Transportes Uruguay S.A.
1961 – 1986
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1961 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
Inicia suas operações numa linha de lotação entre a Tijuca o Centro.
Avenida Beira Mar em 1962
Foto Arquivo Nacional
Em 1962, inaugura a linha de ônibus 101 (Sáenz Peña - Leblon) com o seguinte itinerário: rua Barão Pirassununga, Desembargador Isidro, Praça Sáenz Peña, Almirante Cochrane, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Canning, Gomes Carneiro, Praça General Osório, Prudente de Morais, General San Martin, Jerônimo Monteiro e Praça Professor Azevedo Sodré.
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes a linha 101 (Sáenz Peña-Leblon) foi renumerada para 407, sendo extinta em abril no mesmo ano.
Linha 407 (Saénz Penã - Leblon) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com rua Bolívar, em frente ao Supermercado Merci, em 1964. Carro modelo Metropolitana Guanabara sobre chassi Mercedes Benz do Brasil LP-321 ano 1962. Foto Augusto Antonio dos Santos
Lapa
Em agosto de 1964, circulam os últimos lotações da antiga Viação Saens Peña na linha 215 (Uruguai-Carioca), logo substituídos pelos ônibus da Viação Uruguai.
No final de 1964, assume a linha 292 (Castelo - Inhaúma), até então explorada pela Viação Presidente, com o seguinte itinerário: Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Praça Vicente Neiva, São Januário, Teixeira Junior, General Almério de Moura, Ricardo Machado, Prefeito Olímpio de Mello, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Largo dos Pilares, Álvaro Miranda, Praça Botafogo, Padre Januário e Praça 24 de Outubro.
Ponto final da linha 292 (Castelo - Inhaúma) na rua México por volta de 1965
Em 4 de setembro de 1966, a Viação Uruguai restabelece a linha 294 (Engenho da Rainha - Castelo), com frota de 15 ônibus e o seguinte itinerário: Debret, Araujo Porto Alegre, Graça Aranha, Almirante Barroso, Praça dos Expedicionários, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Avenida Novo Rio (atual Linha Amarela), Democráticos, Itaóca, Estrada Velha da Pavuna, Praça 24 de Outubro, Padre Januário, Praça Botafogo, Álvaro de Miranda, Largo dos Pilares, João Ribeiro, Automóvel Clube, Júlia Cortines, com ponto final na Praça Abuná.
A linha foi extinta 70 dias depois, por ser deficitária, sendo transformada em booster matutino, com apenas duas saídas para o Centro às 6 horas da manhã.
Também em 1966, assume a operação da linha 296 (Castelo - Irajá), até então explorada pela Viação Inhaúmense, ex- Germinal de Souza Transportes.
Linha 215 (Carioca - Uruguai) em dezembro de 1968
Foto Arquivo Nacional
Por volta de 1972, a linha 215 (Carioca - Uruguai) foi transferida pra Viação Tijuca.
Em 22 de maio de 1972, seguindo novo Plano de Transportes para diminuir o número de ônibus no Centro, foram inauguradas as linhas 665 (Inhaúma-Benfica) e 711 (Irajá - Benfica), parciais das linhas 292 (Inhaúma-Castelo) e 296 (Irajá - Castelo). A linha 665 foi extinta em 1974.
Linhas e frota determinada em 1973
125 - Estrada de Ferro - General Osório, 31 carros
292 - Castelo - Inhaúma, 27 carros
296 - Castelo - Irajá, 24 carros
665 - Inhaúma - Benfica, 10 carros
711 - Irajá - Benfica, 9 carros
Linha 125 (Estrada de Ferro - General Osório) por volta de 1976,
com a última pintura antes da empresa ser incorporada ao
grupo da Viação Verdun
Linhas em novembro de 1978
125 - Estrada de Ferro - General Osório
292 - Castelo - Inhaúma
296 - Castelo - Irajá
711 - Irajá - Benfica
711 - Irajá - Benfica
Por volta de 1979, a Linha 711 (Irajá - Benfica) foi prolongada até o Rio Comprido.
