América


Transportes América S.A. - TASA
1956 - 2018

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 6 de junho de 1956 na cidade do Rio de Janeiro, com capital social de 6 milhões de cruzeiros, pelos seguintes acionistas:

Gaspar Pizarro D'Orey, português
Alvaro Pizarro Gonçalves, brasileiro
Diniz Ruy Afonso, português
Elizabeth Clara Stevis Gonçalves, portuguesa
Eugênio de Castro Guimarães Teixeira, português
José Antônio Rodrigues 
Maria Vitória Aguiar Branco da Silva Neves, portuguesa

Inicia suas operações em 1956 na linha de ônibus 122 (Tiradentes - Pavuna), substituindo a Viação Orey.

Em março de 1957, inaugura os primeiros ônibus papa-fila na linha 122 (Tiradentes - Pavuna), substituindo parte dos 26 micro-ônibus.


Papa-Fila, circulou entre 1957 e 1959


Em 24 de janeiro de 1959, todos os 15 papa-filas da Linha 122 (Tiradentes - Pavuna) são retirados de circulação e substituídos por 12 micro-ônibus. A Empresa, que tinha a maior frota de papa-filas do município, alegava prejuízos e constantes avarias. O tempo de viagem entre o Centro e a Pavuna em papa-Fila era de 1h30, contra 45 minutos em ônibus convencional. Os caminhões FNM também não eram adequados para o tráfego urbano, que exige constantes paradas.

Linhas em maio de 1959

122 - Tiradentes - Pavuna
124 - Tiradentes - Bento Ribeiro

Em dezembro de 1959, é inaugurada a terceira linha de ônibus da empresa, a 80 (Candelária - Madureira), com o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Brasil, Bandeiras, Mundaú, Bulhões Marcial, Lucas Rodrigues, Cordovil, Estrada Água Grande, Praça Honório Gurgel, Monsenhor Félix, Largo de Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero e estação de Madureira.


Linha 80 na Avenida Brasil em janeiro de 1960
Diário da Noite, 11/01/1960, p.6


Linhas em setembro de 1960

80 - Candelária - Madureira
122 - Tiradentes - Pavuna
124 - Tiradentes - Bento Ribeiro

Em 1961, a linha 80 (Candelária-Madureira) é transferida para a Madureira Auto Ônibus e a 124 (Tiradentes - Bento Ribeiro)  para a Viação Irmãos Unidos.

Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, a linha 122 (Tiradentes - Pavuna), única linha da empresa,  é renumerada, ganhando a vista 373 (Pavuna - Tiradentes).


Linha 373 (Tiradentes - Pavuna)


Em 1965, inaugura a linha 943 (Pavuna - Lucas), parcial da Linha 373. Em 1966,  inaugura a linha 374 (Pavuna-Praça 15).


Linha 373, com carroceira Metropolita, por volta de 1968





Linhas em 1973

373 - Tiradentes - Pavuna, 38 carros
374 - Praça 15 - Pavuna, 40 carros
943 - Pavuna - Lucas, 4 carros

Em 1975, inaugura a linha 375 (Tiradentes-Pavuna) via rua Mercúrio. Por volta de 1977, inaugura a linha 376 (Praça 15-Pavuna).

Em janeiro de 1977, explorava também a linha intermunicipal São João de Meriti - Lote 15.

Por volta de 1977, inaugura a linha 953 (Pavuna-Circular da Penha), transferida entre 1978 e 1979 para a Viação Amigos Leopoldinenses.

Linhas em novembro de 1978

373 - Tiradentes - Pavuna
374 - Praça 15 - Pavuna
375 - Tiradentes - Pavuna, via rua Mercúrio
376 - Praça 15 - Pavuna
953 - Pavuna - Circular da Penha, via Coelho Neto
943 - Pavuna - Circular da Penha, via rua Mercúrio


Linhas em 1985 da Transportes América
Fonte: Sistema Integrado de Transportes, 1985


Em 1985, a América assume as linhas 907, 943 e 953, até então exploradas pela Viação Amigos Leopoldinenses.

Em novembro de 1985, inaugura a linha 665 (Pavuna - São Cristóvão), com tarifa reduzida, integrada fisicamente em São Cristóvão com as novas linhas semi-expressas da CTC para a Zona Sul via Túnel Rebouças.

