Paranapuan


Transportes Paranapuan S.A.
Desde 1949

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1949 na cidade do Rio de Janeiro pelas empresas Viação Continente-Ilha e Empresa Municipal de Ônibus.

Antecedentes

Em primeiro de agosto de 1949, a Viação Continente-Ilha e a Empresa Municipal de Ônibus, as duas únicas empresas que prestavam serviço regular de ônibus entre a Ilha do Governador e o Centro, foram autorizadas pela Prefeitura do Distrito Federal a organizarem uma única empresa, com o nome de Paranapuan, antiga denominação indígena da Ilha do Governador, para explorar o serviço de ônibus entre a Ilha e o Continente.

A Viação Paranapuan S.A. foi fundada com o acervo da Viação Continente-Ilha e a concessão da linha 8 (Mauá - Freguesia) da Empresa Municipal de Ônibus, com os seguintes acionistas:

Alvaro de Castro e Silva
Ivo D´Aquino
Dioclecio Dantes Duarte
Pedro Avelino

Todos brasileiros e residentes na cidade do Rio de Janeiro.

A Viação Paranapuan iniciou suas operações com lotações em linhas internas da Ilha do Governador. Em 1950, assumiu sua primeira linha de ônibus, a 8 (Mauá - Freguesia), substituindo a Empresa Municipal de Ônibus.

Linhas de ônibus em março de 1952

6 - Mauá - Galeão
7 - Mauá - Ribeira
8 - Mauá - Freguesia


Última Hora, 12/06/1952


Em 1953, a linha 6 (Mauá - Galeão) foi prolongada até a Freguesia, ganhando a vista 6 (Praça 15 - Freguesia).


Ponte de madeira provisória sobre o rio Jequiá na Cacuia em 1953. Construída especialmente para a linha 6 (Mauá - Galeão). Foto Arquivo Nacional


Linhas em 1954, com 39 ônibus:

6 - Praça 15 - Freguesia, com ponto final no Bananal
7 - Praça Mauá - Ribeira
8 - Praça Mauá - Freguesia

Em setembro de 1955, a concessão da linha 7 (Praça Mauá - Ribeira), via Praia da Bica, foi passada à Viação Ideal, recém-transferida da Zona Oeste. A linha foi renumerada recebendo a vista 207 (Castelo - Ribeira).

Em compensação a Paranapuan inaugurou em 6 de setembro de 1955 a linha 200 (Castelo - Marechal Hermes) via Avenida Brasil.


Diário da Noite, 05/09/1955



Avenida Brigadeiro Trompowsky, Ilha do Fundão, novembro de 1956
Foto Arquivo Nacional


Em 1957, o ponto final da Linha 8 (Praça Mauá - Freguesia) é transferido da Praça Mauá pra Praça 15.

Em março de 1957, são lançados na linha 8 (Praça 15 - Bancários) dois ônibus com reboque tipo papa-fila Scania Vabis, com 17 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, sendo 60 sentados. Em função da baixa velocidade, não tiveram boa aceitação da população. Em janeiro de 1959, só restavam dois papa-filas em operação nos horários de maior movimento.


Papa-fila


Foto - Rua Jaime Perdigão em 1957

Em 30 de abril de 1958, inaugura a  variante Castelo – Bairro dos Bancários, via Dendê, com novos ônibus marca Volvo.

Em junho de 1958, com 30 ônibus, explorava duas linhas de ônibus: 6 (Praça 15 - Freguesia) e 8 (Praça 15 – Bancários).

Entre 1958 e 1959 a linha 8 (Praça 15 - Bancários) foi renumerada, recebendo a vista 208 (Castelo - Bancários). Em 31 de agosto de 1960, a linha foi paralisada e a concessão devolvida, sendo assumida pela Viação Ideal.


Correio da Manhã, 05/11/1960


Em 1959, a linha 6 (Praça 15 - Freguesia) foi renumerada, ganhando a vista 206 (Castelo - Freguesia). Em julho de 1960 contava com frota determinada de 38 carros. Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha foi novamente renumerada, ganhando a vista 328 (Castelo - Bananal).

Em 1962 a Paranapuan inaugurou a linha 204 (Castelo - Zumbi) via Cais do Porto, substituindo a linha 205 (Castelo - Cocotá) da Viação Ideal. 

Em 1964, seguindo novo plano de transportes, a linha 204 foi renumerada recebendo a vista 322 (Castelo - Zumbi).

Em dezembro de 1962 a Paranapuan assumiu a linha S-26 (Sáenz Peña - Freguesia) via Bonsucesso, substituindo a Viação Ideal. Em 1964 a linha foi renumerada para 634.





