483 - Penha - Copacabana
Inaugurada pela Auto Viação Paraense em 1953 com a vista 105 (Olaria - Forte de Copacabana) com o seguinte itinerário: praça Progresso, rua Angélica Mota, rua Leopoldina Rêgo, rua Cardoso de Morais, Praça das Nações, Avenida Paris, Avenida Brasil, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Avenida Almirante Barroso, Avenida Rio Branco, Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz, Avenida das Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Avenida Lauro Sodré, Túnel novo, rua Barata Ribeiro, rua Djalma Ulrich, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, rua Joaquim Nabuco, Avenida Atlântica e rua Francisco Otaviano (Forte de Copacabana).
Concorria com a linha 126 (Olaria - Leblon) da Copanorte, inaugurada em 1948 pela Viação Victoria, encurtada até Copacabana em 1952, prolongada até a Penha em 1955 e extinta em 1957.
Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes a linha 105 (Olaria - Forte de Copacabana) da Viação Paraense foi renumerada, recebendo a vista 484 (Olaria - Copacabana).
Em 1976, a Paraense inaugurou a linha 485 (Olaria - Copacabana), via Túnel Santa Bárbara. Em poucos meses foi prolongada até a Penha. Na prática operava em conjunto com a linha 484.
Em primeiro de novembro de 1980, foi inaugurado em caráter experimental o ônibus com reboque, tipo Romeu e Julieta, na linha 484 (Olaria - Copacabana).
Em 16 de março de 1981, foi inaugurada a variante da linha 485 (Penha - Copacabana) via Cidade Universitária.
Ônibus com reboque na linha 484 (Olaria - Copacabana) em julho de 1982
Em setembro de 1984, com 38 carros, transportava diariamente 30 mil passageiros.
Em janeiro de 1991, com o fim da Viação Paraense, as linhas 484 (Olaria - Copacabana) via Aterro e 485 (Penha - Copacabana) via Túnel Santa Bárbara foram assumidas pela Auto Diesel.
Em 1994, a Breda Rio adquire a Auto Diesel e no ano seguinte assume as linhas 484 e 485.
Em 6 de março de 1998, a Breda Rio inaugura os 16 primeiros ônibus convencionais com ar-condicionado da cidade, inicialmente nas linhas 485 (Penha - General Osório) e 497 (Penha - Cosme Velho). Além de ar-condicionado contavam com televisores com programação própria, suspensão a ar e sistema de freios gradual, evitando paradas bruscas.
Primeiros carros convencionais com ar-condicionado da Breda Rio
Carro Marcopolo Torino GV / Volvo B10M Eco
Em 21 de março de 2002, a Breda Rio inaugura os primeiros ônibus de piso baixo (low-entry) na cidade, na linha 484 b (Copacabana - Penha).
Linhas 484, 485 e suas variantes em janeiro de 2010
484 - Olaria - Copacabana, via Aterro
484 - Bonsucesso - Copacabana, serviço parcial
484 - Manguinhos - Copacabana, serviço extraordinário
484 - Penha - Copacabana
484 - Parque Oswaldo Cruz - Copacabana, via Aterro, serviço parcial
485 - Cordovil - Leblon, via Avenida Brasil, serviço extraordinário
485 - General Osório - Fundão, circular, serviço extraordinário
485 - General Osório - Penha, via Cidade Universitária, Serviço Variante
485 - General Osório - Fundão, circular, serviço extraordinário
484 - Penha - General Osório, via Túnel Santa Bárbara
Em outubro de 2010, com o fim da Breda Rio, as linhas 484 (Olaria - Copacabana) e 485 (Penha - General Osório) via Túnel Santa Bárbara foram substituídas pelas seguintes linhas da City Rio Rotas Turísticas:
Antiga Nova linha
484 403 - Bonsucesso - Copacabana
484 483 - Penha - Copacabana, via Aterro
484 484 - Olaria - Copacabana, via Aterro
484 SPA484 - Bonsucesso - Copacabana, circular
484 SPB484 - Parque Oswaldo Cruz - Copacabana
485 404 - Cordovil - Leblon, via Avenida Brasil
485 485 - Penha - General Osório, via túnel Santa Bárbara
485 486 - General Osório - Fundão
Em 2014, a City Rio Rotas Turísticas sai do grupo Breda Rio e muda a razão social para Viação VG Eireli Ltda.
Em janeiro de 2016, a VG inaugura a linha especial 2483 (Penha - Siqueira Campos) com mesmo itinerário da linha 483 (Penha - Siqueira Campos).
Em julho de 2016, a linha 483 (Penha - Siqueira Campos) foi a primeira linha de ônibus municipal convencional a circular pelo recém-inaugurado túnel governador Marcello de Alencar.
Em 2016 foi criado o serviço parcial SP483 (Olaria - Siqueira Campos) via Túnel Santa Bárbara extinto em dezembro de 2017, após o restabelecimento da linha 484 (Olaria - Copacabana).
Em 19 de janeiro de 2019 finalmente, após inúmeras reclamações, o ponto final foi transferido da rua Siqueira Campos para a Praça General Osório.
Comentários