Ônibus elétrico a bateria


H.L.Weatley
Empreza de Auto Omnibus Electrico

1918 - 1927

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1916 na cidade do Rio de Janeiro por H.L.Weatley, organizada 9 meses depois a última empresa de auto-omnibus da cidade falir em função do aumento exorbitante da gasolina importada, provocado pela primeira guerra mundial.

Em setembro de 1916 o senhor H.L.Weatley foi autorizado pela Prefeitura a implantar uma linha de ônibus elétrico a bateria na Avenida Rio Branco ligando a Praça Mauá ao Palácio Monroe.  

A concessão foi repassada à Light que operou os veículos entre dezembro de 1918 e dezembro de 1927 quando foram substituídos por ônibus com motor de combustão.




Brill Magazine, Junho 1918
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O serviço foi inaugurado em 14 de julho de 1918, ligando a  Praça Mauá ao Palácio Monroe, com frota de 7 ônibus e intervalos de 15 minutos. A linha funcionava das 6h às 19 horas. Os carros, com capacidade para 30 passageiros, contavam com bancos de palha da índia. Em 5 de dezembro de 1918, o senhor H.L.Wheathey transferiu a concessão da linha  à Light.

O serviço era conhecido como Auto-Avenida. Os carros eram renomados pelo seu conforto, com rodas de borracha maciça sem barulho, vibração, fumaça, ou os inconvenientes dos veículos a gasolina. A passagem custava 200 réis.

Muitos passageiros das linhas de bonde da Zona Sul desembarcavam no Passeio Público para embarcarem nos omnibus eléctricos pois era a única linha de ônibus a servir a Praça Mauá


Ônibus elétrico na Avenida Rio Branco
Cartão Postal

Foto Augusto Malta

Foto Augusto Malta


Avenida Beira Mar por volta de 1920
Foto Guilherme Santos
Coleção IMS

Praça Mauá em 1922
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Em outubro de 1917, segundo uma nota do Jornal do Brasil, uma outra empresa, a The British Manufactured Association Limited tinha pedido licença a prefeitura para implantar uma linha de ônibus elétrico entre a Avenida Rio Branco e o Largo dos Leões em Botafogo, mas que não teve prosseguimento.


Jornal do Brasil, 29/10/1917

Illustração Moderna, 08/08/1925


Em 1926, a Light reforçou a frota da linha Mauá - Monroe com alguns ônibus de motor a combustão da Viação Excelsior. Até então a linha só era operada com omnibus eléctricos.

Segundo uma matéria do Jornal do Brasil de 1926, a Light teria solicitado ao prefeito Carlos Sampaio (1920-1922) autorização para implantar uma linha de omnibus eléctrico na Avenida Rio Branco, tendo os veículos em sua parte superior uma alavanca, como os bondes, para transmissão da energia elétrica. O pedido foi indeferido devido aos malefícios que poderia provocar aos arvoredos.


Primeiro trólebus a circular na cidade de Toronto em 1922


O último omnibus eléctrico da light circulou em 31 de dezembro de 1927, sendo substituídos pelos novos ônibus de motor a combustão da Viação Excelsior.


A Manhã, 01/01/1928


Novos veículos

Em 6 de novembro de 2021, a Prefeitura inaugurou o serviço de ônibus turístico gratuito de Madureira com veículo elétrico, transportando inicialmente alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero. A linha tinha 10 Km de extensão.


Ônibus elétrico BYD operado pela Enel X no serviço de ônibus turístico do programa Verão Verde


Em 8 de novembro de 2021, o prefeito Eduardo Paes anunciou o plano de aquisição de 515 novos ônibus para o sistema BRT, sendo 62 elétricos tipo Padron.


REFERÊNCIAS:

Topicos do dia. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 7 outubro 1916. p.2.

Os novos auto-ônibus que vão circular na Avenida. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 março 1917. p.6.

Por uma exigência municipal. O Jornal. Rio de Janeiro. 25 março 1924. p.4.

Omnibus arranha-céos.  Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 dezembro 1926. p.6.

Prefeitura do Rio apresenta plano de substituição gradual da frota do BRT. G1 Rio e Bom Dia Rio. 08 novembro 2021.

Madureira ganha passeio turístico guiado gratuito em ônibus elétrico. Extra. 08 novembro 2021.

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