Terminal Américo Fontenelle

Histórico

O Globo, 16/12/1973


Em 26 de março de 1974, o governador Chagas Freitas declara de utilidade pública os terrenos compreendidos entre a Central do Brasil e o morro da Providência para a construção de um terminal rodoviário intermunicipal, desafogando o Terminal Mariano Procópio.

Em 30 de abril de 1976, o governador Faria Lima assinou o Decreto nº 692 declarando de utilidade pública 400 imóveis, próximos à Central do Brasil, para a construção de um terminal rodoviário

O Globo, 04/05/1976

Década de 1960


O Terminal Américo Fontenelle entrou em operação parcial em 10 de novembro de 1978, com 18 linhas transferidas da Praça Mauá:

Central - Miguel Couto
Central - Austin
Central - Vila de Cava
Central - Ponto Chic
Central - Tinguá
Central - Queimados
Central - Itaguaí
Central - Universidade Rural
Central - Magé
Central - Raiz da Serra
Central - Saracuruna
Central - Piabetá
Central - Imbariê
Central - São Francisco de Coroá
Central - Fábrica Nacional de Motores
Central - Taquara
Central - Boa Esperança
Central - Vila São Luís

Inicia suas operações com 3 plataformas:

Plataforma        Destino

A                        Duque de Caxias e adjacências
B                        Nova Iguaçu e região
C                        Locais não servidos pelos trens suburbanos

O terminal foi inaugurado pelo governador Faria Lima em 10 de novembro de 1978.


REFERÊNCIAS:

Desapropriados 400 imóveis em ruas próximas à Central. O Globo. Rio de Janeiro. 04 maio 1976. p.10.

Novo terminal de ônibus começa sem aviso. O Globo. Rio de Janeiro. 8 novembro 1978. p.11.

Terminal traz confusão mas agrada a maioria. O Globo. Rio de Janeiro. 9 novembro 1978. p.15.

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