667 - Meyer - Cascadura
A linha foi inaugurada pela Viação Estrela de Prata em 1952, com 6 lotações de 20 passageiros. Em 1954, foi transformada em linha de ônibus com a vista S-6 (Meyer - Madureira), renumerada para 670 em 1964.
No entanto, em paralelo, a linha continuou a ser operada com lotações de motoristas individuais até 1964, quando foi substituída pela linha de ônibus 667 (Meyer - Cascadura) inaugurada em pool pelas viações Livre e Estrela de Ouro.
Em pouco tempo a linha passou a ser operada somente pela Estrela de Ouro, visto em janeiro de 1965 a Viação Livre ter transferido seus carros para a nova linha 257 (Praça Mauá - Cascadura).
Curioso notar que as linhas 667 e 670 (Meyer - Madureira) da Estrela de Prata tinham praticamente o mesmo itinerário, a diferença que a 667 tinha ponto final em Cascadura. A linha 670 foi extinta em 1971.
Viação Estrela de Ouro
Viação Estrela de Ouro
Em 1968, com o fim da Estrela de Ouro, a Matias assumiu a linha 667 com 15 carros e o seguinte itinerário: rua Constança Barbosa, Silva Rabelo, Grauben Barbosa, Ana Barbosa, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco e Avenida Ernani Cardoso.
Em 1973, era operada com 20 carros. Em 1981 foi transferida à Viação Acari. Em 1985 tinha 14 carros e transportava diariamente 12 mil passageiros.
Entre 1985 e 1988 a linha foi prolongada até Madureira. Em 12 de outubro de 2015, o ponto final da linha foi transferido do Madureira Shopping para o Terminal Parque Madureira, inaugurado no mesmo dia.
Caio Padro Vitória 1992 / Mercedes-Benz do Brasil OF-1315 da Viação Acari
A linha foi desativada em 2021, com o fim da Viação Acari.
Comentários