Ideal


Empresa Viação Ideal S.A.
Desde 1933

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 6 de outubro de 1933, na cidade do Rio de Janeiro pela firma Stor & Vasconcelos, composta pelos sócios Luciano Stor e Carlos Teixeira de Vasconcelos.

Inicia suas operações em dezembro de 1933 com a linha Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes, com frota de 2 veículos e o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Ponte da Pavuna, Camorim, Abaeté, Vargem Pequena, Vargem Grande, Rio Bonito, Estradas da Piabas e Pontal.

Em 21 de dezembro de 1936, a licença da Viação Ideal foi transferida para o Sr. Luciano Stor que assume o controle total da empresa para operar a linha Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Estrada Guaratiba, Ponte da Pavuna, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Piabas, Estrada das Piabas, Caminho dos Bandeirantes. A linha tinha 6 seções:

1ª - Largo do Tanque - Ponte da Pavuna, 500 réis
2ª - Ponte da Pavuna - Camorim, 500 réis
3ª - Camorim - Vargem Pequena, 500 réis
4ª - Vargem Pequena - Vargem Grande, 500 réis
5ª - Vargem Grande - Piabas, 500 réis
6ª - Piabas - Recreio dos Bandeirantes, 500 réis

Em agosto de 1939, a Viação Ideal contava com frota de  6 ônibus International, sendo 2 de 28 lugares e 4 de 24 lugares.

Em janeiro de 1940, o itinerário da linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) foi encurtado, passando a cobrir o trecho T
aquara - Recreio dos Bandeirantes.

Em fevereiro de 1940, foi autorizada a operar sua segunda linha de ônibus, a S-33 (Tanque - Barra da Tijuca)com o seguinte itinerário: Largo do Pechincha, Largo da Freguezia, Largo do Anil, Tendinha, subida das Furnas e Barra da Tijuca. A linha tinha passagem direta de 2$000 réis, dividida em 4 seções de 500 reís. Em 1946, era a linha mais extensa da cidade com 33,6 Km de extensão


Linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) em 27/12/1941
Foto Uriel Malta. Coleção Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) em 27/12/1941 
Foto Uriel Malta. Coleção Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Visão Brasileira, Junho/1945, p.2


Linha S-31 - Tanque - Recreio dos Bandeirantes
Passageiros Transportados

1938 - 209.390
1939 - 197.534
1941 - 239.153
1942 - 231.329
1943 - 278.514
1944 - 295.552
1945 - 343.054
1946 - 408.579

Fonte: Anuário Estatístico da Prefeitura do Distrito Federal


Linha S-33 - Tanque - Barra da Tijuca
Passageiros Transportados

1941 - 105.290
1942 - 100.018
1943 - 106.290
1944 - 118.800
1945 - 120.127
1946 - 156.991

Fonte: Anuário Estatístico da Prefeitura do Distrito Federal


Em 1953, as linhas S-31 (Taquara - Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Tanque - Barra da Tijuca) são prolongadas até Cascadura. 

Em 1954, explorava também a linha Cascadura - Camorim.

No primeiro semestre de 1955, devido à baixa demanda, o número de viagens da linha 
S-31 (Cascadura - Recreio dos Bandeirantes) foi reduzido. Os intervalos foram alterados de 60 para 120 minutos. A linha com 22 viagens transportava diariamente cerca de 190 passageiros.


Gazeta de Notícias, 05/06/1955, p.8.


Em setembro de 1955, quando explorava duas linhas de ônibus, a S-31 (Cascadura-Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Cascadura - Barra da Tijuca), consideradas deficitárias, a Viação Ideal foi transferida para a Ilha do Governador, recebendo a concessão da Linha 207 (Castelo - Ribeira), com o seguinte itinerário: Ribeira, Jardim Guanabara, Estrada do Galeão, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Rua Uruguaiana, Almirante Barroso, Graça Aranha e Castelo.


Jornal dos Sports, 04/09/1955, p.9

Linha 207 (Ribeira-Castelo) em 1955 na Avenida Presidente Vargas
Foto Arquivo Nacional


Em maio de 1958, inaugura a linha 205 (Castelo-Cocotá), extinta em 1962. 