Em 1981, a Viação Uruguay adquire a Linha 299 (Castelo - Acari) da Viação Acari, suprimindo a linha 292 (Castelo - Inhaúma).
Em pouco tempo, as linhas 296 e 299 tiveram seus itinerários alterados para substituir a linha 292.
Em outubro de 1982, a linha 299 (Castelo-Inhaúma) foi prolongada até Cavalcanti, com ponto final na rua Laurindo Filho.
O Globo, 08/10/1982
A linha 299 (Castelo-Inhaúma) funciova das 4h às 2h da manhã, com frota de 22 carros e intervalos programados de 7 minutos nos horários de maior movimento, com o seguinte itinerário: Nilo Peçanha, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Viaduto Engenheiro Paulo Souza Reis, Figueira de Melo, Pedro II, Almirante Baltazar, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, rua Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Guandi, Lino Teixeira, Dois de Maio, Souza Barros, Propícia, Capitão Resende, Caxambi, Cirne Maia, Honório, Vasco da Gama, Suburbana, Viaduto Cristóvão Colombo, Álvaro Miranda, Automóvel Clube, Padre Januário, Estrada Velha da Pavuna, Silva Valle, seguindo até a rua Laurindo Lobo.
Em primeiro de fevereiro de 1982, a Viação Uruguai suspende suas operações na linha de integração Metrô-Ônibus M-21 (Metrô Botafogo-General Osório), operada em pool com mais 6 empresas particulares:
Em primeiro de fevereiro de 1982, a Viação Uruguai suspende suas operações na linha de integração Metrô-Ônibus M-21 (Metrô Botafogo-General Osório), operada em pool com mais 6 empresas particulares:
Linha 125 (Estrada de Ferro-General Osório) no Terminal Procópio Ferreira, em julho de 1982
A nova pintura da Uruguai era praticamente igual da Viação Verdun, do mesmo grupo empresarial. A pintura da Viação Verdun tinha detalhes em branco na frente e na traseira, enquanto na Uruguai era toda azul.
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 125
Linhas: 5
Passageiros/mês: 2.311.157
Linhas da Viação Uruguai em setembro de 1984
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No segundo semestre de 1984, foi inaugurada a linha 298 (Castelo - Coelho Neto).
A Viação Uruguai encerrou suas operações em 1986.
Prefixo da Frota: 50 500
Garagem: rua Coronel Amilcar de Magalhães, 105, Del Castilho, próxima à garagem da Viação Nossa Senhora de Lourdes.
Frota
1969 111
1973 101
1982 125
1984 115
REFERÊNCIAS:
Transportes Uruguay S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 22 março 1963. Parte I. p.6551.
Transportes Uruguay S.A., Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 19 maio 1963. Segundo Caderno. p.9.
Com o Departamento de Concessões. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 11 abril 1964. Segunda Seção. p.5.
Lotações Lins Praça Paris não serão extintos. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 agosto 1964. Primeira Seção. p.2.
Nova linha para Engenho da Rainha. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 03 setembro 1966. p.9.
Engenho da Rainha tem problemas de condução. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 janeiro 1967. p.15.
Linha de ônibus 292. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 26 fevereiro 1969. Segunda Seção. p.6.
Correio do ABC. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 10 novembro 1969. p.4.
Capotou espetacularmente ! Luta Democrática. Rio de Janeiro. 12 maio 1970. p.5.
Três empresas de ônibus assaltadas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 18 setembro 1970. p.2.
Assinada integração de ônibus e metrô. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 12 setembro 1981. p.10.
Linha de Ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 06 novembro 1981. p.3.
Luta aberta, ainda o azeite. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 06 novembro 1981. p.3.
Cavalcânti festeja novo ônibus, que empresa retirou de Inhaúma. O Globo. Rio de Janeiro. 08 outubro 1982. Jornal de Bairro. p.6.
Inhaúma / Problema. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 23 setembro 1986. p.6.
Inhaúma / Problema. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 23 setembro 1986. p.6.
Página lançada em 12 de outubro de 2018.
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