Copanorte


Copanorte Ônibus Ltda.
1948 - 1957

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1948 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 28 de outubro de 1948, inaugura sua primeira linha a 120 (Parada de Lucas - Mourisco).

Um ano depois, em 28 de outubro de 1949, inaugura sua segunda linha de ônibus, a 99 (Vigário Geral - Candelária), com ônibus da marca inglesa Arco e o seguinte itinerário: Candelária, Avenida Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, rua Pirangi, André Azevedo, Angélica Mota, Leopoldina Rêgo, Nicarágua, Guaianazes, Lobo Junior, Estrada Braz de Pinna, Bento Cardoso, Itabira, Bulhões Marcial e Praça Barbosa Lima. Com tarifa direta de Cr$ 3,00 e duas seções tarifárias:

1ª - Vigário Geral - IAPETC, Cr$ 1,00
2ª - Olaria - Candelária, Cr$ 2,00 das 17h às 19h


Diário da Noite, 27/10/1949


Em 16 de dezembro de 1949, inaugura sua terceira linha de ônibus, a 92 (Praça Tiradentes - Penha IAPI) com o seguinte itinerário:  Praça Tiradentes, Constituição, Praça da República (lado Igreja de São Jorge), Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Suburbana, Leopoldo Bulhões, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo e Avenida Principal do núcleo do IAPI da Penha.


Garagem da rua Marquês de Abrantes por volta de 1949


Em princípios de 1950, inaugura a linha 91 (Tiradentes - Parada de Lucas) via rua São Luiz Gonzaga, sendo prolongada até a Estação de Acari em 25 de agosto de 1950, passando a fazer o seguinte itinerário: Praça Tiradentes, Constituição, Praça da República (lado Igreja de São Jorge), Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Lobo Junior, Braz de Pinna, Bento Cardoso, Itabira,  Bulhões Marcial, Parada de Lucas, Bandeiras, Coelho Neto, Avenida dos Encanamentos até a Estação Acari.

Em março de 1950, a Copanorte recebeu 8 novos ônibus gostosões marca Aclo que reforçaram o atendimento de suas 4 linhas:

91 - Praça Tiradentes - Parada de Lucas
92 - Praça Tiradentes - Penha IAPI
99 - Candelária - Vigário Geral
120 - Parada de Lucas - Mourisco

Em 4 de maio de 1950, os moradores de São Cristóvão e Benfica reclamavam da mudança do itinerário das linhas 91 (Tiradentes - Parada de Lucas) e 92 (Tiradentes - Penha IAPI) para a Avenida Brasil.


A Noite, 15/05/1950

Carro Aclo da linha 99 avariado na Avenida Brasil
A Noite, 21/07/1950

A Noite, 23/08/1950
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Linhas em novembro de 1950

91 - Tiradentes - Acari
92 - Tiradentes - Penha IAPI
99 - Vigário Geral - Lapa
120 - Mourisco - Parada de Lucas

Em 10 de dezembro de 1950, a Copanorte incorporou a Viação Vitória com as seguintes linhas:

65 - Leblon - São Conrado, extinta no mesmo ano
70 - Castelo - Leblon 
126 - Olaria - Leblon

Em 1951 a linha 92 (Tiradentes - Penha IAPI) foi transferida para a Companhia de Transportes Campo Grande. Em fins de 1952, a linha 91 (Tiradentes - Acari) foi transferida para a mesma empresa.


Linha 70 (Estrada de Ferro - Leme)

Linha 120 (Parada de Lucas - Mourisco)


Em 16 de janeiro de 1953, o ponto final da linha de ônibus 120 (Parada de Lucas - Mourisco) é transferido de Parada de Lucas para a Pavuna, deixando os moradores de Vigário Geral e Parada de Lucas dependentes dos lotações.  Os trens de subúrbio da Leopoldina, superlotados, não atendiam a demanda de Duque de Caxias.

Em 1953, é suspensa a operação da linha 99 (Vigário Geral -Lapa).

No mesmo ano o ponto final da linha 120 (Parada de Lucas -Mourisco) foi transferido de Parada de Lucas para a Pavuna, deixando os moradores de Vigário Geral e Parada de Lucas dependentes dos lotações. Os trens de subúrbio da Leopoldina já eram insuficientes para a população de Duque de Caxias.

Em março de 1955, a linha 120 (Tiradentes-Pavuna) era operada com apenas 6 ônibus, enquanto a frota determinada era de 26. Em poucos meses, em função da falta de material rodante, a linha foi transferida para a empresa Orey.


Diário de Notícias, 16/03/1955

Gazeta de Notícias, 11/08/1956


Linhas em outubro de 1956

70 - Estrada de Ferro - Leme, extinta no mesmo ano
126 - Penha - Forte de Copacabana

Em função do baixo retorno financeiro e das dificuldades de importação de peças para a manutenção dos veículos, os proprietários da empresa desistem do negócio, encerrando suas operações em maio de 1957.

Garagem: 

Rua São Januário, 74, São Cristóvão
Travessa Aires Pinto, São Cristóvão

Frota

1950        53        Todos marca Aclo com carroceria Grassi
1953       103
1954        83
1955        56            
1956        20


REFERÊNCIAS:

Declarações. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 18 setembro 1949. p.7.

Aviso. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1949. p.8.

Com o Departamento de Concessões da Prefeitura a Empresa Viação Copanorte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 maio 1950. p.7.

Varios feridos num choque de veículos. A Manhã. Rio de Janeiro. 24 agosto 1950. p.11.

Comunicado. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 25 agosto 1950. p.12.

Mais um serviço da Copanorte ao público Carioca. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 10 dezembro 1950. p.8.

Acabaram com os ônibus. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 21 dezembro 1953. p.7.

Com o Departamento de Concessões da Prefeitura, o Serviço de Trânsito e a Empresa Viação Copanorte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 março 1955. p.6.

Pretende a Copanorte extinguir a linha Pavuna-Praça Tiradentes. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 16 março 1955. Segunda Seção. p.8.

Desgovernado o ônibus capotou. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 16 janeiro 1953. p.4.

A Copanorte está desmontando ônibus para fazer caminhões. Imprensa Popular. Rio de Janeiro. 17 março 1955. p.5.

Mais três linhas de ônibus foram inauguradas hoje. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 06 abril 1955. p.8.

Medidas drásticas e urgentes para liquidar com a parede de ônibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 13 outubro 1956. p.5.

Desistiu a Copanorte de explorar serviços de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 maio 1957. p.11.