompéia, via Ricardo de Albuquerque
Em julho de 1980, com 10 carros, inaugura a linha 664 (Praça Seca-Benfica) circular, parcial da linha 284 (Tiradentes-Praça Seca), com o seguinte itinerário: rua Barão, Marangá, Baronesa, Pedro Teles, Capitão Menezes, Maricá, Teles, Francisco Gifoni, Cândido Benício, Largo do Campinho, Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Suburbana, Largo de Benfica, São Luiz Gonzaga, Senador Bernardo Monteiro, Anna Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Cerqueira Daltro, Brasilina, Barbosa, Sidônio Paes, Suburbana, Viaduto de Cascadura, Ernani Cardoso, Praça José Souza Marques, Ângelo Dantas, Maria Lopes, Domingos Lopes, Largo do Campinho, Cândido Benício, Praça Seca e rua Barão. A linha foi extinta em dezembro de 1981.
Em 15 de fevereiro de 1981, a Novacap foi adquirida por Luiz de Almeida, seu cunhado João Gomes de Araújo e mais quatro primos. Também faziam parte da sociedade Luiz Carlos e José Luiz Araujo de Almeida, filhos de Luiz de Almeida.
A Novacap em dezembro de 1982
Frota autorizada: 130
Linhas em operação: 5
Passageiros/mês: 2.494.215
Frota autorizada: 130
Linhas em operação: 5
Passageiros/mês: 2.494.215
Linhas da Novacap em 1985
Para ampliar clique na imagem
Por volta de 1991, substituindo a Viação Bangu, as empresas Pavunense e Novacap em conjunto assumem a linha 795 (Pavuna-Magalhães Bastos).
Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo-Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas Estrela, Novacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo-Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.
Em 14 de novembro de 2013, a Viação Novacap inicia a operação experimental de um ônibus tipo padron (motor traseiro) modelo Sam Marino Neobus Mega IV sobre chassi Mercedes-Benz do Brail OH-1621 EURO 5, carro número C 51 646.
Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit
371 – Praça da República - Praça Seca
624 – Praça da Bandeira - Mariópolis
723 - Cascadura - Mariópolis
917 - Bonsucesso - Realengo
917 SV - Bonsucesso – Realengo, via Marina
Em maio de 2021, após o fim da Viação Acari, a Novacap assume a operação da linha 607, em pool com outras empresas.
Em 26 de maio de 2021, é extinta a linha 723 (Cascadura - Mariópolis) via Guadalupe, substituída pela variante da linha 624 (Praça da Bandeira - Mariópolis), a SV 624 que passa a cobrir o mesmo itinerário da linha 723 a partir de Cascadura.
Linha SV624 (Mariópolis-Praça da Bandeira) em 26/05/2021
Carro Caio Induscar Apache Vip IV sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 5
Primeiro carro modelo Caio Induscar Apache Vip V sobre chassi
Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec da empresa, entregue em 22/09/2021
Em 14 de setembro de 2021, a 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aceita o pedido de recuperação judicial da Novacap.
Em 6 de junho de 2022, a linha SV624 (Praça da Bandeira-Mariópolis) foi renumerada para LECD36, voltando a mostrar SV624 em 5 de julho de 2022.
Em primeiro de agosto de 2022, após acordo com a Prefeitura que passou a subsidiar as tarifas de ônibus, a Novacap restabeleceu a linha 277 (Rocha Miranda-Candelária), paralisada pela Viação Acari em 2019.
Prefixo da Frota: 51 500
Garagem: Estrada Intendente Magalhães, 1.154, Vila Valqueire
CNPJ: 33.225.335/0001-67
REFERÊNCIAS:
Cidade. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 julho 1966. Classificados. p.4.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
BRITTO. A História da Novacap. Revista Ônibus. Maio/junho 2003.
Consórcio Santa Cruz e Novacap entram em recuperação judicial no Rio de Janeiro. Diário do Transporte. 15 setembro 2021.
Comentários