Em 1964, a empresa inaugurou a linha 910 (Madureira - Bananal) com 15 novos ônibus. Passou a operar 4 linhas com 105 ônibus.

Foto - Linha 634 (Sáenz Peña-Bananal) em 1964

Em 11 de março de 1964, a linha 322 (Castelo-Zumbi) foi prolongada até a Praça Serzedêlo Correa em Copacabana, ganhando a vista 492 (Zumbi-Copacabana). A linha, no entanto, por motivo desconhecido, em 18 de maio de 1964, voltou ao seu antigo ponto final no Castelo, recebendo a antiga vista 322 (Castelo - Zumbi).


Correio da Manhã, 26/03/1964


Linhas entre 1964 e 1972

322 - Castelo - Zumbi
328 - Castelo - Bananal
634 - Sáenz Peña - Bananal
910 - Bananal - Madureira

Em setembro de 1966, os moradores do bairro da Ribeira solicitavam o prolongamento da Linha 322 (Castelo - Zumbi) até o bairro, que já sofria com a falta de transporte desde a extinção dos bondes, além da extinção, em agosto de 1966, de uma linha de ônibus da Viação Ilha, que permitia a ligação da Ribeira com os bairros da Cacuia e Guarabu.




No início do ano eletivo de 1969, é inaugurada uma linha de ônibus circular na Cidade Universitária da Ilha do Fundão. Na época algumas linhas de ônibus da Ilha de Governador, em determinados horários, passaram a desviar seu itinerário para a Cidade Universitária, atendendo à comunidade acadêmica.

Em maio de 1969, segundo levantamento da Secretaria de Serviços Públicos, a cidade do Rio de Janeiro contava com 59 empresas de ônibus particulares. A Paranapuan era a maior empresa com frota de 111 ônibus.

Em 1973, recebe da Transportes Guanabarina a concessão da linha 901 (Bonsucesso – Bananal).

Linhas e frota determinada em 1973

322 - Castelo - Zumbi, 25 carros
328 - Castelo - Bananal, 30 carros
634 - Sáenz Peña - Freguesia, 30 carros
901 - Bonsucesso - Bananal
910 - Madureira - Bananal, 30 carros


Linha 910 (Madureira - Bananal) na década de 1970
Foto Arquivo Nacional


Linhas inauguradas em 1974

912 - Cidade Universitária, circular
913 - Portuguesa - Bonsucesso, via Cidade Universitária 
914 - Portuguesa - Bonsucesso, via Bairro Sapateiro

Em 12 de março de 1975, inaugura duas linhas especiais com ar-condicionado (frescão), cada uma com 6 carros:

2142 - Castelo - Bananal
2143 - Castelo - Cocotá, com 6 carros em cada linha

Em julho de 1975 é inaugurada a linha especial com ar-condicionado 2141 (Castelo - Bancários).


Linha de frescão (Castelo - Cocotá) inaugurada em 1975


Em 1975 inaugura as linhas: 

922 - Itacolomi - Galeão 
923 - Tubiacanga - Galeão, extinta em 1979
924 - Suboficial Juliano - Aeroporto, extinta no ano seguinte

Em janeiro de 1976, com três carros, inaugura sua quarta linha de frescão, a 2144 (Aeroporto Internacional - Hotel Nacional) via Aeroporto Santos Dumont, operada em pool  com a Real Auto Ônibus, com mais 3 carros. A linha tinha o seguinte itinerário: Aeroporto Internacional, Praia do Galeão, Ponte do Galeão, Avenida Trompowski, Brasil, Rodrigues Alves, Sacadura Cabral, Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Trevo dos Estudantes, Praça Salgado Filho, Aeroporto Santos Dumont, Infante Dom Henrique, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Princesa Isabel, Atlântica, Rainha Elizabeth, Vieira Souto, Delfim Moreira, Niemeyer, Estrada da Gávea, Praça São Conrado, esquina Estrada das Canoas.

No mesmo ano inaugura a linha de frescão 2145 (Aeroporto Santos Dumont - Aeroporto Internacional).