Linhas em 1958

205 - Castelo - Cocotá
207 - Castelo - Ribeira 


Carro Grassi em janeiro de 1960
Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi


Em 12 de abril de 1962, a firma individual do Sr.Luciano Stor, proprietário da Viação Ideal, foi transformada em sociedade anônima, com os seguintes sócios:

Luciano Stor, brasileiro naturalizado, nascido em Trieste, Italia
Eliza Stor, brasileira
Anita Stor, brasileira
Renato Stor, brasileiro
Humberto Stor, brasileiro
Armindo de Lemos, brasileiro
Paulo Gomes Pinho, brasileiro

A empresa contava com frota de 38 ônibus, sendo 29 da marca Aclo, 6 Scania Vabis e 3 Mercedes Benz, além de 3 socorros das marcas Chevrolet, International e Ford.

Em novembro de 1962, explorava também a Linha S-26 (Sáenz Peña - Cocotá), logo transferida à Viação Paranapuan e prolongada até a Freguesia.

Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, as linhas 207 (Castelo - Ribeira) e 208 (Castelo - Bairro dos Bancários) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 324 (Castelo-Ribeira) e 326 (Castelo-Bancários).

Em setembro de 1964, recebe 6 novos ônibus monoblocos  Mercedes Benz O-321.


Carro Grassi na linha 324 (Castelo-Ribeira)
Correio da Manhã, 25/01/1964


Em abril de 1966, atendendo aos pedidos dos moradores, a Empresa inaugura as linhas circulares "Ilha" 911 e 912, com ponto final na Freguesia, atendendo aos bairros do Cocotá, Cacuia, Jardim Guanabara, e Jardim Ipitangas, com tarifa de Cr$ 60. A linha, considerada deficitária, foi extinta no ano seguinte.

Em 1966, a Viação Ideal recebe a concessão da Linha 696 (Meyer - Cocotá), inaugurada em junho do mesmo ano. Inicialmente a empresa tinha solicitado que o ponto final fosse no Aeroporto do Galeão, sendo o pedido indeferido pela Prefeitura Militar da Base Aérea.


Linha 324 (Castelo - Ribeira), por volta de 1968

Carroceria Metropolitana


Linhas de Ônibus da Ilha do Governador em 1968

322 -  Castelo - Zumbi - Paranapuan
324 -  Castelo - Ribeira - Ideal
326 -  Castelo - Bancários - Ideal
328 -  Castelo - Bananal - Paranapuan
634 -  Sáenz Peña - Freguesia - Paranapuan
696 -  Meyer - Cocotá - Ideal
901 -  Bonsucesso - Bananal - Guanabarina
910 -  Bananal - Madureira - Paranapuan


Linhas de ônibus da Ilha do Governador em 1968
Guia Zaz


Em 1969, o ponto final da linha 696 foi transferido do Cocotá, em frente ao antigo armazém do Maduca, para a Praia do Dendê.


Diário de Notícias, 29/11/1970
Para ampliar clique na imagem

Fotograma do filme Como ganhar na loteria sem perder a esportiva de 1971


Linhas e frota determinada em 1973

324 - Castelo - Ribeira,  22 carros
326 - Castelo - Bancários, 21 carros
696 - Meyer - Praia do Dendê, 18 carros

Entre 1977 e 1978, inaugura as linhas:

925 - Aeroporto Internacional - Bancários
935 - Ribeira - Portuguesa

Linhas em novembro de 1978

324 - Castelo - Ribeira
326 - Castelo - Bancários
696 - Meyer - Praia do Dendê
925 - Aeroporto Internacional - Bancários
935 - Ribeira - Portuguesa, via Garabu

Em 1979, a Ideal assume a linha 663 (Triagem-Meyer), substituindo a Viação Méier, que faliu.


Linha 324 na década de 1970
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Por volta de 1980

Julho de 1982. Foto Donald Hudson


A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 120
Linhas: 8
Passageiros/mês: 2.422.353


Linhas da Viação Ideal em 1985
Para ampliar clique na imagem


Em março de 1992, a Ideal inaugura a linha 330 (Praça 15-Vila Pinheiro) com 5 carros circulando das 5h às 21h, beneficiando os moradores do complexo da Maré,  No mesmo dia a Paranapuan inaugurou a linha 330 (Praça 15-Vila Pinheiro) mas com itinerário diferente.


