Histórico
Em 18 de janeiro de 1961 a Breda Turismo inaugura uma linha de ônibus rodoviário entre o Aeroporto do Galeão e a Cidade, beneficiando turistas e funcionários do aeroporto. A licença para exploração da linha foi solicitada pela primeira vez em outubro de 1959, gerando o protesto de taxistas.
Em 20 de janeiro de 1961 a Saturin lança o serviço de ônibus especial entre o Aeroporto do Galeão e os hotéis da Zona Sul, via Aeroporto Santos Dumont, com tarifa de 200 cruzeiros.
Diário de Notícias, 04/06/1963
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Licitação
Em 11 de março de 1966, através do Decreto nº 1.042, foi criado o serviço de ônibus especiais, estabelecendo o uso de veículos com capacidade mínima para 36 passageiros sentados. Em 19 de abril de 1966 foram abertas as propostas para a operação das primeiras duas linhas: Mauá-Santa Cruz e Mauá-Campo Grande.
A concorrência foi vencida pela empresa Expresso Pégaso, que no dia 29 agosto de 1966, com frota de 6 ônibus rodoviários inaugura a linha Praça Mauá - Santa Cruz, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rodrigues Alves, Avenida Brasil, Estrada do Mendanha, Capoeiras, Barcelos Domingos, Aracaju, Vitor Alves, Alfredo de Morais, Ivo do Prado, Estrada Rio do A, Viaduto Prefeito Alim Pedro, Cesário de Melo, Antares, Felipe Cardoso até a Estação de Santa Cruz. A linha tinha tarifa de 940 cruzeiros, a mais cara da cidade.
Em 11 de março de 1966, através do Decreto nº 1.042, foi criado o serviço de ônibus especiais, estabelecendo o uso de veículos com capacidade mínima para 36 passageiros sentados. Em 19 de abril de 1966 foram abertas as propostas para a operação das primeiras duas linhas: Mauá-Santa Cruz e Mauá-Campo Grande.
A concorrência foi vencida pela empresa Expresso Pégaso, que no dia 29 agosto de 1966, com frota de 6 ônibus rodoviários inaugura a linha Praça Mauá - Santa Cruz, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rodrigues Alves, Avenida Brasil, Estrada do Mendanha, Capoeiras, Barcelos Domingos, Aracaju, Vitor Alves, Alfredo de Morais, Ivo do Prado, Estrada Rio do A, Viaduto Prefeito Alim Pedro, Cesário de Melo, Antares, Felipe Cardoso até a Estação de Santa Cruz. A linha tinha tarifa de 940 cruzeiros, a mais cara da cidade.
O bairro de Santa Cruz ganhou sua primeira linha de ônibus direta para o Centro. O tempo de viagem era de 1h30. A frota era composta por ônibus monoblocos rodoviários Mercedes-Benz, com capacidade para 40 passageiros, sendo proibido passageiros em pé.
Em maio de 1970, a Pégaso inaugura sua segunda linha especial, a Praça Mauá - Sepetiba via Avenida Brasil, com tarifa de 2 cruzeiros novos.
Em junho de 1971, foram iniciados os estudos de implantação de uma nova linha de ônibus especial entre Santa Cruz e o centro da cidade, via Barra da Tijuca. Em 30 de outubro de 1971, a Pégaso inaugura sua terceira linha de ônibus especial, a Base Aérea de Santa Cruz – Aeroporto de Santos Dumont, via Rodovia Rio-Santos, cm tarifa de 3 cruzeiros e frota de 5 ônibus rodoviários.
Ar-condicionado
Em 1969, a empresa de turismo Anatur iniciou o serviço de ônibus fretados especiais com música ambiente, ar-condicionado e poltronas reclináveis entre a Zona Sul e o centro da cidade. Em 1971 o sistema contava com frota de 20 ônibus com linhas para a Zona Sul, Meyer, Grajaú e Tijuca. O serviço, inspirado em cidades norte-americanas e europeias, foi praticamente o precursor do sistema de linhas especiais com ar-condicionado do estado da Guanabara inaugurado em 1973.