Em 10 de dezembro de 1985, 
a empresa foi encampada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, junto com outras 5 empresas municipais e 11 da Região Metropolitana.

Linhas em dezembro de 1985



Em dezembro de 1985, já encampada pelo governo do estado, inaugura a linha 665 (Pavuna-São Cristóvão). Em 1991, já prolongada até a Praça Sáenz Peña, tinha o seguinte itinerário: rua Mercúrio, Praça Copérnico, Automóvel Clube, Catão, Netuno, Mercúrio, Herculano Pinheiro, José Joaquim Ferreira, Barcelos do Sul, Cariparé, Barra Grande, Embaú, Rodovia Presidente Dutra, Trevo das Margaridas, Avenida Brasil, Monsenhor Manuel Gomes, Praça Padre Seve, Benedito Otoni, rua São Cristóvão, Praça Pedro II, Avenida Pedro II, rótula do Portão da Quinta da Boa Vista, Avenida Rotary Internacional (pista de contorno da Quinta), Almirante Baltazar, Bartolomeu de Gusmão, Viaduto de São Cristóvão, Avenida Maracanã, Professor Eurico Rabelo, Turfe Clube, São Francisco Xavier, Almirante Cochrane, Santo Afonso e rua General Roca. Volta: rua General Roca, Conde de Bonfim, Pareto, Almirante Cochrane, Santo Afonso, Ávila, Barão de Mesquita, São Francisco Xavier, Morais e Silva, Ibituruna, General Canabarro, Viaduto de São Cristóvão, Bartolomeu de Gusmão, Almirante Baltazar, Rotary Internacional, Avenida do Exército, Campo de São Cristóvão, Bela, Ricardo Machado, Viaduto Ataulfo Alves, Avenida Brasil, Rodovia Presidente Dutra, Viaduto sobre a Rodovia Presidente Dutra, rua Embaú, Avenida Clube Wagner, José Joaquim Ferreira, Herculano Pinheiro e rua Mercúrio.

Linhas em setembro de 1994

372 - Tiradentes - Pavuna
373 - Tiradentes - Pavuna
374 - Pavuna - Praça 15
376 - Pavuna - Praça 15
377 - Pavuna - Praça 15
665 - Pavuna - Sáenz Peña
907 - Bonsucesso - Pavuna
943 - Pavuna - IAPI da Penha
953 - Pavuna - Bonsucesso

Prefixo da Frota

95 00, década de 1950
19 500, a partir de 1960

Garagens

Rua Mercúrio, 155/171, Pavuna
Estrada do Portela, 222, Madureira. Atual Madureira Shopping
Rua Coronel Phidias Távora, 400, Pavuna


Linha 377 (Pavuna - Praça 15) via Barros Filho em 17/10/2008


Sede: Rio de Janeiro, RJ

CNPJ: 28.205.128/0001-00



REFERÊNCIAS:

4ª feira a extinção das linhas duplas dos ônibus. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 4 abril 1955. p.2.

Transportes América S.A. Diário Oficial da União. 16 agosto 1956. Seção 1, p.55. 

Doze feridos na colisão. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 8 novembro 1957. p.5.

Colhido pelo trem o Papa-fila. Luta Democrática. Rio de Janeiro.1956.

Linha 122 - Pavuna - Praça Tiradentes. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1959. p.7.

Furaram a Greve. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 26 maio 1959.

Papa-filas retirados das ruas com a alegação de que dão prejuízo e atrapalham. Jornal do Brasil. 1959, janeiro, 24. Segundo Caderno, página 9.

17 feridos no desastre de ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 09 março 1960. p.2.

Quadrilha. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 04 junho 1960. p.2.

Transportes América S.A. Diário Oficial da União. 03 setembro 1962. Seção 1, p.60.

Tarifas de ônibus custam mais a partir de hoje. O Fluminense. Niterói. 01 janeiro 1977. p.7.

Pavuna tem outra linha de ônibus mais rápida e com tarifa reduzida. Globo. Rio de Janeiro. 22 novembro 1985.

Página lançada em 31 de agosto de 2018.

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