Oriental


Transportes Bangu Meyer Ltda.
Transportes Oriental Ltda. (TOSA)

1959 - 2010

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 2 de dezembro de 1959 na cidade do Rio de Janeiro, com a razão social Transportes Bangu Meyer Ltda.

Distinta da antiga Viação Oriental que funcionou entre 1933 e 1955. 

Inicia suas operações na linha de ônibus S-30 (Bangu - Meyer), via Marechal Hermes, até então explorada pela Transportes Carvalho & Silva.

Em 1960, muda sua razão social para Transportes Oriental Ltda.

Entre 1962 e 1963 a linha S-30 (Bangu-Meyer) é prolongada até Senador Camará.

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha S-30 (Meyer-Senador Camará) é renumerada, ganhando a vista 689 (Meyer - Campo Grande).

No mesmo ano inaugura as linhas de ônibus 796 (Deodoro-Padre Miguel) e 936 (Penha-Deodoro), substituindo as  linhas de lotações com mesma vista.

Em 1965, inaugura as linhas 812 (Bangu-Guandu)  e 960 (Penha-Senador Camará).

Linha 689 (Meyer - Campo Grande), na rua Albérico de Morais, em Senador Camará.

Mercedes Benz LPO com Carroceria Cermava 1963.  Acervo Ônibus em Debate

Mercedes Benz LPO com Carroceria Cermava 1964.  Acervo Ônibus em Debate


Cermava 1967 


No segundo semestre de 1967 são extintas as empesas Transportes Rosane e Viação Elizabeth Ltda, sendo seus respectivos patrimônios adquiridos pela Transportes Oriental S.A., que assume as linhas 397(São Francisco-Campo Grande) e 398 (São Francisco Campo) Grande, da Rosane, e linhas 392 (São Francisco - Padre Miguel) e  393 (São Francisco Bangu) da Viação Elizabeth.


Em setembro de 1967, é inaugurada a garagem no bairro de Santíssimo, com área construída de 20 mil metros quadrados. Em 1972, contava com 98 ônibus.

Em 1968, a linha 960 (Penha-Senador Camará) foi vendida para a Viação Andorinha.

Em 1968, substituindo a Viação Elizabethassume as linhas 392 (São Francisco - Padre Miguel) e 393 (São Francisco - Bangu), transferidas no ano seguinte para a Viação Campo Grande.

No mesmo ano, substituindo a Viação Rosane, a Oriental assumiu as linhas:

397 - São Francisco - Campo Grande, via Bangu
398 - São Francisco - Campo Grande, via Vila Kennedy


Linha 398 (São Francisco-Campo Grande) na Avenida Brasil em 1969

Ponto inicial da 397 no Largo de São Francisco em 1972
Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi


Em 1972 a empresa inaugura as linhas
 
816 - Campo Grande - Guadalupe, via Vila Kennedy 
817 - Campo Grande - Guadalupe, via Bangu

Linhas e frota determinada em 1973

397 - São Francisco - Campo Grande, via Bangu, 25 carros
398 - São Francisco - Campo Grande, via Vila Kennedy, 30 carros
689 - Meyer - Campo Grande, 39 carros
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy, 14 carros
812 - Bangu - Guandu, 2 carros
816 - Campo Grande - Guadalupe (via Vila Kennedy), 6 carros
817 - Campo Grande - Guadalupe (via Bangu), 6 carros

Em 1974, inaugura a linha 396 (São Francisco-Bairro Jabour) com o seguinte itinerário: rua Luís de Camões, Largo de São Francisco de Paula, Andradas, Praça Monte Castelo, Uruguaiana, Presidente Vargas, Andradas, Marechal Floriano, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Ministro Ari Franco, Sul América, Doutor Augusto Figueiredo, Belila, Viaduto de Bangu, Avenida Santa Cruz e Praça Ludgero.


Modelo Ciferal Leme, em 1974, na avenida  Nilo Peçanha.



Em 1975, assume a linha 394 (Vila Kennedy-São Francisco) até então explorada pela CTC.

Em 1976, inaugura a linha 395 (São Francisco-Coqueiros).

Por volta de 1977, inaugura as linhas:

813 - Bangu-Catiri
818 - Campo Grande - Vila Kennedy, via Taquaral

Em 1978, inaugura a linha 811 (Vila Kennedy – Bangu) circular, com o seguinte itinerário: Avenida Marrocos, Etiópia, Avenida Brasil, Estrada do Guandu do Sena, Praça Piquirobi, Estrada do Engenho, Doutor Augusto Figueiredo, Belila, Coronel Tamarindo, Ministro Ari Franco, Sul América, Estrada do Engenho, Praça Piquirobi, Avenida Brasil até a Vila Kennedy.

Linhas em 1979

394 - São Francisco - Vila Kennedy
395 - São Francisco - Coqueiros
396 - São Francisco - Bairro Jabour
397 - São Francisco - Campo Grande, via Bangu
398 - São Francisco - Campo Grande, via Vila Kennedy
689 - Meyer - Campo Grande
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy
811 - Vila Kennedy - Bangu, circular
812 - Bangu - Guandu, circular
813 - Catiri - Bangu, circular
816 - Campo Grande - Guadalupe, via Vila Kennedy
817 - Campo Grande - Guadalupe, via Bangu
818 - Campo Grande - Vila Kennedy, via Taquaral

No dia 12 de julho de 1980, início da operação de um ônibus com reboque, tipo Romeu e Julieta, na linha 816 (Campo Grande-Guadalupe).

Em 1981, a Viação Oriental inaugura a linha 389 (Vila Aliança – Largo de São Francisco).