Governador Chagas Freitas inspeciona ônibus com ar-condicionado em 13/11/1972
Foto Arquivo Municipal
Diário de Notícias, 26/04/1973
O Globo, 12/01/1972
Em julho de 1972, o Governador Chagas Freitas entrega a minuta do edital de um novo plano de transportes que dividia o estado da Guanabara em 16 áreas seletivas. As 59 empresas de ônibus existentes deveriam se fundir em apenas 13. Cada nova empresa teria o direito exclusivo de operar uma linha de ônibus especial com ar-condicionado entre sua respectiva área seletiva e o Centro.
O serviço de ônibus especial com ar-condicionado seria uma alternativa ao uso do carro particular ou táxi, contribuindo na economia de combustível e na melhoria do tráfego, já prejudicado pelas obras do metrô e inúmeras intervenções viárias.
Em julho de 1972, a cidade contava com 4 linhas especiais sem ar-condicionado, todas da Pégaso:
Mauá – Sepetiba (Praia do Cardo)
Mauá – Santa Cruz
Mauá – Campo Grande
Base Aérea de Santa Cruz – Aeroporto Santos Dumont, via Zona Sul
Em 13 de novembro de 1972, é apresentado ao governador Chagas Freitas o modelo do ônibus de luxo, com carroceria Metropolitana, a ser operado na primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado da cidade, previsto para ligar Jacarepaguá ao Centro. O mesmo ônibus foi exposto no Salão do Automóvel em São Paulo.
Em 27 de fevereiro de 1973, o governador Chagas Freitas assina o decreto criando o serviço de ônibus especiais com ar-condicionado, estabelecendo para o novo serviço, entre outras características, motor traseiro de 200 HP e lotação de 38 passageiros sentados. As linhas só poderiam ser radiais.
Em fevereiro de 1973, a Pégaso inaugurada sua quinta linha especial sem ar-condicionado, a Campo Grande - Aeroporto Santos Dumont, via Autoestrada Lagoa-Barra.
Em fevereiro de 1973, a Pégaso inaugurada sua quinta linha especial sem ar-condicionado, a Campo Grande - Aeroporto Santos Dumont, via Autoestrada Lagoa-Barra.
Em 25 de abril de 1973, é publicado do Diário Oficial do Estado da Guanabara a relação das 16 áreas seletivas para exploração do serviço de linhas especiais com ar-condicionado.
01 Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado
02 Botafogo, Urca, Jardim Botânico e Gávea
03 Centro, Glória, Santa Teresa, Catumbi
04 Tijuca, Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido
05 Meyer, Engenho de Dentro, Todos os Santos
06 Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha
07 Vaz Lobo, Inhaúma, Tomaz Coelho
08 Irajá, Braz de Pina, Cordovil, Vigário Geral
09 Cascadura, Madureira, Vila Valqueire, Piedade
10 Marechal Hermes, Deodoro, Rocha Miranda, Anchieta
11 Jacarepaguá
12 Senador Camará, Santíssimo, Magalhães Bastos
13 Campo Grande, Santa Cruz, Sepetiba
14 Ilha do Governador
15 Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes
16 São Cristóvão
Em março de 1973 as firmas Metropolitana e Marcopolo apesentam seus modelos de ônibus de luxo ao Sindicato das Empresas de Ônibus do Estado da Guanabara para operação no futuro sistema de ônibus de luxo.
Em primeiro de maio de 1973, com a inauguração do Terminal Menezes Cortes, os pontos finais das linhas especiais do Aeroporto Santos Dumont são transferidas para o Castelo.
Em 24 de junho de 1973, é inaugurada a linha especial sem ar-condicionado Aeroporto Santos Dumont – Restinga de Marambaia, via Zona Sul e Barra de Guaratiba, com tarifa de 3 cruzeiros.
Aeroportos
Em primeiro de outubro de 1973, uma empresa de turismo inaugura uma linha de ônibus especial sem ar-condicionado e com poltronas reclináveis, entre os aeroportos do Galeão e Santos Dumont. A empresa planejava estender a linha até Copacabana e adquirir novos ônibus com ar-condicionado.
Ônibus de Luxo
Em 20 de outubro de 1973, a Viação Redentor inaugura a primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado da cidade, a Castelo - Praça Seca, via Grajaú, com frota de 6 ônibus com poltronas reclináveis e música ambiente. A linha com 36 km de extensão e tempo de viagem de 50 minutos tinha tarifa de Cr$ 4,20.
