Glória

Viação Glória Ltda.
1932 - 1980

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1932 na cidade do Rio de Janeiro por J.Antonio Moreira. 

Distinta da antiga Viação Glória que funcionou entre 1927 e 1928.

Em 14 de junho de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Palácio Monroe - Meyer, via Jacaré, com o seguinte itinerário: Rua Cardoso (atual Coração de Maria), rua Archias Cordeiro, Souza Barros, Largo do Jacaré, Dois de Maio, Viúva Cláudio, Lino Teixeira, Conselheiro Mayrink, Doutor Garnier, Anna Nery, São Luiz Gonzaga, Praça Marechal Deodoro (Campo), Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Francisco Bicalho, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 1$200 réis e 4 secções:

1ª - Meyer - Rua Licínio Cardoso (esquina Anna Nery), 400 réis
2ª - Rua Licínio Cardoso (esquina Anna Nery) -  Largo da Cancella, 200 réis
3ª - Largo da Cancella - Palácio Monroe, 600 réis
4ª - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em pouco tempo a linha foi prolongada até o Engenho de Dentro.

Em 23 de agosto de 1933, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Caju Retiro - Palácio Monroe, com o seguinte itinerário: Retiro Saudoso, Ponta do Caju, rua José Clemente, rua Bella de São João, Campo de São Christóvão, rua Escobar, Figueira de Mello, Francisco Eugenio, Francisco Bicalho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha 4 secções tarifárias:

1ª - Retiro Saudoso - Campo de São Christóvão, 200 réis
2ª - Campo de São Christóvão - Leopoldina, 200 réis
3ª - Leopoldina - Palácio Monroe, 400 réis
4ª - Rua Camerino - Palácio Monroe, 200 réis


Linha Palace Hotel - Barata Ribeiro. Diário da Noite, 20/01/1935, p.1


Em 11 de maio de 1935, inaugura a linha Palácio Monroe - Largo da Abolição, primeira linha de omnibus a servir o bairro do Cachamby.

Em 27 de agosto de 1935, foi autorizada a implantar a linha de omnibus São Januário - Palácio Monroe: com o seguinte itinerário: rua São Januário (a partir da esquina da rua do Bonfim), Largo da Cancella, São Luiz Gonzaga, Campo de São Christóvão, Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Estação Barão de Mauá, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 700 réis e 4 secções tarifárias:

1ª - Rua São Januário - Largo da Cancella, 200 réis
2ª - Largo da Cancella - Estação Barão de Mauá, 200 réis
3ª - Estação Barão de Mauá - Palácio Monroe, 400 réis
4ª - Rua Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em 27 de dezembro de 1935, foi autorizada a transferir a concessão da linha Palácio Monroe - São Januário à Viação Oriental.

Entre 1940 e 1941, seguindo novo Plano de Transportes, visando desafogar a Avenida Rio Branco, o ponto final da Linha 33 (Monroe - Abolição) é transferido do Palácio Monroe para a Praça Mauá.

Em 1941, a Viação Glória adquire a Viação Vera Cruz, assumindo suas 4 linhas suburbanas:

S-13 - Cascadura-Bangu
S-14 - Cascadura – Marechal Hermes
S-17 - Cascadura - Vila Valqueire
S-45 - Campo Grande-Bangu

Em maio de 1942, a Linha 1 (Mauá-Monroe) passa a ser operada por um pool de 16 empresas, cada uma com um carro: Viação Brasil, Empresa Brasileira de Ônibus, Viação Carioca, Viação Continental, Viação Cruz de Malta, Viação Cruzeiro do Sul, Viação Elite, Viação Estrela do Norte, Viação Excelsior, Viação Glória, Independência Auto Ônibus, Limousine Federal, Empresa Ônibus de Luxo, Viação Popular, Viação São Jorge e Viação Victoria.

Linhas da Viação Glória em agosto de 1943

32         Mauá – Meyer
33         Mauá – Abolição
S-13 Cascadura – Bangu
S-14 Cascadura – Marechal Hermes
S-16 Cascadura – Affonsos
S-17 Cascadura – Vila Valqueire
S-45 Campo Grande – Bangu

Em outubro de 1944, a firma Cruz Filho & Cia Ltda. era a proprietária da empresa.

Em março de 1946, contava com frota de 18 ônibus e garagem na Avenida Suburbana, 9.310, no bairro de Quintino Bocaiuva. 

Em 20 de abril de 1948,  inaugura a Linha 133 (Meyer-Forte de Copacabana). 


Linha 33 (Praça Mauá - Largo da Abolição) em 10/07/1949. Modelo Grassi sobre chassi Indiana (USA). Foto Museu Virtual do Transporte Urbano/NTU.


