Ônibus elétrico a bateria


Histórico

A primeira empresa de ônibus com motor a combustão do Rio de Janeiro, a Auto Avenida, faliu em 1916 em função do aumento exorbitante da gasolina importada, provocado pela primeira guerra mundial.

Neste cenário em setembro de 1916 o senhor H.L.Weatley foi autorizado pela Prefeitura a implantar uma linha de ônibus elétrico a bateria na Avenida Rio Branco, ligando a Praça Mauá ao Palácio Monroe. A concessão foi repassada à Light, que operou os veículos entre 1918 e 1928 quando foram substituídos por ônibus com motor a combustão.




Ônibus elétrico na Avenida Rio Branco. Cartão Postal

Avenida Beira Mar por volta de 1920
Foto Guilherme Santos
Coleção IMS

Praça Mauá em 1922
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Em outubro de 1917, segundo uma nota do Jornal do Brasil, uma outra empresa, a The British Manufactured Association Limited tinha pedido licença a prefeitura para implantar uma linha de ônibus elétrico entre a Avenida Rio Branco e o Largo dos Leões em Botafogo, mas que não teve prosseguimento.

Jornal do Brasil, 29/10/1917


Em 6 de novembro de 2021, a Prefeitura inaugura o serviço de ônibus turístico gratuito de Madureira com ônibus elétrico, com 10 Km de extensão, transportando inicialmente alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero.


Ônibus elétrico BYD operado pela Enel X no serviço de ônibus turístico do programa Verão Verde


Em 8 de novembro de 2021, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano de operação de 515 novos ônibus para o sistema BRT, sendo 62 deles elétricos tipo Padron.


REFERÊNCIAS:

Topicos do dia. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 7 outubro 1916. p.2.

Os novos auto-ônibus que vão circular na Avenida. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 março 1917. p.6.

Prefeitura do Rio apresenta plano de substituição gradual da frota do BRT. G1 Rio e Bom Dia Rio. 08 novembro 2021.

Madureira ganha passeio turístico guiado gratuito em ônibus elétrico. Extra. 08 novembro 2021.

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