Entre 1977 e 1978 inaugura as linhas:

911 - Bonsucesso - Cidade Universitária
915 - Aeroporto Internacional - Bonsucesso
924 - Aeroporto Internacional - Bananal
934 - Ribeira - Portuguesa

Linhas em novembro de 1978

322 - Castelo - Zumbi
328 - Castelo - Bananal
634 - Sáenz Peña - Freguesia
901 - Bonsucesso - Bananal
910 - Madureira - Bananal
911 - Bonsucesso - Cidade Universitária
912 - Cidade Universitária, circular   
913 - Portuguesa - Bonsucesso, via Cidade Universitária
914 - Portuguesa - Bonsucesso, via Bairro Sapateiro
915 - Aeroporto Internacional - Bonsucesso
922 - Itacolomi - Tubiacanga
923 - Tubiacanga - Galeão
924 - Aeroporto Internacional - Bananal
934 - Ribeira - Portuguesa
2141 - Castelo - Bancários
2142 - Castelo - Bananal
2143 - Castelo - Cocotá
2144 - São Conrado - Aeroporto Internacional
2145 - Aeroporto Santos Dumont - Aeroporto Internacional

Em 1980, inaugura a linha 930 (Bananal-Penha) circular, com o seguinte itinerário: Travessa Costa Carvalho, Praça Guanabara, rua OIímpio Machado, Comandante Bastos, Praça Calcutá, Avenida Paranapuan, Praia da Olaria, rua Capitão Barbosa, Tenente Cleto Campelo, Estrada da Cacuia, Estrada do Galeão, Praia do Galeão, Avenida Brigadeiro Trompowski, Viaduto sobre a Avenida Brasil, Bitencourt Sampaio, Avenida dos Campeões, Avenida Teixeira de Castro, Barreiros, Estrada do Engenho da Pedra, Noemia Nunes, Praça Manchester, Carlina, Praça Maestro Ernani Braga, Avenida Professor Plínio Bastos, Praça Marechal Maurício Cardoso, Leopoldina Rego, Santa Basilissa, Quito, Apiaí, Lobo Junior e retorno sob o viaduto João XXIII. A linha foi extinta entre 1986 e 1987.


Frescão na Avenida Rio Branco em 15/05/1980
Arquivo Nacional


Em 16 de março de 1981, inaugura a variante da linha 634 (Sáenz Peña - Freguesia) via Cidade Universitária.


Linha 2144 (São Conrado - Aeroporto Internacional) em julho de 1982


Em 1982, inaugura a linha 927 (Conjunto Esperança-Bonsucesso) circular via Baixa do Sapateiro, beneficiando os moradores do Conjunto Esperança da Cohab (Companhia Estadual de Habitação), localizado na Maré. A linha tinha o seguinte itinerário: Praça do Conjunto Esperança, rua 4, Avenida 2MD, Avenida Canal 2ME, rua 7, Avenida Canal MD, Avenida Bento Ribeiro Dantas, Avenida Brasil, Avenida Guilherme Maxwell, rua Capitão Carlos, rua Nova Jerusalém, Avenida Brasil, Brigadeiro Trompowski, Avenida Brasil, Londres, Praça das Nações, Dona Isabel, Leopoldo Bulhões, Eurico de Souza Leão, Avenida Novo Rio, Viaduto de Manguinhos, Avenida Bento Ribeiro Dantas, Avenida Canal MD7, Avenida Canal 2ME, Avenida Canal 2MD, rua 4 e Praça do Conjunto Esperança.

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 197 convencionais e 46 especiais
Linhas: 15 convencionais e 5 especiais
Passageiros/mês: 3.783.307 convencionais e 107.668 especiais

Em 1983, extingue a linha de frescão 2143 (Castelo - Cocotá), transfere a concessão da linha 2145 (Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont) para a Real Auto Ônibus e retira seus carros da linha 2144 (Aeroporto Internacional - Alvorada), operada em pool com a Real Auto Ônibus.

Em 1983, 
extingue a linha de frescão 2143 (Castelo - Cocotá)transfere a concessão da linha de frescão 2145 (Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont) pra Real Auto Ônibus e retira seus carros da linha 2144 (Aeroporto Internacional - Alvorada), operada em pool com a Real Auto Ônibus.

Em julho de 1984, inaugura a linha de integração Metrô-Ônibus M-93, atraindo poucos passageiros, pois a população preferia seguir direto de ônibus para o Centro, ou então com transbordo na Leopoldina para a Zona Sul, com as novas linhas expressas da CTC, 460 (São Cristóvão - Leblon) e 461 (São Cristóvão - Ipanema) via Túnel Rebouças, inauguradas poucos meses depois.

Em outubro de 1984, alegando prejuízos, extingue sua última linha de frescão, a 2142 (Castelo - Bananal) que transportava diariamente cerca de 900 passageiros, com frota de 8 carros. Em compensação  aumenta a frota das linhas convencionais 322 e 328 com mais 6 ônibus.


Linhas da Paranapuan em 1985
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Em primeiro de novembro 1990, as empresas Auto Diesel, Campo Grande, Paranapuan, Ideal, Matias, Verdun, Rubanil, e Redentor firmam na Secretaria de Transportes um acordo para implantar novas linhas de ônibus especiais, com ônibus rodoviários. Em junho de 1991, a Paranapuan explorava as linhas especiais Castelo - Zumbi e Castelo - Bananal, com 6 carros em cada. 