Em 1950, operava as linhas 33 (Mauá - Abolição) e 133 (Meyer - Forte de Copacabana).

Em março de 1953, com frota de 40 ônibus,  explorava duas linhas: 33 (Abolição - Mauá) e 133 (Meyer - Forte de Copacabana). Contava com 20 ônibus, sendo 13 GM Coach, também conhecidos como gostosões, parados por falta de peças de reposição, em função da proibição de importação de peças imposta pelo Governo Federal.

Em fevereiro de 1955, inaugura a linha 231 (Castelo - Engenho de Dentro), extinta em 1957.

Em junho de 1958, com frota de 26 ônibus, explorava sua única linha, a 133 (Meyer – Copacabana).


Linha 455 (Meyer - Copacabana) no Aterro do Flamengo, em 1965. 
Foto Augusto Antônio dos Santos. 


Em 1967,  inaugura a Linha 285 (Valqueire - Praça 15),  repassada à Viação Choupal no ano seguinte.

Em 1968, assume a operação das linhas 238 (Praça 15 - Engenho de Dentro) e 239 (Praça 15 - Engenho de Dentro), até então exploradas pela Viação Todos os Santos.

Em janeiro de 1969, explorava as linhas 455 (Meyer – Copacabana), com 38 carros,  238 (Praça 15 – Engenho de Dentro), 239 (Praça 15 – Engenho de Dentro), e 646 (Piedade - Engenho Novo). 

No segundo semestre de 1969, a concessão da Linha 455 (Meyer-Copacabana), é transferida à Viação Acari, junto com a respectiva frota de 38 ônibus.




Em 22 de maio de 1972, inaugura as linhas:

604 - Engenho de Dentro - Colégio Militar, parcial da 238
605 - Engenho de Dentro - Colégio Militar, parcial da 239

Ambas as linhas foram extintas no mesmo ano.

Linhas e frota determinada em 1973

238 - Praça 15 - Engenho de Dentro, via Grajaú, 28 carros 
239 - Praça 15 - Engenho de Dentro, via 24 de Maio, 18 carros


Cermava 1968

O Globo, 03/06/1975



Em 1979 a Empresa  explorava, de forma precária, correndo o risco de cassação, duas linhas de ônibus, a 238 (Praça  15 – Engenho de Dentro) e 239 (Praça 15 – Engenho de Dentro), via 24 de maio. 

Em março de 1980 a Viação Glória paralisa suas atividades, demitindo seus 130 empregados. As linhas são assumidas pela CTC.

Garagens

Rua 24 de Maio, 769, Sampaio
Avenida Suburbana, 9310, Quintino
Rua Elias da Silva, 11, Piedade
Rua Torres de Oliveira, 335, Piedade. Já ocupado pela Viação Todos os Santos e atualmente pela Verdun.

Prefixos da Frota: 

76 00            Década de 1950
37 000


Frota

1940        18
1941        18
1946        18
1958        26
1969        96
1973        46


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 junho 1932. p.20.

Grave desastre na rua Visconde de Itaúna. A Noite. Rio de Janeiro. 14 julho 1932.

Cachamby já possue sua linha de omnibus. O Globo. Rio de Janeiro. 11 maio 1935.

Termo de Transferência de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 janeiro 1936. p.32.

Garages. Almanak Laemmert 1938. Rio de Janeiro. Distrito Federal, p.151.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Ameaçado o Rio ficar sem ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 27 março 1946. Geral, p. 11. 

Aviso ao Público. A Noite. Rio de Janeiro. 16 abril 1948.

O ônibus empurrado pelo bonde. A Noite. 30 junho 1950. p.1.

Duzentos ônibus nas garagens e o carioca torrando nas filas. O Globo. Rio de Janeiro. 23 março 1953. p.11.

Ônibus sem segurança. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1957. p.6.

Situação da Greve em cada uma das emprêsas de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. p.7.

Viação Glória. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 março 1968. p.9.

Motorista da 455 disputa páreo na rua. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 setembro 1968. p.12.

Batida de Ônibus e Táxi fere 20. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 novembro 1968. p.18.

Sindicato mostra como motoristas sofrem exploração. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1969. p.1.

Ônibus. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 04 maio 1969. 6º Caderno. p.1

Viação Acari, Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 21 de setembro de 1969. Jornal do Commercio. 13 dezembro 1969. Segundo Caderno. p.5.

Fumaça leva 47 ônibus ao depósito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 outubro. p.14.

Página lançada em 20 de agosto de 1980.

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