Elite


Viação Elite S.A.
1933 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1933 na cidade do Rio de Janeiro por Roberto J.Schmidt.

Em 12 de julho de 1933, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de omnibus Estrada de Ferro - Balneário da Urca, inaugurada em 9 de maio de 1933, com frota de 8 veículos e o seguinte itinerário: Estação Central da Estrada de Ferro Central do Brasil, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Ramon Franco, Marechal Cantuária até o ponto final na praça existente no cruzamento da rua Irineu Marinho com a rua Octávio Corrêa. A linha tinha passagem direta de 800 réis e 4 secções: 

1ª - Estrada de Ferro - Monroe, 300 réis
2ª - Camerino - Monroe, 200 réis
3ª - Camerino - Pavilhão Mourisco, 600 réis
4ª - Monroe - Pavilhão Mourisco, 400 réis
5ª - Pavilhão Mourisco - Balneário da Urca, 200 réis

Em julho de 1933 foram incorporados novos carros à linha.

Em 1935 a Zona Sul era servida por 8 empresas de ônibus: Elite, Viação Victoria, Ônibus de Luxo, Excelsior, Central, Limousine Federal, Botafogo e Glória.

Em setembro de 1936, inaugura sua segunda linha, a Barata Ribeiro - Palace Hotel, cuja concessão foi adquirida da Viação Glória.

Em 1937, todas as linhas de ônibus da Cidade passam a ser numeradas. As linhas Estrada de Ferro - Urca e Palace Hotel Barata Ribeiro ganham respectivamente os números 13 e 53.

Em 1938, a Viação Elite assina o contrato para a compra de 30 ônibus da fábrica Hansa-Lloyd de Bremen, Alemanha.


Ponto final da linha 53 (Palace Hotel – Barata Ribeiro)
na praça Eugênio Jardim em junho de1939
Foto Augusto Malta


Passageiros Transportados em 1940

Linha 13 - 5.077.510

Linha 53 - 2.609.140


Avenida Rio Branco por volta de 1940

Praça Floriano na década de 1940


Em 1941, a Viação Elite contava com 34 ônibus e duas linhas: 13 (Estrada de Ferro - Balneário da Urca) e 53 (Castelo - Barata Ribeiro).



A Noite, 12/08/1942



Em 1943 a linha 13 (Estrada de Ferro - Urca) transportava mensalmente 390 mil passageiros.

Em 29 de dezembro de 1943, a empresa inaugurou a linha 20 (Praça Mauá - Grajaú) via Praça Sáenz Peña e rua Santa Amélia, com 12 ônibus a gasogênio, quando o Grajaú era atendido pela linha Largo de Santa Rita – Grajaú.

Em janeiro de 1944, o Prefeito Henrique Dodsworth autoriza a Empresa a operar a linha Forte de Copacabana – Largo da Carioca.

Em março de 1946, com frota patrimonial de 60 ônibus, e garagem na rua Muniz Barreto em Botafogo, explorava as seguintes linhas:


13 - Estrada de Ferro - Urca

20 - Mauá - Grajaú
53 - Castelo - Praça Eugênio Jardim
54 - Castelo - Praça Eugênio Jardim

Em 21 de julho de 1946, foi suspensa a linha 20 (Mauá - Grajaú) por falta de material rodante, que nunca mais voltou a circular.


Cermava Coach na Linha 13 (Estrada de Ferro - Urca)


Em outubro de 1948, assume a operação da linha 43 (Clube Naval - Palácio Guanabara), substituindo a Viação Excelsior.

Linhas em 1948

13 - Estrada de Ferro - Urca
43 - Clube Naval - Palácio Guanabara
53 - Castelo - Barata Ribeiro
54 - Castelo - Barata Ribeiro, via Santa Clara


Linha 54 (Castelo - Barata Ribeiro) na Avenida Atlântica por volta de 1949


Em fevereiro de 1949, a linha 43 (Clube Naval - Palácio Guanabara) é transferida para a Viação Paraguassu.


Diário de Notícias, 28/03/1950
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Em 5 de janeiro de 1954, a Prefeitura aprova o pedido da Empresa de transferência de seus veículos da linha de Copacabana  para a nova  linha Estrada de Ferro – Horto Florestal, via Botafogo, com ponto final na rua Pacheco Leão. 

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha 13 (Estrada de Ferro - Urca) foi renumerada para 107. 

Em 1968, a Viação Elite assumiu as linhas 336 (Praça 15 - Cordovil) e 343 (São Francisco - Vista Alegre) até então exploradas pela Viação Marta.




Linha 107 (Estrada de Ferro-Urca) em 1965. Modelo Vieira Urbano sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1958 reformado. Foto Augusto Antônio dos Santos

Linha 107 (Estrada de Ferro-Urca) na Avenida Pasteur em 1964. Modelo Cermava Urbano sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1960. Foto Augusto Antonio dos Santos


Carro da Viação Elite, prefixo 17511, na descida do Morro do Pasmado, por volta de 1971


Em 25 de junho de 1972, a Elite inaugura as linhas: 

772 - Cordovil - IAPTEC, parcial da linha 336
941 - Vista Alegre - IAPTEC, parcial da 343

No entanto, ambas as linhas foram suprimidas entre 1973 e 1974.


O Globo, 27/06/1972

Carroceria Metropolitana


Linhas e frota determinada em 1973

107 - Estrada de Ferro - Urca, 24 carros
336 - Praça 15 - Cordovil, 20 carros
343 - São Francisco - Vista Alegre, 20 carros
772 - Cordovil - IAPETC, 7 carros
941 - Vista Alegre - IAPETC, 8 carros


Linha 336 (Praça 15-Cordovil) na década de 1970


Linhas em novembro de 1978

107 - Estrada de Ferro - Urca
336 - Praça 15 - Cordovil
343 - São Francisco - Vista Alegre

Em  janeiro de 1979, contava com frota de 64 ônibus e 305 funcionários.

A empresa foi extinta em 1981, quando contava com frota de  64 carros, sendo seu patrimônio incorporado à Colúmbia Auto Ônibus, do mesmo proprietário.

A Prefeitura exigia que empresas com menos de 120 carros fossem extintas. A Colúmbia, que contava com 72 ônibus, passou a contar com frota de 132 ônibus.

A tradicional linha 107 (Estrada de Ferro-Urca) foi repassada para a Transportes Mosa, do mesmo grupo empresarial da Colúmbia.

Prefixos da Frota: 

75 00
17 500

Sedes / Garagens:

Travessa das Partlhas s/nº (atual Costa Ferreira), Centro
Rua Gonzaga Bastos, 58, Villa Isabel 
Rua Moncorvo Filho, 35, Centro
Rua Muniz Barreto, 35, Botafogo
Estrada de Braz de Pina, 1952, Vista Alegre


Frota

1940        34
1941        34
1946        60
1953        27
1955        23
1979        64


REFERÊNCIAS:

Termo inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 julho 1933. p.22.

Ameaçado o Rio ficar sem ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 27 março 1946. p.11.

A Linha 20. A Manhã. Rio de Janeiro 20 julho 1946. p.8.

Suspenso o tráfego dos ônibus da linha 20. O Jornal. Rio de Janeiro. 20 julho 1946. p.9.

Transportes, problema cruciante do Carioca. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 junho 1949. p.32.

Irredutível o diretor do trânsito ante as ameaças. O Jornal. Rio de Janeiro. 01 julho 1952. p.8.

Força dos motoristas surpreende os patrões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1979. p.22.

Página lançada em 16 de abril de 2018.