Todos os Santos


Viação Todos os Santos S.A.
1962 – 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 29 de setembro de 1961, com frota inicial de 15 lotações, cadastrados na linha Todos os Santos - Praça 15.

O capital social da empresa, de 30 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 15 lotações usados,  cada um avaliado em 2 milhões de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

José da Silva Soares
Placa 5-81-53, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1953
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 03 247 53
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 236

Francisco Miceli
Placa 5-07-11, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 MBB 75 111 37
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1366

Walter Coelho Fernandes
Placa 4-13-25, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 030 0367
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 2356

Alvaro Santana de Oliveira
Placa 4-28-60 marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 020 84423
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 406

Wilson Pieretti
Placa 4-07-31, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 020 5511
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1013

Milton Trindade
Placa 5-12-20, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 020 5123
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem:  

João Jubine
Placa 4-10-44, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 020 5091
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 129

Josino Ribeiro de Oliveira
Placa 5-15-12, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1957
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº OC 312 915 0205 127
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 2036

Francisco D´Elia
Placa 4-41-22, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº 312 915 MBB 6509 375
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1363

Armindo Bastos Marques dos Santos
Placa 5-97-89, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1954
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº 312 915 4505 759
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1011

José Alvarez Rodrigues
Placa 4-43-10, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1952
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº 312 915 07032
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1264

Mário Joaquim Tavares
Placa 5-81-38, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1954
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº 312 915 4507 232
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 1027

Joselio Soares Rodrigues
Placa 4-65-64, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº 313 915 6515 310
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 51

Umberto Paracampo
Placa 4-62-66, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1956
Motor de 110 HP, 6 cilindros, nº OM 312 915 MBB 6513017
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 927

Sabino dos Santos
Placa 4-14-24, marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1952
Motor de 102 HP, 6 cilindros, nº 312 915 00620
Capacidade de passageiros: 20
Número de Ordem: 817

Inicia suas operações na linha de lotação Praça 15 - Todos os Santos.

Em 6 de agosto de 1962, foram incorporados 11 novos lotações de proprietários individuais registrados na linha Todos os Santos - Praça 15, aumentando o capital social da empresa.

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de lotação Praça 15 - Todos os Santos foi numerada, ganhando a vista 238 (Praça 15 - Todos os Santos), tendo sua frota substituída por ônibus ao longo do ano.

Segundo o Guia Rex, em abril de 1964 a linha 238 (Praça 15 - Todos os Santos) tinha o seguinte itinerário: Praça 15 de Novembro, Dom Manuel, Erasmo Braga, Presidente Antônio Carlos, Presidente Wilson, Beira Mar, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Mem de Sá, Frei Caneca, Salvador de Sá, rua Estácio de Sá, Largo do Estácio, Haddock Lobo, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Curupaiti e Paulo Silva Araújo.
 
Em junho de 1964, a empresa anunciava a venda ou troca de sua frota de lotações ano 1957 por ônibus Mercedes-Benz LP- 321. 


Jornal do Brasil, 16/06/1964


Em 14 de agosto de 1964, circularam os últimos lotações na linha 238 (Praça 15 - Todos os Santos), quando era operada com 26 ônibus e 3 lotações.

Em março de 1965, a linha 238 (Praça 15 - Todos os Santos) foi prolongada até o Engenho de Dentro, com o seguinte itinerário: Avenida Amaro Cavalcanti, Doutor Leal e Praça Rio Grande do Norte.

Também em 1965, a empresa inaugura sua segunda linha de ônibus, a 239 (Hospital dos Servidores - Engenho de Dentro), logo prolongada até o Castelo, passando a contar com o seguinte itinerário: Avenida Erasmo Braga, Dom Manuel, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Gustavo Riedel, Ana Leonídia, Doutor Leal e Praça Rio Grande do Norte.

Em 1966, com 8 carros, a empresa assume a linha 250 (Castelo - Encantado), até então explorada pela CTC, com o seguinte itinerário: Erasmo Braga, Dom Manuel, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Melo e Assis Carneiro. 

Em pouco tempo a frota da linha 250 foi reduzida. Em julho de 1967 contava com apenas um carro em circulação, sendo extinta no mesmo ano.



Linha 250 (Castelo - Piedade)


Ainda em 1966, a empresa inaugura a linha circular 646 Piedade - Engenho Novo, circular, com o seguinte itinerário: Estação de Piedade, Assis Carneiro, Clarimundo de Mello, Amaro Cavalcanti, Doutor Bulhões, Dias da Cruz, Hermengarda, Padre Roma, Maria Antônia, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Clarimundo de Melho e Assis Carneiro até a estação de Piedade.

Foto - Linha 238 (Praça 15 - Engenho de Dentro) na Tijuca em 1968




A empresa encerrou suas operações em 1968. Seu patrimônio foi incorporado pela Viação Glória que assumiu suas três linhas: 

238 - Praça 15 - Engenho de Dentro 
239 - Praça 15 - Engenho de Dentro 
646 - Piedade - Engenho Novo




Receitas de Passageiros (Cr$)

1963 -    131.930.952,00
1964 -    230.564.035,00
1965 -    924.960.330,00
1966 - 1.476.142.990,00
1967 - 1.697.024.920,00

Prefixo da frota: 60 000

Garagem: rua Torres de Oliveira, 335, Piedade. Em 2016 ocupado pela Viação Verdun.


REFERÊNCIAS:

Viação Todos os Santos Sociedade Anônima. Ata da Assembleia Geral de Constituição Definitiva, realizada em 29 de setembro de 1961. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 01 dezembro 1961. Parte I. p. 26143.

Viação Todos os Santos Sociedade Anônima. Ata da Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 6 de agosto de 1962. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 18 setembro 1962. Parte I. p.20809.

Viação Todos os Santos S.A. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 março 1963. Segundo Caderno. p.11.

Viação Todos os Santos S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 12 abril 1964. Terceiro Caderno. p.8.

Lotações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 junho 1964. Classificados. p.8.

Lotações Lins Praça Paris não serão extintos. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 agosto 1964. p.2.

Apenas uma empresa foi notificada para retirar os lotações. O Jornal. Rio de Janeiro. 15 agosto 1964. p.8.

Viação Todos os Santos S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 01 maio 1965. Terceiro Caderno. p.23.

Cobradores e Motoristas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 20 julho 1965. p.5.

Desordeiros militam na Viação Todos os Santos. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 12 outubro 1965. p.7.

Trânsito prende nove em blitz contra velocidade. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 14 julho 1966. p.3.

DT prende mais 10 veículos em blitz contra a velocidade. O Jornal.  Rio de Janeiro. 14 julho 1966. p.9.

Servir mal dá prêmio a emprêsa. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 01 outubro 1966. Segunda Seção. p.5.

Viação Todos os Santos S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 abril 1967. p.25.

Linha 250. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 julho 1967. Segundo Caderno. p.4.

Viação Todos os Santos S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 16 fevereiro 1968. p.17.

Viação Todos os Santos S.A., Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 31 julho 1968. Segundo Caderno. p.12.

Viação Todos os Santos S.A., Assembleia Geral Extraordinária. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 19 setembro 1968. Segundo Caderno. p.5.

Página lançada em 8 de abril de 2018.