Pôsto Auto Diesel Ltda.
1956 - 2010
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1956 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas operações em 1957, com frota e linha transferidos da Transportes Paranapuan, ao inaugurar a linha de ônibus 200 (Castelo - Marechal Hermes) com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida das Bandeiras (atual Avenida Brasil), Estrada do Camboatá, Viaduto de Deodoro, Estação de Deodoro, rua João Vicente e estação de Marechal Hermes.
Em 6 de junho de 1957, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 210 (Castelo - Anchieta), com carros transferidos da Transportes Paranapuan, e o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida das Bandeiras (atual Avenida Brasil), Estrada do Camboatá, Viaduto de Deodoro, Estação de Deodoro, Estrada São Pedro de Alcântara (Vila Militar), Estrada Marechal Alencastro, Avenida Nazaré, Motorista Luiz de Abreu, Macaíba e Praça Nossa Senhora de Nazaré.
Linha 210 (Castelo-Anchieta) na Avenida Francisco Bicalho por volta de 1959
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1957 a empresa contava com 15 ônibus, todos transferidos da Transportes Paranapuan.
Em 1958, lança alguns ônibus com reboque, tipo Papa-filas, na linha 200 (Castelo - Marechal Hermes).
Entre 1963 e 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas 200 (Castelo - Marechal Hermes) e 210 (Castelo - Anchieta) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas:
Linha 210 (Castelo-Guadalupe) em fevereiro de 1962. Foto Arquivo Nacional
Entre 1963 e 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas 200 (Castelo - Marechal Hermes) e 210 (Castelo - Anchieta) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas:
378 - Castelo - Marechal Hermes
384 - Castelo - Anchieta
Em 1968, assume a linha 908 (Bonsucesso-Guadalupe) até então explorada pela Viação Velhacap, extinta por não atender a determinação de frota mínima de 60 carros por empresa.
Linhas e frota determinada em 1973
378 - Castelo - Marechal Hermes, 43 carros
384 - Castelo - Anchieta, 26 carros
908 - Bonsucesso - Guadalupe, 24 carros
Em julho de 1975, inaugura suas duas primeiras linhas especiais com ar-condicionado, cada uma com 8 carros:
Linhas inauguradas entre 1977 e 1978
Linha 378 (Castelo - Marechal Hermes) no terminal da Avenida Erasmo Braga em 1965
Em 1968, assume a linha 908 (Bonsucesso-Guadalupe) até então explorada pela Viação Velhacap, extinta por não atender a determinação de frota mínima de 60 carros por empresa.
Foto - Linha 908 (Bonsucesso-Guadalupe) em 1969
Em 25 de junho de 1972, inaugura as linhas:
783 - Marechal Hermes - Parada de Lucas, parcial da linha 378
944 - Anchieta-Lucas, parcial da 384. Ambas as linhas foram extintas no mesmo ano.
378 - Castelo - Marechal Hermes, 43 carros
384 - Castelo - Anchieta, 26 carros
908 - Bonsucesso - Guadalupe, 24 carros
Em julho de 1975, inaugura suas duas primeiras linhas especiais com ar-condicionado, cada uma com 8 carros:
2101 - Castelo - Bento Ribeiro
2103 - Castelo - Pavuna
Linha especial Castelo - Bento Ribeiro na Avenida Presidente Antônio Carlos em julho de 1982
Foto Donald Hudson
Linhas inauguradas entre 1977 e 1978
386 - Praça 15 - Mariópolis
773 - Cascadura - Pavuna, via Guadalupe
776 - Cascadura - Pavuna, via Alcobaça, extinta em 1979
778 - Cascadura - Pavuna
945 - Pavuna - Parada de Lucas
2102 - Castelo - Anchieta
Linhas em novembro de 1978
378 - Castelo - Marechal Hermes
384 - Castelo - Pavuna
386 - Praça 15 - Mariópolis
773 - Cascadura - Pavuna, via Guadalupe
Linhas em novembro de 1978
378 - Castelo - Marechal Hermes
384 - Castelo - Pavuna
386 - Praça 15 - Mariópolis
773 - Cascadura - Pavuna, via Guadalupe
776 - Cascadura - Pavuna, via Alcobaça
778 - Cascadura - Pavuna
908 - Bonsucesso - Guadalupe
945 - Pavuna - Parada de Lucas
2101 - Castelo - Bento Ribeiro
2102 - Castelo - Anchieta
2103 - Castelo - Pavuna
778 - Cascadura - Pavuna
908 - Bonsucesso - Guadalupe
945 - Pavuna - Parada de Lucas
2101 - Castelo - Bento Ribeiro
2102 - Castelo - Anchieta
2103 - Castelo - Pavuna
Em abril de 1979, a Auto Diesel assume a linha 669 (Meyer - Pavuna), substituindo a Viação Nossa Senhora de Lourdes. A linha 776 (Cascadura-Pavuna) via Alcobaça foi extinta.
Em 1981, é suprimida a linha de frescão 2102 (Castelo-Anchieta).
Em 5 de novembro de 1982, inaugura a linha Guadalupe – Castelo, beneficiando principalmente os moradores do bairro de Guadalupe que dependiam das linhas de ônibus dos demais bairros que já passavam lotadas e ainda com tarifas mais caras.
