Tijuca


Em janeiro de 1928, os moradores do bairro reclamavam que os bondes, com sua superlotação e morosidade no horários de maior movimento, já não atendiam com satisfação às necessidades da população. Não entendiam por que todas as linhas de omnibus tinham ponto final na Muda da Tijuca, deixando os moradores da Usina e do Alto da Boa Vista, uns dos bairros de maior prestígio da cidade, privados deste importante meio de locomoção.


Rua Conde de Bonfim em 1928


Em maio de 1930, os moradores da Tijuca questionavam por que os ônibus não trafegavam pela Avenida Maracanã, extensa e cheia de residências.

Em 24 de abril de 1932, a Viação Carioca inaugura a linha Muda da Tijuca - Usina, em pouco tempo prolongada até o Leblon, substituindo a antiga linha  Muda da Tijuca - Leblon da Empreza Nacional Auto Viação, extinta no mesmo ano.

Em 1939, devido ao lançamento das obras de retificação do traçado da Estrada da Tijuca e a consequente paralisação do tráfego de bondes, a Prefeitura autoriza Mario Bianchi, proprietário das empresas Viação Carioca, Brasileira de Ônibus e Viação Suburbana, a explorar uma linha de omnibus para o Alto da Boa Vista.


Ponto de ônibus na Praça Sáenz Peña na década de 1950

O Jornal, 10/04/1962
Amplia

O Jornal, 11/04/1962

Uma das últimas linhas de lotação do Alto da Boa Vista na Estrada das Furnas
em frente à  Estrada do Tijuaçu nos anos de 1960
Foto Grupo Alto da Boa Vista Lembranças

Mesmo local em novembro de 2021
Foto Google Maps


Em dezembro de 1962, os moradores da Tijuca reclamavam da falta de uma condução direta para a rodoviária, localizada na Praça Mauá. Entre 1963 e 1964 a Viação Tijuca inaugurou a linha 220 (Usina - Praça Mauá).

Linhas e empresas de ônibus na rua Conde de Bonfim em 1967, no trecho entre a rua Uruguai e a Avenida Edson Passos:

219 – Praça 16– Usina (CTC)
220 – Praça Mauá – Usina (Tjuca)
221 – Castelo – Usina (Tijuca)
413 – Muda – Copacabana (Carioca)
415 – Usina – Leblon (Alpha)
416 – Usina – Forte de Copacabana (CTC)
614 – Usina – Largo da Segunda-feira, circular (Alpha)
616 – Santa Alexandrina – Usina (Alpha)
640 – Sáenz Peña – Barra da Tijuca (Saens Peña Barra da Tijuca)

Todas as linhas percorriam todo o trecho, com exceção da linha 413 (Muda - Copacabana) da Viação Carioca que entrava na rua Doutor Otávio Kelly retornando pelo rua Garibaldi.

A linha 215 (Carioca - Uruguai) da Viação Uruguai tinha ponto final na rua Uruguai, esquina com Conde de Bonfim.


Ponto de ônibus na Tijuca em agosto de 1971


REFERÊNCIAS:

A Tijuca e os omnibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1928. p.6.

Por que os omnibus não trafegam pela Avenida Maracanã. A Noite. Rio de Janeiro. 03 maio 1930. p.5.

Conduções. Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro. 1967.

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