EMO


Empresa Municipal de Ônibus
1947 - 1978

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1947 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 20 de fevereiro de 1947, inaugura sua primeira linha, a 100 (Maracanã - Praça Nossa Senhora da Paz), via Lapa e Estrada de Ferro, extinta no ano seguinte.

Entre 1947 e 1948, assume a concessão das linhas 51 (Castelo - Lagoa) e 52 (Castelo Jockey Club), substituindo a Viação Excelsior. Em 1950, as linhas foram transferidas para a Turi, sendo que a EMO retoma a operação da linha 51 no ano seguinte e a suprime 1952.

Em 25 de maio de 1948, a empresa foi transformada em sociedade anônima, com 9 acionistas, todos brasileiros, a saber:

Alvaro Bragança
Alvaro de Araújo Castro e Silva
Diva da Gama Lobo d'Eça
Georgino Avelino
Humberto Kfuri
Luis Martins
Pedro Avelino
Pedro Oliveira Santos
Valdemar Castro Silva

Em 1949, inaugura a linha 8 (Mauá - Freguesia), pioneira na ligação da Ilha do Governador com o Centro, cuja concessão foi transferida para a Transportes Paranapuan em 1950.


Inauguração da nova garagem em 20 de janeiro de 1949
Foto Arquivo Nacional


Em 1949, inaugura a linha 1 (Hospital dos Servidores - Aeroporto) que foi transferida para a Turi no ano seguinte.

Em 1950, inaugura a linha de ônibus S-85 (Ribeira - Galeão), junto com a entrega da pavimentação da Estrada do Galeão na Ilha do Governador. A linha interligava as pontes da Ribeira e do Galeão, pontos de atracação das barcas da Cantareira. A linha, no entanto, foi extinta em poucos meses

Em 1950, assume as linhas 9 (Mourisco - Mauá)115 (Estrada de Ferro - Laranjeiras), substituindo respectivamente as empresas Viação Imperial e Transportadora Lubrasa.


Linha 51 (Castelo - Lagoa) em 03/12/1950

Linha 100 na Avenida Rio Branco por volta de 1950
Fotógrafo desconhecido / Acervo Light


Em 1951, a linha 9 (Mourisco - Praça da Harmonia) foi transferida para a Turi. Em 1958, a linha voltou a ser operada pela EMO, substituindo a Mosa. Em 1959 a linha foi prolongada até a Praça Serzedelo Correa e a concessão foi transferida para a Viação Transmontana.


A Noite, 18/12/1956


Linhas em junho de 1958,
com 44 ônibus:

9 - Harmonia – Bairro Peixoto
102 - Largo do Machado – Sáenz Peña
115 - Laranjeiras – Estrada de Ferro

Em 1960, a linha 9 (Harmonia - Bairro Peixoto) foi transferida para a Viação Transmontana.


Avenida Presidente Vargas, esquina com Avenida Passos, em  03/06/1962
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 115 (Estrada de Ferro-Laranjeiras) na rua das Laranjeiras em 06/07/1962 
Foto Arquivo Nacional




Modelo Cirb na linha 184 (Estrada de Ferro-Laranjeiras) em 15/09/1970 na Avenida Presidente Antonio Carlos. Foto Arquivo Nacional


No início da década de 1970, a linha 184 (Estrada de Ferro - Laranjeiras) foi transferida para a Leblon.  


Linha 405 (Sáenz Peña - Largo do Machado)



A empresa foi extinta em 1978 ao transferir sua última linha, a 405 (Sáenz Peña - Largo do Machado) à empresa Auto Lotação Leblon, do mesmo grupo empresarial.

Prefixo da frota: 36 000

Garagem: rua Guilherme Maxwell, 210, Bonsucesso


Frota

1953        12
1955        12


REFERÊNCIAS:

Situação da Greve em cada uma das emprêsas de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. Primeiro Caderno, p.7.

Prejudicados passageiros da Linha 334. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 11 abril 1965. p.12.

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