Empreza de Omnibus de Luxo Ltda.
Empreza Interestadual de Omnibus de Luxo
Limousine Federal Ltda.
Auto Viação Taruman Ltda.
1930 - 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1930 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Saad & Fernandes Costa de Carvalho, composta pelos seguintes sócios:
George Saad
Francisco Fernandes Costa de Carvalho
Nagib Koury
Naja Koury
Camil Saad
Em 29 de dezembro de 1930, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de ônibus, a Praça Mauá - Igrejinha, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wenceslau Braz, rua do Tunnel, Salvador Corrêa (atual Princesa Isabel) e Avenida Atlântica até o Forte de Copacabana. Com duas secções tarifárias de 600 réis cada:
1ª - Praça Mauá - Pavilhão Mourisco
2ª - Pavilhão Mourisco - Igrejinha
O Globo, 22/01/1931
Correio da Manhã, 06/03/1932
Em 6 de abril de 1932, a firma Saad & Fernandes Costa Carvalho eleva seu capital a 420:000$000 e altera sua denominação para Empreza de Omnibus de Luxo Ltda.
Em 21 de julho de 1933, a nova Empreza Interestaual de Omnibus de Luxo Ltda. (Limousine Federal) foi autorizada a implantar sua primeira linha, a Mauá - Leblon com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wenceslau Braz, rua do Tunnel, Salvador Corrêa (atual Princesa Isabel), Atlântica, Sá Ferreira, Bulhões de Carvalho, Gomes Carneiro, Praça General Osório, Barão da Torre e Avenida Henrique Dumont, em Ipanema. Com 3 secções tarifárias:
1ª - Praça Mauá - Pavilhão Mourisco, 600 réis
2ª - Pavilhão Mourisco - Rua Gomes Carneiro, 600 réis
3ª - Rua Gomes Carneiro - Leblon, 200 réis
A linha foi inaugurada em 15 de julho de 1933, om frota de 7 ônibus General Motors /Bedford. Substituindo a linha Mauá - Igrejinha.
Diário da Manhã, 24/12/1933
Em 18 de outubro de 1934, a Empreza de Omnibus de Luxo foi autorizada a modificar as seções da linha Mauá - Leblon, que permaneceu com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wenceslau Braz, rua do Tunnel, Salvador Corrêa (atual Princesa Isabel), Atlântica, Rainha Elizabeth, Vieira Souto, Teixeira de Mello, Praça General Osório, Prudente de Moraes, Avenida Henrique Dumont até a Praça Henrique Dumont, em Ipanema. Com 4 secções tarifárias:
1ª - Praça Mauá - Pavilhão Mourisco, 600 réis
2ª - Pavilhão Mourisco - Rua Constante Ramos, 400 réis
3ª - Constante Ramos - General Osório, 200 réis
4ª - General Osório - Praça Henrique Dumont, 200 réis
Beira Mar, 27/10/1934
Em janeiro de 1937, é fundada a empresa Limousine Federal Ltda, compostas pelos sócios Sebastião Ribeiro de Castro e Empreza Interestadual de Ônibus de Luxo Ltda, com capital de 250:000$000 e sede na rua Carlos Góis, 60, Leblon.
Inicia suas operações na linha 12 (Estrada de Ferro - Ipanema) com frota da Viação Botafogo.
A Noite, 30/01/1937
Em meados de 1937, a Limousine Federal inaugura sua segunda linha, a 3 (Mauá - Ipanema).
Linhas em agosto de 1937
3 - Mauá - Ipanema Limousine Federal
4 - Mauá - Ipanema E.O.L.
12 - Estrada de Ferro - Ipanema Limousine Federal
Em janeiro de 1938, seguindo no Plano de Transportes, visando desafogar a Avenida Rio Branco, são criadas as seguintes linhas auxiliares, com ponto final no Castelo:
62 - Castelo - Ipanema, via Lagoa, auxiliar linha 12, Limousine Federal
63 - Castelo - Ipanema, via Barão da Torre, auxiliar linha 3, Limousine Federal
64 - Castelo - Ipanema, via Prudente de Morais, auxiliar linha 4 E.O.L.
Em 11 de julho de 1938, o sócio Sebastião Ribeiro de Castro se retira da Limousine Federal Ltda.
Correio da Manhã, 28/08/1938
Linhas 4 (Mauá-Ipanema) da Empresa Omnibus de Luxo e
11 (Tijuca-Ipanema) da Viação Carioca
Fotograma de 1938
A partir do dia 24 de julho de 1939, as seguintes linhas omnibus deixam de circular pela avenida Atlântica, passando a seguir pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana:
3 - Mauá - Ipanema Limousine Federal
4 - Mauá - Ipanema E.O.L
12 - Estrada de Ferro - Ipanema Limousine Federal
62 - Castello - Ipanema Limousine Federal
63 - Castello - Ipanema Limousine Federal
64 - Castello - Ipanema E.O.L
Correio da Manhã, 05/08/1939
Em abril de 1941, a Empresa Omnibus de Luxo é adquirida pela empresa Independência Auto Ônibus.
O Radical, 13/04/1941
Em 24 de outubro de 1941, a Limousine Federal, com frota de 10 carros de 17 de lugares, inaugura a primeira linha de ônibus para Santa Teresa, a 78 (Largo da Carioca – Santa Teresa), com o seguinte itinerário: Largo da Carioca, Senador Dantas, Passeio, Riachuelo, Francisco Muratori e Almirante Alexandrino até o ponto final em frente ao Edifício Raposo, no Dois Irmãos.