Em novembro de 1973, foi fundada a empresa Coesa composta por 50 das 54 empresas de ônibus municipais, para explorar com exclusividade o sistema de ônibus especial com ar-condicionado. A empresa no entanto desistiu de participar das licitações das áreas seletivas após as empresas Redentor e Expresso Pégaso, que detinham a exclusividade na operação das áreas 11 e 13, inaugurarem suas primeiras linhas especiais com ar-condicionado.
Em setembro de 1974, a Secretaria de Serviços Públicos do Município publica o Edital convocando as empresas apresentarem suas propostas para a concorrência das 11 áreas seletivas restantes. As propostas foram recebidas entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro de 1974.
Após o julgamento das propostas no dia 14 de novembro de 1974, as empresas contavam com 120 dias para iniciar a operação das linhas. Estavam excluídas da licitação as áreas 11 (Jacarepaguá) e 13 (Campo Grande, Santa Cruz), já operadas pelas empresas Redentor e Pégaso, e as áreas 3 (Centro, Glória, Santa Teresa, Catumbi), 15 (Barra da Tijuca) e 16 (São Cristóvão) por serem áreas de uso comum de todas as empresas.
Em agosto de 1974, a Pégaso inaugura a segunda linha especial com ar-condicionado da cidade, a Castelo - Campo Grande.
Em 1975, onze empresas inauguram suas primeiras linhas especiais com ar-condicionado, ocupando as 11 áreas seletivas restantes:
Área Empresa
01 Real
02 São Silvestre
04 Alpha
05 Matias
06 Três Amigos
07 Forte
08 Caprichosa
09 Acari
10 Auto Diesel
11 Paranapuan
12 Campo Grande
Pesquisa do Metrô em 1975
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Em janeiro de 1976, foi iniciada a distribuição gratuita da publicação semanal Vip´s Bus nos frescões da Real.
Jornal do Brasil, 16/01/1976
Jornal do Brasil, 18/04/1976
O Globo, 26/07/1976
Frota de frescões em 15/02/1976
Chassi %
MB-362 74,4
MB-355 10,4
OH-1313 11,4
Cummins 3,8
Carroceria %
Marcopolo 56,8
Ciferal 16,2
Metropolitana 15,5
Nielson 7,9
Nimbus 3,1
Caio 0,5
Fonte: Revista Transporte Moderno, Maio 1977, p.41
Jornal do Brasil, 06/11/1978
Jornal do Brasil, 17/01/1982
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Em meados de 1982, em função do aumento constante das tarifas e do empobrecimento da classe média, boa parte das linhas de frescão da Zona Norte foram suprimidas. O Terminal Menezes Cortes ficou ocioso, possibilitando a transferência dos pontos finais das linhas 1134 (Campo Grande) e 1135 (Base Aérea de Santa Cruz), da Pégaso, do Aeroporto Santos Dumont para o Castelo.
Em maio de 2005, Expresso Pégaso reativa a linha 1133 (Castelo-Recreio), com 15 micro-ônibus.
Em 22 de agosto de 2013, a Prefeitura divulga o novo layout dos ônibus especiais com ar-condicionado, agora denominado serviço executivo. A nova pintura de cor azul era semelhante a adotada nos ônibus especiais da Real Auto Ônibus em agosto de 2009.
Em primeiro de junho de 2014, início das operações da Expresso Recreio, com duas linhas executivas adquiridas da Expresso Pégaso: 2329 e 2333.
Em primeiro de junho de 2014, início das operações da Expresso Recreio, com duas linhas executivas adquiridas da Expresso Pégaso: 2329 e 2333.
