Transporte Estrêla Azul Ltda.
1950 - 2019
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em dezembro 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
O registro da firma social da empresa foi arquivado na Divisão de Registro do Comércio do Departamento Nacional de Indústria e Comércio, em 22 de dezembro de 1950, sob o número 30819-50.
Inicia suas operações com lotações.
Em junho de 1952, explorava a linha de lotação Estrada de Ferro – Ipanema. No mesmo ano transfere suas operações para a linha de lotação Barão de Drummond – Leblon, com 13 carros de 13 e 16 passageiros. Em julho de 1954 a linha era operada com 17 carros.
Lotações parados num dia de greve no final da década de 1950
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Por volta de 1955 a empresa foi transformada em sociedade anônima.
Em 1964, a linha de lotação Barão de Drummond – Leblon é numerada ganhando a vista 434 (Grajaú-Leblon). Ao longo do ano, sua frota foi substituída por ônibus.
Em 1968, a Estrela Azul assumiu a Linha 464 (Francisco Sá – Jardim de Alá), após o fim da Viação Francisco Sá.
Interior de um carro da linha 434 em 1969
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Praia de Botafogo em 1969
Foto Arquivo Nacional
Em abril de 1969, inaugura os 5 primeiros ônibus modelo Vieira "Alfacinha" na linha 434 (Grajaú – Leblon).
Carro Vieira Alfacinha
Em 17 de janeiro de 1976, visando desafogar o centro da cidade, foram inauguradas as linhas 432, 435 e 475, via túnel Santa Bárbara, desmembradas respectivamente das linhas 433, 434 e 474. Já circulavam pelo Túnel Santa Bárbara as linhas 416 (Usina - Forte de Copacabana), 454 (Grajaú - Leblon), 456 (Meyer - Copacabana) e 485 (Olaria - Copacabana).
Linhas em novembro de 1978
434 - Grajaú - Leblon
435 - Grajaú - Leblon, via Túnel Santa Bárbara
464 - Maracanã - Jardim de Alá
Na década de 1980, a empresa adotou nova pintura de cor alaranjada, para instalação de painéis publicitários.
Em 1981, assume a linha 310 (Praça 15 – Del Castilho), substituindo a Viação Forte.
Ponto final da linha 435 na Avenida Ataulfo de Paiva em julho de 1982
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 4
Passageiros/mês: 2.199.061
Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 4
Passageiros/mês: 2.199.061
Linhas da Estrela Azul em 1985
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Em 2 de agosto de 1987, com o fim da Colúmbia Auto Ônibus, a Estrela Azul assume 3 linhas:
292 - Castelo - Inhaúma
296 - Castelo - Irajá
299 - Castelo - Inhaúma
A linha 299, no entanto, praticamente não chegou a ser operada, sendo logo extinta.
Ainda em 1987, inaugura a linha 311 (Praça 15 – Inhaúma), substituindo a linha 299, logo prolongada até Cavalcanti e por volta de 1990 até Engenheiro Leal.
Na década de 1990, a empresa adotou nova identidade visual da frota, com o desenho de uma estrela azul em fundo branco e tons de azul.
Em março de 1990, atendendo antiga reivindicação dos moradores, a linha 464 (Maracanã - Leblon) foi prolongada até Vila Isabel com o seguinte itinerário: Avenida Maracanã, São Francisco Xavier (UERJ), rua Oito de Dezembro, rua Hipólito da Costa e rua Torres Homem.
Matéria - O Laranja Mecânica
Em 28 de março de 1992, são inauguradas as linhas de micro-ônibus 502 (Leblon – Rio Sul) via Lagoa e 503 (Leblon – Rio Sul) via praça General Osório, operadas em pool pelas empresas Braso Lisboa, Verdun, São Silvestre e Estrela Azul, cada uma com 5 carros. O serviço, com poltronas mais confortáveis e música ambiente, tinha tarifa seletiva de Cr$ 1.060, contra a tarifa de Cr$ 300 do ônibus comum.
Em 2 de dezembro de 1994, início da operação das duas linhas de micro-ônibus seletivos denominados de Lagoa Orla, S-504 e S-505, entre a Gávea o o centro comercial Rio Sul, operadas em pool pelas empresas Vila Isabel, São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha, Verdun e Real, com veículos modelo Carolina, em maioria, e Senior G4. Tarifa de 1,45 R$, quase três vezes o valor da tarifa de ônibus convencional. Em março de 1996, as duas linhas com frota de 16 veículos, com 15 assentos cada, transportavam uma média de 2.100 passageiros/dia.
Na década de 2000, inaugura os primeiros ônibus convencionais com ar-condicionado.
Em junho de 2007, a Estrela Azul adquire novos carros Neobus Spectrum City com relógio digital no interior do veículo, uma novidade na frota municipal.
Em 2008, é inaugurada a linha 436 (Grajáu - Leblon), via Túnel Rebouças.
Em 2008, é inaugurada a linha 436 (Grajáu - Leblon), via Túnel Rebouças.
