Méier

Viação Méier S.A.
1962 - 1979

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal formada em 1962, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

Inicia suas operações na linha de lotação Mauá - Méier, via Jacaré. 


Carro 7219 da Viação Méier na Praça do Engenho Novo em setembro de 1964. 
Foto Arquivo Nacional


Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de lotação Mauá-Méier ganha a vista 272 (Mauá - Méier) e tem sua frota de lotações substituída paulatinamente por ônibus.

A linha 272 tinha o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Avenida Maracanã, Ponte Glaziou, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, Praça Guilherme Guinle, Senador Bernardo Monteiro, Prefeito Olímpio de Mello, Praça Natividade Saldanha, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Conselheiro Mayrink, Lino Teixeira, Largo do Jacaré, 2 de Maio, Sousa Barros, Praça Engenho Novo, Arquias Cordeiro, Carolina Méier, Lucídio Lago, Praça Canadá  e rua Rio Grande do Sul.


Linha 272 (Mauá - Meyer) em 1966. Carro Cermava modelo 1964, sobre chassi Mercedes Benz do Brasil (MBB) LP-321. Foto Augusto Antonio dos Santos


Em 1968, assume a operação da linha 442 (Lins - Urca), ao se fundir com a ETAL.





Em setembro de 1970, recebe os primeiros monoblocos Mercedes Benz O-352 de uma encomenda de 40 unidades, logo apelidados de canarinhos.

O Globo, 04/09/1970


Monobloco Mercedes Benz O-352, adquirido em 1970



Em 22 de maio 1972, inaugura a linha 663 (Méier - Triagem) circular, parcial da linha 272 (Méier - Mauá), dentro de novo Plano de Transportes que visava diminuir o número de ônibus no Centro.

Linhas e frota determinada em 1973

272 - Mauá-Meyer, 20 carros
442 - Lins - Urca, 40 carros
663 - Meyer - Triagem, 7 carros


Linha 442 (Lins - Urca)


Em 26 de abril de 1976, inaugura a linha 443 (Lins - Urca), junto com a linha 473 (Triagem - Leme) da Transportes Braso Lisboa, pioneiras em trafegar no Túnel Rebouças.

Por volta de 1977, o itinerário da linha 443 (Lins - Urca) foi alterado, deixando de passar pelo Túnel Rebouças para seguir pelo Túnel Santa Bárbara.  

Na mesma época foi extinta a linha 272 (Mauá - Meyer).

Linhas em novembro de 1978

442 - Lins - Urca
443 - Lins - Urca, via Túnel Santa Bárbara
663 - Meyer - Triagem

A Viação Méier foi extinta em 1979, ao ter sua licença cassada pelo Departamento Geral de Transportes Concedidos (DGTC) por irregularidades administrativas, entre elas a de operar com frota insuficiente. 

A linha 442 (Lins-Urca) foi assumida pela Matias e a 443 (Lins-Urca), via Túnel Santa Bárbara foi extinta. A 336 (Meyer-Triagem) foi transferida para a Viação Ideal.

Jornal do Brasil, 27/02/1980, p.15.
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Prefixos da Frota

72 00, lotações
79 500, ônibus

Sedes 

Rua Aquidabã, 654, Boca do Mato, Lins de Vasconcellos
Rua Eulina Ribeiro, 226, Engenho de Dentro



REFERÊNCIAS:

Viação Méier S.A. Relatório da Diretoria. 1964, abril, 29. Segundo caderno, p.4.

Excesso de velocidade. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 1964, dezembro. 17. p.2.

Ônibus e Lotações. Revista Guia Rex Indicador Geral da Guanabara 1965. 3ª Parte, Logradouros, p.10.

Viação Méier S.A. Aviso de Convocação. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1969. Segundo caderno, p.4.

Página lançada em 4 de novembro de 2018










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