Germinal

Germinal de Souza Transportes S.A. 
Viação Inhaúmense Ltda.

1953 - 1966

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em meados da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro. 

No primeiro semestre de 1958, explorava a linha de ônibus 261 ( Castelo – Engenho da Rainha), com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo do Benfica, Suburbana, Democráticos, Itaóca, Estrada Velha da Pavuna, Praça 24 de Outubro, Padre Januário, Praça Botafogo, Álvaro Miranda, Largo dos Pilares, João Ribeiro, Automóvel Clube, Mário Ferreira e Praça Abuná. 

No mesmo ano a linha 261 (Castelo-Engenho da Rainha) é renumerada, ganhando a vista 281 (Castelo - Engenho da Rainha).

Em junho de 1958, com frota de 30 carros, explorava duas linhas de ônibus: 

280 - Castelo – Inhaúma
281 - Castelo – Engenho da Rainha


Terminal da Avenida Erasmo Braga no Castelo por volta de 1960

Diário da Noite, 16/03/1961
Linha 281 (Castelo - Engenho da Rainha) na Estrada do Timbó, Higienópolis, em setembro de 1961. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Entre 1963 e 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas 280 (Castelo - Inhaúma) e 281 (Castelo - Engenho da Rainha) são renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 292 (Castelo - Inhaúma) e 294 (Castelo - Engenho da Rainha).





Em agosto de 1964, a linha 292 (Castelo-Inhaúma) foi suprimida, deixando os moradores dos bairros de Pilares, Del Castilho, Benfica e São Cristóvão sem atendimento.

No mesmo ano a linha 294 (Castelo - Engenho da Rainha) foi extinta, por ser considerada deficitária. 

Em compensação a Germinal inaugura a linha 315 (Tiradentes - Inhaúma), via Avenida Brasil, junto com a inauguração do Park-Way Faria Timbó. 

Em pouco tempo a linha 315 foi substituída pela linha 296 (Vicente de Carvalho - Castelo) da própria empresa, com o seguinte itinerário: rua Debret, Almirante Barroso, Praça dos Expedicionários, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo do Benfica, Suburbana, Estrada Velha da Pavuna, Estrada do Timbó, Itaóca, Dona Emília, José dos Reis, Suburbana, Largo dos Pilares, João Ribeiro, Automóvel Clube, até o Largo Vicente de Carvalho.

Em 1965, a empresa altera sua razão social para Viação Inhaúmense Ltda.

A empresa foi extinta em 1966, quando explorava sua única linha de ônibus, a 296 (Castelo – Irajá), logo assumida pela Transportes Uruguai.

Em agosto de 1969, é realizado Leilão Judicial de venda de alguns equipamentos da Viação Inhaúmense, entre eles um ônibus Mercedes Benz LP 321, chassi Cermava, 33 lugares sentados, número de ordem 25028, placa GB-8-45-78, como motor tipo OM-21919, modelo ano de 1957.

Prefixos da Frota

84 500
25 000 

Garagem: Avenida João Ribeiro, 642, Tomás Coelho


REFERÊNCIAS:

Prefeitura. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 agosto 1953. p.8.

Germinal de Souza Transportes. Diário Oficial da União. 25 setembro 1956. Seção 2, p.31.

À praça e ao público em geral. Última Hora. Rio de Janeiro. 30 maio 1957. p.3.

Sob o comando do General Denís o contra-ataque à Greve surtiu bom efeito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 junho 1958. p.7.

Motoristas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 setembro 1958. Segundo caderno, p.17.

Até ônibus fantasmas estão sendo multados por excesso. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 13 setembro 1958. p.2.

O Pranto do Povo. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 18 setembro 1958. p.2.

Pedirão ao prefeito urgente revisão de numerosas linhas. O Jornal. Rio de Janeiro. 20 setembro1958. p.7.

Micro-ônibus x Lotação x Ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 11 março 1959. p.18.

Quatorze feridos no desastre de dois ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 05 julho 1959. p.5.

Sindicato dos condutores de veículos rodoviários e anexos do Rio de Janeiro. Luta Democrática. 01 agosto 1959. p.5.

Ônibus contra ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 15 março 1961. p.5.

Contra a emprêsa Germinal de Souza. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 10 janeiro 1962. p.16

RIBEIRO, Moacir T.D. Ônibus-Diesel irão agravar o tráfego. Jornal do Commercio. 26 abril 1964. p.7.

Prejudicial a extinção da Linha 290. Correio da Manhã. 03 setembro 1964. p.8.

Leilão Judicial Terra Nova. Jornal do Commercio. 08 agosto 1969. p.9.

Página lançada em 28 de janeiro de 2019.

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