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 174 convencionais e 15 especiais
Linhas: 8 convencionais e 2 especiais
Passageiros/mês: 2.727.821 convencionais e 31.609 especiais
Em 1983, em função do empobrecimento da classe média, a Auto Diesel suprime suas duas últimas linhas de frescão:
2101 - Castelo – Bento Ribeiro
2103 - Castelo – Pavuna
No mesmo ano inaugura a linha 385 (Castelo - Village da Pavuna) com o seguinte itinerário: Avenida Nilo Peçanha, Graça Aranha, Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Dom Gerardo, Rio Branco, Praça Mauá, Rodrigues Alves, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, rua Marcos de Macedo, Estrada do Camboatá, Fernando Lobo, Estrada do Camboatá, rua Mogiqui, Avenida Professor Bernardino Rocha, Engenheiro Roberto Sanson, Avenida Professor Bernardino Rocha, Estrada Rio do Pau, Comendador Guerra, Albertina Guerra, Judite Guerra, Largo da Pavuna e rua Comendador Guerra.
Em 1986, substituindo a Amigos Leopoldinenses, assume a linha 947 (Honório Gurgel-Circular da Penha) circular, extinta entre 1990 e 1991.
Entre 1986 e 1987, inaugura a linha 941 (Pavuna-Caminho do Padre) circular. Em 1992 era operada em conjunto com a Viação Pavunense.
Linha 941 (Pavuna-Caminho do Padre) em 1987
Em 1988, inaugura a linha 948 (Mariópolis-Circular da Penha), extinta entre 1990 e 1991.
Em primeiro de novembro de 1990, as empresas Auto Diesel, Campo Grande, Paranapuan, Ideal, Matias, Verdun, Rubanil, e Redentor, firmam na secretaria de transportes um acordo para operar novas linhas de ônibus especiais, com ônibus rodoviários. Em 12 de novembro de 1990, a Auto Diesel inaugura a linha especial 1094 (Castelo – Vila Valqueire), via Avenida Brasil.
Dezembro de 1990
Em 1991, a Auto Diesel explorava duas linhas de ônibus especiais, 1094 (Castelo - Vila Valqueire) e 1095 (Castelo - Pavuna), cada uma com frota de 10 ônibus.
Em janeiro de 1991, a linha 932 (Penha-Hospital Universitário) foi transferida para as empresas Três Amigos e Nossa Senhora de Lourdes.
Divulgação em janeiro de 1991
Por volta de 1991, inaugura a linha 375 (Ricardo de Albuquerque - Praça 15).
Em 1992, inaugura a linha especial, sem ar-condicionado, 1045 (Passeio-Maria da Graça), com tarifa de Cr$ 27.000,00.
Em primeiro de fevereiro de 1994, a partir de cisão da Auto Diesel, é criada a Viação Vila Real, com frota de 138 ônibus, 750 funcionários e oito linhas:
301A - Praça 15 - Deodoro, 5 carros, em pool com as empresas Campo Grande e Oriental
362 - Praça 15 - Honório Gurgel, 25 carros
371 - Marechal Hermes - Praça 15, 12 carros
378 - Castelo - Marechal Hermes, 16 carros
669 - Meyer - Pavuna, 32 carros
773 - Cascadura - Pavuna, 15 carros
778 - Cascadura - Pavuna, 15 carros
908 - Bonsucesso - Guadalupe, 36 carros
371 - Marechal Hermes - Praça 15, 12 carros
378 - Castelo - Marechal Hermes, 16 carros
669 - Meyer - Pavuna, 32 carros
773 - Cascadura - Pavuna, 15 carros
778 - Cascadura - Pavuna, 15 carros
908 - Bonsucesso - Guadalupe, 36 carros
Linhas em setembro de 1994
274 - Castelo - Maria da Graça
375 - Ricardo de Albuquerque - Praça 15
384 - Castelo - Pavuna
385 - Castelo - Village Pavuna
386 - Praça 15 - Anchieta
484 - Olaria - Copacabana
485 - Penha - Copacabana
497 - Penha - Cosme Velho
498 - Circular da Penha - Cosme Velho
773 - Cascadura - Pavuna
906 - Caju - Jardim América
945 - Pavuna - Cidade Universitária
1045 - Passeio - Maria da Graça
1094 - Castelo - Vila Valqueire
1095 - Castelo - Pavuna
Em 1994 a Breda Rio adquire a Auto Diesel e no ano seguinte assume a operação de suas primeiras linhas convencionais, transferidas da Auto Diesel:
484 - Olaria - Copacabana, 40 carros
485 - Penha - General Osório, 25 carros
497 - Penha - Cosme Velho, 35 carros
498 -Penha - Cosme Velho, 23 carros
Largo do Machado na segunda metade da década de 1990
Foto Marcelo Cardoso
Para ampliar clique na imagem
A Auto Diesel encerrou suas operações em outubro de 2010, após a licitação do novo sistema de ônibus municipal. Suas linhas foram assumidas pela City Rio, do mesmo grupo empresarial.
Últimas linhas da Auto Diesel
375 - Ricardo de Albuquerque - Praça 15
384 - Castelo - Pavuna
385 - Castelo - Village Pavuna
386 - Praça 15 - Anchieta, via Mariópolis
945 - Pavuna - Cidade Universitária, circular
Prefixo da Frota: 11 000
Garagens
1ª) Rua João Vicente, 959, Bento Ribeiro, Pôsto Auto Diesel. Depois ocupada pela Vila Real.
2ª) Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 1471, Pavuna
REFERÊNCIAS:
Ônibus incendiado na Avenida Brasil. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 01 julho 1956. p.10
Gracioso Trocador. Última Hora. Rio de Janeiro. 19 junho 1957. p.12.
Mascarados assaltaram a emprêsa de ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 agosto 1966. p.8.
Ônibus arrancou poste vitimando 15 pessoas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1967. p.2.
Guia do Passageiro de Ônibus. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Setembro/1994. Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.
Página lançada em 13 de fevereiro de 2018.
Comentários