Inauguração da Linha 389 (Vila Aliança - São Francisco)  em 1981


A Empresa em dezembro de 1982


Frota autorizada: 245
Linhas em operação: 17
Passageiros/mês: 3.519.110

Em 1983, inaugura a linha 809 (Campo Grande-Santíssimo) circular, com o seguinte itinerário: rua Campo Grande, rua Lucélia, Estrada da Caroba, Estrada das Capoeiras, Largo das Capoeiras, Estrada do Mendanha, Estrada da Posse, Teixeira Campos, Anes Dias, Marechal Pego Junior, Oscar de Souza, Teixeira Campos, Estrada da Posse, Estrada do Mendanha, Largo das Capoeiras, Estrada das Capoeiras, Estrada Rio do A, rua Vítor Alves e rua Campo Grande.


A Tribuna, Santos, 12/08/1984, p.38

Linhas da Oriental em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem


Em dezembro de 1985, através do Decreto nº 871 de 9 de dezembro de 1985, a empresa foi encampada pelo Governo do Estado, quando contava com 11 linhas e 134 ônibus.


Linhas em dezembro de 1985


Entre 1990 e 1991, em conjunto com a Viação Bangu, inaugura a linha 790 (Campo Grande-Cascadura). 

Por volta de 1991, inaugura as linhas: 

379 - Catiri - Praça 15
684 - Padre Miguel - Meyer

Linhas em 1994

301B - Deodoro - Praça XV
379 - Catiri - Praça XV
389 - São Francisco - Vila Aliança
394 - Largo de São Francisco - Vila Kennedy
395 - Largo de São Francisco - Coqueiros
396 - Largo de São Francisco - Bairro Jabour
397 - Largo de São Francisco - Campo Grande
398 - Largo de São Francisco - Campo Grande
684 - Padre Miguel - Meyer
689 - Meyer - Campo Grande
718 - Deodoro - Catiri
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy
790B - Campo Grande - Cascadura
809 - Campo Grande - Jardim Bangu
810 - Taquaral - INPS
811 - Vila Kennedy - Bangu
812 - Campo Grande - Mendanha
813 - Bangu - Catiri
816 - Campo Grande - Guadalupe
817 - Campo Grande - Fazenda Botafogo
819 - Jardim Bangu - Bangu
820 - Campo Grande - Marechal Hermes
S-05 - Campo Grande - Cidade Universitária
S-07 - Cidade Universitária - Campo Grande
S-10 - Mendanha - Largo de São Francisco

Em 1994, é criada a Viação Oeste Ocidental, com as seguintes linhas da Viação Oriental:

301 - Praça 15 - Deodoro
389 - Tiradentes - Vila Aliança
396 - Tiradentes - Bairro Jabour
397 - Tiradentes - Campo Grande
689 - Méier - Campo Grande
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy
811 - Bangu - Vila Kennedy
812 - Bangu - Guandu
813 - Bangu - Catiri
817 - Campo Grande - Fazenda Botafogo, parcial da linha 397
819 - Bangu - Jardim Bangu

Em 1999, a Viação Oriental contava com 160 ônibus.


Ponto final da linha S-14 (Tiradentes-Campo Grande) da rua do Lavradio 
em fevereiro de 2009


No dia 28 de setembro de 2009, a  Secretaria municipal de Transportes anuncia que as 47 linhas de ônibus operadas pelas empresas Ocidental, Oriental e Feital passariam por uma licitação em 30 dias. Os ônibus da Ocidental foram proibidos pela Justiça de circular há uma semana As três empresas receberam um prazo para recuperar suas frotas, mas as melhorias não foram efetuadas. Um pool de empresas foi formado para assumir as linhas provisoriamente.

Em 30 de dezembro de 2009, através de Decreto Municipal, a permissão de operação da Transportes Oriental foi cassada. O último ônibus da empresa circula em 10 de janeiro de 2010.

Sede: Avenida Santa Cruz, 4506, Bangu

Últimas linhas da Oriental

379 - Catiri - Tiradentes
394 - Tiradentes - Vila Kennedy
395 - Tiradentes - Coqueiros
398 - Tiradentes - Campo Grande, via Vila Kennedy
684 - Padre Miguel - Meyer
790A - Campo Grande - Cascadura
810 - Taquaral - INPS, circular, via Vila Aliança
816 - Campo Grande - Guadalupe, circular, via Vila Kennedy
820 - Campo Grande - Marechal Hermes, via Estrada da Posse


REFERÊNCIAS:

Gazeta de Notícias 1955, abril, 24, página 4.

Tabela com preços mais baixos para os ônibus entra em vigor às 24 h. Jornal do Brasil. 1959, julho, 11. Primeiros Caderno página 7.

Nada Disso. Diário de Notícias. 1967, junho, 17. Segunda Seção, página 6.

CTC passa linhas que dão prejuízo. Luta Democrática. 1975, julho, 9. Página 5.

Informação Básicas da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. 1979.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. dezembro 1982.

Abastecimento no Rio recomeçou ontem. Jornal do Brasil. 1999, julho, 30. Cidade, página 18.

Viação Oriental é cassada e ônibus são proibidos de circular. Jornal do Brasil, JB Online. 2010, janeiro, 11. 

Página lançada em 4 de março de 2018

Comentários

umbertosantos disse…
boa noite pessoal .meu nome ; umberto batista trabalhei seta empresa como motorista por 4 anos isto e de dezembro de 1974 ha dezembro de 1978. nas seguintes linhas 816 ; 817 ; 397 ; 398 ; 689 ; 394 ; 396 ; as outras linhas nao trabalhei hoje so resta e saudades de amigos e da empresa por ter carros bons e pagar horas extras isto e naquela epoca.tenho 67 anos fui aposentado com um salario minimo ate mais companheiros rodoviarios. jardim Palmares .
Anônimo disse…
Saudades dessa empresa 😥 fez parte da minha infância e adolescência