Estrela de Prata


Viação Estrêla de Prata Ltda.
1951 – 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro por Marinho José de Amorim. 

Em novembro de 1952, com 6 carros de 20 passageiros, explorava a linha de lotação Meyer – Cascadura, via Avenida Amaro Cavalcanti.

Em 1954 a linha de lotação Meyer - Cascadura foi transformada em linha ônibus, com frota de micro-ônibus, recebendo a vista S-6 (Meyer - Madureira). 

Segundo o Guia Rex a linha S-6  em 1956 tinha o seguinte itinerário: rua Maria Calmon, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco, Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Carolina Machado, Carvalho de Souza e travessa Almerinda Freitas.


Rua Dias da Cruz em 27/07/1954
Foto Última Hora
Para ampliar clique na imagem


Em 1955 com frota patrimonial de 14 carros de 20 passageiros, explorava a linha de lotação Meyer – Cascadura, com ponto final em Madureira. 


Gazeta de Notícias, 11/06/1955


Em 1956, inaugura a linha de ônibus S-5 (Meyer - Piedade), com o seguinte itinerário: rua Dias da Cruz, Magalhães Couto, Adriano, Avenida Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro e estação de Piedade. Em 1958,  a linha foi prolongada até a Pavuna e encurtada até Cascadura no ano seguinte. 

Em 1959, explorava também a linha S-7 (Sulacap - Bonsucesso) com o seguinte itinerário: Estrada Intendente Magalhães, Largo do Campinho, Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Suburbana, rua Apacê, ruas D, A, F do conjunto IAPI, caminho sem nome, Estrada Velha da Pavuna, Estrada do Timbó, Avenida Itaóca e Praça 19 de Novembro.


Linha S-6 (Meyer-Madureira)


Entre 1963 e 1964, seguindo novo Plano de Transportes as linhas de ônibus S-6 (Meyer - Madureira) e S-5 (Meyer - Cascadura) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas: 

670 - Méier - Madureira. Itinerário: rua Ana Barbosa, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco, Ernani Cardoso, Viaduto de Cascadura, Carolina Machado, Carvalho de Sousa e Travessa Almerinda Freitas.

685 - Méier - Coelho Neto. Itinerário: rua Ana Barbosa, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco, Ernani Cardoso, Padre Manso, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Conselheiro Galvão, Diamantes, Ururaí, Avenida dos Italianos e Praça Professora Virgínia Cidade.

As duas linhas partiam do Meyer intercaladamente, com intervalos programados de 6 minutos, em função do trajeto comum até a  Avenida Ernani Cardoso.


Jornal do Brasil 05/02/1965

Cirb Modelo IV Centerário ano 1965



Em 1968, a empresa assume as linhas 277 (Praça 15 - Quintino) e 650 (Engenho Novo - Marechal Hermes) até então exploradas pelas empresas Nilo Peçanha e São Sebastião.








Entre 1970 e 1971, é extinta a linha mais antiga da empresa, a 670 (Meyer - Madureira).


Linha 277 (Praça 15 - Quintino), por volta de 1968


Foto Jaime Pericás


Linhas e frota determinada em 1973

277 - Praça 15 - Quintino, 22 carros
650 - Engenho Novo - Marechal Hermes, 18 carros
685 - Meyer - Irajá, 20 carros



Jornal do Brasil, 04/08/1976
Para ampliar clique na imagem


Linhas em 1978

277 - Praça 15 - Madureira
650 - Engenho Novo - Marechal Hermes
685 - Meyer - Irajá


Linha 650 (Engenho Novo - Marechal Hermes) na rua Carolina Machado, Madureira, em 1979


A empresa encerrou suas operações em abril de 1981. Segundo relato, no local da garagem foi instalado um restaurante.

Prefixos da Frota: 

85 50
35 000

Garagem: Estrada Velha da Pavuna, 394



REFERÊNCIAS:

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Colisão de Autos na Avenida Amaro Cavalcanti. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 30 outubro 1953. p.6.

Greve Geral de 500 ônibus com 900 mil cariocas sem transportes. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 15 outubro 1956. p.2.

Ambulância x Lotação. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 10 novembro 1959. p.5.

Desrespeitou a môça e foi alvejado pelo Pai. A Noite. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1960. p.8.

Perigo. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 29 março 1961. p.8.

Ônibus veloz matou senhora e feriu três. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 27 setembro 1963. p.6.

Voltando à sujeira. Última Hora. Rio de Janeiro. 29 agosto 1964.

Decreto faz parar 25% das empresas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 agosto 1981. p.16.

Página lançada em 28 de novembro de 2018.