Em março de 1992, a Paranapuan inaugura a linha 320 (Praça 15-Vila Pinheirocom 5 carros circulando das 5h às 21h, beneficiando os moradores do complexo da Maré,  No mesmo dia a Viação Ideal inaugurou a linha 330 (Praça 15-Vila Pinheiro) mas com itinerário diferente.




Em dezembro de 1997, recebe 30 ônibus urbanos equipados com transmissão automática, motor dianteiro, encarroçados pela Caio sobre chassi Mercedes Benz 1620. A empresa já operava 10 veículos com câmbio automático desde agosto de 1996.

Em 18 de outubro de 2004, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 696A (Del Castilho-Fundão). No mesmo dia, a a Viação Ideal inaugurou a linha de integração metrô-ônibus 634A (Del Castilho-Fundão) com itinerário similar.

Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, ambas as linhas foram renumeradas respectivamente para 913 e 616.

Em 2010, inaugura a linha 323 (Bananal-Castelo) circular, via Cacuia.

Em 2014 é inaugurada a operação de quarto ônibus articulados no sistema BRT. Cada veículo, com 18,6 metros de comprimento, tinha capacidade para 133 passageiros, sendo 49 sentados e 84 em pé.

Em 2017, a linha 910 foi restabelecida e prolongada do Fundão até Irajá. No mesmo ano foi extinta a linha 934 (Ribeira-Portuguesa).




Em 15 de junho de 2018, a Justiça de São Paulo determina a apreensão 75 ônibus da empresa, em função da falta de pagamento do financiamento. No mesmo dia a Viação Ideal assume temporariamente a operação da Linha 327 (Castelo - Ribeira) via Linha Vermelha.


Apresentação do novo lay-out em novembro de 2018


Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit

322 - Castelo - Ribeira   
323 - Castelo – Bananal, via Linha Vermelha  
327 - Castelo – Ribeira, via Linha Vermelha  
328 - Castelo - Bananal   
328 SVB - Candelária – Bananal, via Fundão  
634 - Saens Peña - Bananal   
901 - Bonsucesso - Ribeira   
910 - Bananal - Irajá   
913 - Del Castilho - Fundão   
915 - Bonsucesso - Aeroporto   
922 - Tubiacanga - Fundão   
924 - Bananal - Aeroporto   


Outubro de 2021


Em março de 2023, é apresentado o novo lay-out da frota em carros adquiridos de segunda mão. Na mesma ocasião foi anunciado o plano de renovação da frota com a aquisição de 20 novos carros.


Novo lay-out apresentado em março de 2023


Prefixo  da Frota: 10 000 

Garagens

Estrada do Galeão, 130, Ilha do Governador (Área Militar)
Estrada do Galeão, 178, Ilha do Governador

REFERÊNCIAS:

Transportes Paranapuan S.A.. Diário Oficial da União. 12 agosto 1949. Seção 1, p.73.

Transportes Paranapuan, Sociedade Anônima. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1950. p.9.

Transportes Paranapuan, Sociedade Anônima. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. 
Rio de Janeiro. 22 março 1951. p.12.

Transportes Paranapuan, Sociedade Anônima. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 17 abril 1952. p.19.

Ônibus na Ilha do Governador. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 maio 1954. Sexta Seção. p.6.

A Ilha do Governador terá mais transportes. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 28 fevereiro 1957. p.3.

Situação da Greve em cada uma das emprêsas de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. p.7.

Inaugurada nova linha de ônibus Zumbi-Copacabana. O Globo. Rio de Janeiro. 12 março 1964. p.6.

Moradores de Copa reclamam contra extinção de ônibus. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 31 maio 1964. p.12.

Ilha do Governador e seus problemas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 16 setembro 1964. p.2.

Moradores agradecem. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 15 setembro 1966. p.13.

Ônibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 04 maio 1969. 6º Caderno. p.1.

Secretaria divulga horário de ônibus que ligam Centro e bairros à Ilha do Fundão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 agosto 1969. p.5.

Ônibus vão ter os seus itinerários modificados. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1976. p.7.

Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 setembro 1981. p.15.

Integração com o metrô pode ser suspensa. O Globo. Rio de Janeiro. 1984, outubro 14. Matutina, Jornais de Bairro. p.8.

Classe média troca carros pelos ônibus especiais. Jornal do Brasil. 
Rio de Janeiro. 16 junho 1991. p.25.

Frotista prefere câmbio automático. O Fluminense. 
Niterói. 24 dezembro 1997. Veículos. p.2.

Página lançada em 10 de novembro de 2018.