Em 21 de fevereiro de 2011, com a inauguração do BRS (Bus Rapid Service) de Copacabana foram inauguradas as seguintes linhas parciais para diminuir a circulação de ônibus no bairro:
120 - Central - Prado Junior
129 - Rodoviária - Praia de Botafogo, via túnel Santa Bárbara
411 - Usina - Prado Junior, parcial da linha 415 da Alpha
412 - Usina - Praia de Botafogo, parcial da linha 426 da Alpha
420 - Vila Isabel - Praia de Botafogo, parcial da 432 da Vila Isabel
421 - Vila Isabel - Prado Junior, parcial da 433 da Vila Isabel
423 - Grajaú - Real Grandeza, parcial da 434 da Estrela Azul
425 - Grajaú - Real Grandeza, parcial da 435 da Estrela Azul
436 - Grajaú - Leblon, antiga 434 via túnel Rebouças
439 - Vila Isabel - Leblon, antiga 438 via túnel Rebouças
454 - Meyer - Prado Junior, parcial da 455 da Verdun
458 - Meyer - Praia de Botafogo, parcial da 456 da Acari
459 - Abolição - Praia de Botafogo, parcial da 457 da Acari
467 - Maracanã - Praia de Botafogo, parcial da 464 da Estrela Azul
475 - Meyer - Prado Junior
Linhas em dezembro de 2011, com 150 ônibus:
292 - Praça 15 – Engenho da Rainha
296 - Castelo - Irajá
310 - Praça 15 - Engenho da Rainha
311 - Praça 15 – Engenheiro Leal, via Cavalcanti
356 - Del Castilho - Praça 15
402 - Engenho da Rainha - Gávea
423 - Grajaú - Real Grandeza, circular
425 - Grajaú - Real Grandeza, circular, via Túnel Santa Bárbara
434 - Grajaú - Leblon
435 - Grajaú - Gávea, via Túnel Santa Bárbara
436 - Grajaú - Leblon, via Túnel Rebouças, antiga variante da 434
464 - Maracanã - Leblon
467 - Maracanã - Praia de Botafogo, circular
503 - Botafogo - Alto Leblon, circular, via Botafogo
Em dezembro de 2011, a linha 296 foi transferida para a Pavunense.
Entre julho e agosto de 2013, por falhas na prestação dos serviços, 6 linhas da Translitorânea foram cassadas: 521, 522, 546, 591, 592 e 593. A prefeitura então decidiu reestruturar os itinerários das linhas que ligavam as favelas da Rocinha e do Vidigal à Zona Sul criando 5 novas linhas, operadas pelas seguintes empresas:
537 - Rocinha - Leblon, via estrada da Gávea, Real Auto Ônibus
538 - Rocinha - Botafogo, via estrada da Gávea / Jockey, São Silvestre
Em 28 de novembro de 2015, a linha 434 (Grajaú-Leblon) foi encurtada recebendo a vista 434 (Grajaú-Botafogo) circular, passando a retornar na Praia de Botafogo, na altura do Viaduto Pedro Álvares Cabral.
Linhas em maio de 2018
292 - Castelo – Engenho da Rainha
SP 292 - Engenho da Rainha – Candelária, circular
311 - Candelária - Engenheiro Leal, via Cavalcanti, circular
SP 311 - Candelária - Del Castilho, circular
434 - Grajaú - Siqueira Campos, via Lapa, circular
435 - Grajaú – Gávea, via Túnel Santa Bárbara
436 - Grajaú – Leblon, via Túnel Rebouças
464 - Maracanã - Copacabana, circular
503 - Leblon - Gávea
Após greve de funcionários, a Estrela Azul encerra suas operações e declara falência em 4 de fevereiro de 2019, quando transportava diariamente cerca de 30 mil passageiros em 5 linhas, logo assumidas em pool pelas empresas Alpha, Braso Lisboa, Caprichosa, Gire, Estrela, Pavunense, Tijuca, Nossa Senhora das Graças e Real Auto Ônibus:
292 - Engenho da Rainha - Castelo, circular
311 - Engenheiro Leal - Candelária, via Cavalcanti
434 - Grajaú - Siqueira Campos
435 - Grajaú - Gávea
464 - Maracanã - Siqueira Campos
Prefixos da Frota
45 00
55 000
45 00
55 000
Garagens
Rua Luís Barbosa, 55, Vila Isabel (década de 1950)
Rua São Paulo, 120, Sampaio
Frota
1979 94
REFERÊNCIAS:
Acachorrado. Última Hora. Rio de Janeiro. 28 junho 1952. p.10.
Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.
Salve-se quem puder. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 julho 1954. p.3.
Capotagem espetacular de um lotação na Praia do Flamengo. A Noite. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1961. p.4.
Transportes Estrela Azul S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 01 junho 1962. p.13543.
Com vistas ao Departamento de Concessões. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1955. Primeira Seção. p.6.
Nas empresas, só oficinas e escritórios funcionam. O Globo. Rio de Janeiro. 04 julho 1979. p.15.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
Microônibus da orla vazios na primeira semana. O Globo. Rio de Janeiro. 06 abril 1992. Jornais de Bairro. p.5.
Comunidade já conta com nova linha de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. Jornal de Bairro Tijuca. 29 maio 1990. p.10.
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