Em 1942, a Empresa Omnibus de Luxo suprime a linha 4 (Mauá-Ipanema).
Em maio de 1942, a linha 1 (Mauá - Monroe) passa a ser operada pelas seguintes empresas, cada uma com um carro: Viação Brasil, Empresa Brasileira de Ônibus, Viação Carioca, Viação Continental, Viação Cruz de Malta, Viação Cruzeiro do Sul, Viação Elite, Viação Estrela do Norte, Viação Excelsior, Viação Glória, Independência Auto Ônibus, Limousine Federal, Empresa Ônibus de Luxo, Viação Popular, Viação São Jorge e Viação Victoria.
Em agosto de 1943, a Limousine Federal foi autorizada a implantar a linha 68 (Castelo - Copacabana) com 13 ônibus e ponto final na rua Constante Ramos.
Linhas em outubro de 1943
3 - Castelo - Ipanema Limousine Federal
12 - Estrada de Ferro - Ipanema Limousine Federal
63 - Castelo - Ipanema Limousine Federal
64 - Castelo - Ipanema E.O.L.
68 - Castelo - Copacabana Limousine Federal
Em novembro de 1944, a prefeitura autoriza a incorporação da Viação Botafogo à firma Interestadual Omnibus de Luxo, proprietária da Limousine Federal.
Em 1946, a última linha da Empreza Omnibus de Luxo, a 64 (Castelo - Ipanema) foi transferida para a Viação Relâmpago.
Em fevereiro de 1946, a Limousine Federal suprime a linha 63 (Castelo - Ipanema).
Diário de Notícias, 03/10/1946
Em novembro de 1946, transfere a linha 3 (Castelo - Ipanema) para a Viação Relâmpago. No mesmo ano a Viação Relâmpago inaugura a linha 103 (Sáenz Peña - Ipanema), prolongada até o Leblon entre 1949 e 1950.
Divulgação em 1947
Em 31 de julho de 1948, foi suprimida a linha 68 (Castelo - Copacabana) restando em operação apenas a linha 12 (Estrada de Ferro - Ipanema).
Foto Brasil Constrói
Em abril de 1955, o ponto final da linha 12 (Estrada de Ferro - Leblon) foi transferido do Leblon para a Praça General Osório.
Ponto final da linha 12 (Estrada de Ferro - Praça General Osório) na Praça Cristiano Ottoni
em frente à Gare Dom Pedro II
Rua Barata Ribeiro, esquina rua Inhangá, em março de 1960
Foto Arquivo Nacional
Avenida Graça Aranha em dezembro de 1961
Linha 12 (Estrada de Ferro-General Osório) em fevereiro de 1962 na Praia do Flamengo
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1962, a Viação Limousine Federal Ltda. altera sua razão social para Auto Viação Taruman Ltda.
Em 21 de abril de 1964, a CTC inaugura a linha 122 (Candelária - Forte de Copacabana) . Em 17 de maio de 1964 a linha foi prolongada até a Central do Brasil e transferida para a Viação Taruman, com o seguinte itinerário: Praça Cristiano Ottoni, Praça Duque de Caxias, Marechal Floriano, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, 13 de Maio, Praça Floriano, Luís de Vasconcelos, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Passagem, Góis Monteiro, Lauro Sodré, Tunnel Novo, Barata Ribeiro, Tunnel e Raul Pompéia. Volta: Raul Pompéia, Francisco Otaviano, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Tunnel Novo, Lauro Sodré, General Góis Monteiro, Passagem, Praia de Botafogo, Rui Barbosa, Praia do Flamengo, Beira Mar, Presidente Antonio Carlos, Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Visconde da Gávea, Marcílio Dias e Praça Cristiano Ottoni.
Linha 122 na Praia do Flamengo por volta de 1965
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A Viação Taruman encerra suas operações em outubro de 1968 ao transferir o seu acervo à empresa Transportes Uruguai que assumiu a operação de suas duas únicas linhas, a 122 (Estrada de Ferro-Copacabana) e 125 (Estrada de Ferro - General Osório).
Garagens
1ª - Rua Barão da Torre, 635, Ipanema
2ª - Rua Carlos Góis, 60, Leblon
Prefixo da empresa: 18 000
Frota
1940 21
1941 33, sendo 11 da Limousine Federal
1946 33
1955 33
REFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1931. p.17.
Mais uma linha de omnibus para Copacabana. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1931. p.10.
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 junho 1932. p.21.
Alterações de Contrato. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 07 abril 1932. p.14.
Actos do Inspector de Concessões. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 24 abril 1933. p.8.
Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 julho 1933. p.21.
A linha Mauá - Leblon servida por mais uma empresa de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 22 julho 1933. p.3.
Termo Additivo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 outubro 1934. p.20.
Contratos. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 09 janeiro 1937. p.15.
Edital. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 agosto 1937. p.17.
Departamento Nacional de Indústria e Commercio. O Imparcial. Rio de Janeiro. 14 julho 1938. p.6.
O serviço de omnibus. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 16 julho 1939. p.10.
Novos rumos para a Empreza Omnibus de Luxo. O Radical. 13 abril 1941. p.3.
Departamento de Concessão. Diário Oficial da União. 02 dezembro 1944. Seção 2, p.34.
Boletim da Cidade. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 26 fevereiro 1946. p.12.
Edital nº 63. Diário Oficial da União. 22 julho 1948. Seção 2, p.23.
Mais três linhas de ônibus foram inauguradas hoje. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 06 abril 1955. p.8.
Auto Viação Taruman Ltda. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 08 janeiro 1971. p.5.