Linha especiais e novas tarifas autorizadas em 18/03/2024
2012 - Gávea - Rio Galeão, via Praia de Botafogo e Túnel Marcello Alencar, R$ 21,65
2015 - Castelo - Leblon, circular, R$ 16,60
2016 - General Osório - Rio Galeão, via Praia de Botafogo e Túnel Marcello Alencar, R$ 21,65
2017 - Rodoviária - Leblon, circular, R$ 16,60
2018 - Aeroporto Internacional do RJ - Alvorada. R$ 24,85
2020 - Península - Rodoviária, R$ 24,85
2101 - Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont, via Linha Vermelha, R$ 21,65
2110 - Gardênia Azul - Castelo, R$ 21,65
2111 - Praça Seca - Castelo, via Avenida Menezes Cortes, R$ 24,85
2112 -Taquara - Castelo, via Linha Amarela, R$ 24,85
2114 - Freguesia - Castelo, R$ 24,85
2115 - Pechincha - Castelo, via Itanhangá, R$ 24,85
2145 - Rio Galeão - Aeroporto Santos Dumont, via Avenida Pres. Vargas, R$ 21,65
2251 - Engenho De Dentro - Carioca, Expresso, R$ 16,60
2303 - Cesarão - Carioca, R$ 24,85
2305 - Jardim América - Castelo, R$ 16,60
2307 - Jardim 7 De Abril - Carioca, via Avenida Presidente Vargas, R$ 24,85
2308 - Cosmos - Carioca, R$ 24,85
2309 - Urucânia - Carioca, R$ 24,85
2310 - Bangu - Castelo, R$ 24,85
2329 - Recreio - Castelo, via Sernambetiba, R$ 24,85
SP2329 - Recreio - Metrô Jardim Oceânico, via Sernambetiba, circular, R$ 24,85
2330 - Rodoviária - B. Da Tijuca, via Linha Amarela, R$ 24,85
2331 - Recreio - Carioca, via Abelardo Bueno, R$ 24,85
2332 - Campo Grande - Castelo, via Av. Santa Cruz, R$ 24,85
2333 - Recreio - Castelo, via Américas, R$ 24,85
SP2333 - Recreio - Metrô Jardim Oceânico, via Américas, circular, R$ 24,85
2334 - Campo Grande - Castelo, R$ 24,85
SV2334 - Campo Grande - Castelo, via Cachamorra e Barra da Tijuca, R$ 24,85
2335 - Santa Cruz - Castelo, via Barra Da Tijuca, R$ 24,85
2336 - Campo Grande - Castelo, via Av. Brasil, R$ 24,85
2337 - Santa Cruz - Castelo, via Sepetiba, R$ 24,85
2338 - Campo Grande - Castelo, via Estrada do Magarça, R$ 24,85
2339 - Campo Grande - Castelo, via Estr. Da Posse, R$ 24,85
2342 - Bananal - Castelo, via Linha Vermelha, R$ 21,65
2343 - Ribeira - Castelo, via Linha Vermelha, R$ 21,65
2344 - Bancários - Castelo, via Linha Vermelha, R$ 21,65
2345 - Vila Valqueire - Castelo, via Norte Shopping/R.Quiririm, R$ 21,65
SVA2345 - Vila Valqueire - Castelo, via Norte Shopping, R$ 21,65
SVB2345 - Vila Valqueire - Castelo, via Praça da Bandeira, R$ 21,65
2380 - Jardim Maravilha - Castelo, R$ 24,85
2381 - Pedra De Guaratiba - Castelo, R$ 24,85
SV2381 - Pedra De Guaratiba - Castelo, via Mato Alto, R$ 24,85
2382 - Marambaia - Castelo, via Barra Da Tijuca/Copacabana, R$ 24,85
2383 - Sepetiba - Carioca, R$ 24,85
2801 - Campo Grande - Barra Da Tijuca, via Estrada do Magarça, R$ 24,85
2802 - Santa Cruz - Barra Da Tijuca, via Américas, R$ 24,85
2803 - Vila Kennedy - Alvorada, R$ 24,85
2804 - Bangu - Barra Da Tijuca, via Cachamorra, R$ 24,85
2918 - Aeroporto Internacional do RJ - Alvorada, R$ 24,85
LECD25 - Recreio - Jardim Oceânico, via Estrada do Pontal/Av. Lúcio Costa, R$ 21,65
LECD34 - Shopping Metropolitano - Metrô Jardim Oceânico, circular, R$ 16,60
LECD71 - Aeroporto Internacional Do RJ - Leblon, R$ 24,85
REFERÊNCIAS:
Lance Livre. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 janeiro 1976. p.8.
Resolução SMTR nº 3.713 de 15 de março de 2024. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 18 de março de 2024.
Página lançada em 12 de julho de 2018.
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