O Globo, 29/06/1997


Em 1998, a Viação Ideal foi adquirida pelo Grupo Guanabara.

Em 18 de outubro de 2004, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 634A (Del Castilho-Fundão). No mesmo dia, a Viação Paranapuan inaugurou a linha de integração metrô-ônibus 696A (Del Castilho-Fundão) com itinerário similar.

Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, ambas as linhas foram renumeradas respectivamente para 616 e 913.

Em 2010, inaugura as linhas:

321 - Bancários - Castelo, circular, via Linha Vermelha
325 - Ribeira - Castelo, circular, via Linha Vermelha
329 - Bancários - Castelo, circular, via Praia da Rosa

Linhas em 2018

321 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha
324 – Ribeira – Candelária
325 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
326 – Bancários – Candelária
329 – Bancários – Candelária, via Praia da Rosa
696 – Praia do Dendê – Méier
663 – Méier – Fundão, circular
616 – Del Castilho – Fundão
935 – Ribeira – Portuguesa, circular
925 – Bancários – Aeroporto, circular
330 – Praça XV – Parque União, circular
2343 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
2344 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha

Em agosto de 2018, a Viação Ideal adquire 50 novos carros modelo Caio Induscar Apache Vip IV com chassi Mercedes Benz OF 1721, com wi-fi, tomadas USB, câmera de ré e elevador para cadeirantes.


Linha 321 (Castelo – Bancários) em 31/08/2018. Modelo Caio Induscar 
Apache Vip com o novo lay-out


Em março de 2019, recebe 8 novos ônibus, tipo rodoviário, modelo Audace da Marcopolo, com chassi Mercedes Benz OF 1721L, já com a nova pintura, para operação em linhas especiais. 

Em 28 de outubro de 2019, em caráter experimental, junto com a Viação Braso Lisboa, inaugura a linha LECD 32 (Bancários - Prado Junior) com o seguinte itinerário:  Praça Gabriel de Novaes, Avenida Doutor Agenor Almeida de Loyola, Avenida Paranapuan, Érico Coelho, Estrada do Dendê, Estrada de Tubiacanga, Avenida dos Magistérios, Estrada de Tubiacanga, Luiz Sá, Avenida Maestro Paulo e Silva, Estrada do Galeão, Ponte do Galeão, Linha Vermelha, Alça de acesso ao Campo de São Cristóvão, Campo de São Cristóvão (pista esquerda), Agulha de acesso à pista direita, Campo de São Cristóvão (pista direita), Santos Lima, Avenida Brasil (pista lateral), Agulha de acesso à pista central, Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista da esquerda – Via Expressa), Túnel Prefeito Marcello Alencar, Avenida General Justo, Avenida Infante Dom Henrique, Avenida das Nações Unidas, Avenida Lauro Sodré, Túnel do Leme (galeria Engenheiro Marques Porto), Avenida Princesa Isabel, Barata Ribeiro, Avenida Prado Júnior (ponto terminal em frente ao número 281). Volta: Avenida Prado Júnior, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engenheiro Coelho Cintra), Lauro Sodré, Venceslau Braz, Pasteur, Repórter Nestor Moreira, Nações Unidas, Infante Dom Henrique, General Justo, Av. Alfredo Agache, Túnel Prefeito Marcello Alencar, Rodrigues Alves (via expressa), Av. Rio de Janeiro (pista esquerda), Rua Vereador Odilon Braga, Av. Brasil (pista lateral), Alça de acesso à pista central, Av. Brasil (pista central), Acesso Via Presidente João Goulart (Linha Vermelha), Linha Vermelha, Ponte do Galeão, Estrada do Galeão, Rua República Árabe da Síria, Estrada do Galeão, Avenida Maestro Paulo e Silva, Jaime Perdigão, Estrada do Dendê, Avenida Paranapuan, Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola e Praça Gabriel de Novaes. Cada empresa com 6 carros. Em pouco tempo a linha recebe a numeração 492.

Em outubro de 2020, recebe três ônibus Marcopolo Ideale, desenvolvidos para a empresa, montados sobre chassi Mercedes Benz OF-1721L, configurados para 51 passageiros em poltronas reclináveis. 

Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit

S/N - Prça dos Bancários, circular, especial 
321 - Castelo - Bancários, via Linha Vermelha 
324 - Candelária - Ribeira  
325 - Castelo – Ribeira, via Linha Vermelha 
326 - Candelária - Bancários  
326 SP - Portuguesa - Candelária  
326 SVB-  Candelária – Bancários, via Fundão 
329 - Candelária – Bancários, via Praia da Rosa 
492 - Bancários – Copacabana, via Linha Vermelha 
616 - Del Castilho - Fundão  
663 - Meyer - Fundão  
696 - Meyer - Praia do Dendê  
696 SVB - Meyer Praia do Dendê, via Fundão 
925 - Bancários – Aeroporto, circular 
935 - Ribeira - Portuguesa via Cocotá, circular 

Prefixo da Frota: 28 500

Sedes/Garagens

Estrada de Guaratiba, 992
Estrada dos Bandeirantes, Vargem Grande
Estrada do Galeão, 180, Ilha do Governador, em frente à garagem da Transportes Paranapuan


Frota

1933          2
1939          6
1940          6
1956        18
1962        38
1973        61

Passageiros

1938        212.000


A Viação Ideal, por Jaime Moraes

A antiga linha 7 (Mauá–Ribeira) começou a circular oficialmente em 1950, explorada pela Paranapuan, que poucos anos depois começou a ter problemas na operação de suas linhas 8 (Mauá–Freguesia) e 6  (Freguesia–Praça 15) devido a falta de investimento em novos veículos para sua frota.

Por outro lado, a Viação Ideal, fundada em 1933 e que operava uma linha entre o Largo do Tanque e o Pontal ( Recreio dos Bandeirantes) em esburacadas estradas de terra batida, também vinha tendo problemas semelhantes, culminando com a depredação por passageiros de um de seus veículos.

Desgostoso com a repercussão do fato, a empresa acabou por aceitar o convite feito por Romeu Cerante, um dos proprietários da Paranapuan para que assumisse a linha 7 (Ribeira-Praça Mauá). O convite vinha resolver grande parte dos problemas da Paranapuan na Ilha do Governador: a escassez de veículos e o impedimento no reajuste das passagens. Em setembro de 1955, com um desfile de sua frota pelas ruas da Ilha, a Viação Ideal assumia a linha 7. 


REFERÊNCIAS:

Na Prefeitura. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1940. p.7.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Mais imoralidades em nome da Prefeitura. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 09 dezembro 1953. p.2.

Desastre com 7 feridos em Jacarepaguá. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 03 julho 1954. p.6.

30 homens assaltaram e incendiaram o ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 15 julho 1955. p.1.

Situação da Greve em cada uma. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 06 junho 1958. Segundo Caderno. p.4.

Empresa Viação Ideal S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 02 julho 1962. página 15534.

Com o Departamento de Concessões e Viação Ideal. Diário de Notícias. 
Rio de Janeiro. 02 novembro 1962. p.6. 

O que vai pela Mercedes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 setembro 1964. Classificados. Terceiro Caderno. p.14.

Finalmente. Diário de Notícias. 
Rio de Janeiro. 14 abril 1966. Segunda Seção. p.4.

Ilha vai ao Méier. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 29 maio 1966. Quinta Seção, p.5.

Em escombros os ônibus da linha 696. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 29 novembro 1966. Segundo Caderno. p.4.

DAC acha difícil o ônibus Galeão - Cidade por depender da Base Aérea do Estado. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 24 março 1967. p.14.

Secretaria divulga horário de ônibus que ligam Centro e bairros à Ilha do Fundão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 agosto 1969. p.5.

Página oficial da Viação Ideal. Acesso em 4 de setembro de 2018

Ônibus para Copa sai dos Bancários. Ilha Notícias. 01 novembro 2019. 

Página lançada em 3 de setembro de 2018.

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