Auto Viação Granfina S.A.
1962 – 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 31 de julho de 1962, com frota inicial de 15 lotações.
O capital social da empresa, de 15 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 15 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Mario Ferreira Machado
José Fernandes
Geraldo Guimarães Gonçalves
Manuel da Silva Oliveira Santos
Aureliano Loureiro
Antonio Barbosa Peixoto Pereira
Amaro Rodrigues dos Santos Filho
Wilson de Jesus da Silva
José de Assunção Pereira
Euclides de Oliveira Seara
Lafayete Melânio
Giuseppe Quinto Santoro
Paulo Cardoso
João Teixeira
Nilcio Ferreira da Silva
Proprietários dos seguintes lotações:
Marca Mercedes Benz, placa 46901
motor OM 312 915 MBB 7501 453
Marca Mercedes Benz, placa 55685
motor OM 321 919 A 0505 287
Marca Mercedes Benz, placa 50064
motor OM 321 919 A 0407 802
Marca Ford, placa 49022
motor 04275 A
Marca Mercedes Benz, placa 44336
motor OM 312 915 8099 51
Marca Mercedes Benz, placa 47925
motor OM 321 919 A 0505 625
Marca Mercedes Benz, placa 47967
motor OM 321 919 A 0400 956
Marca Mercedes Benz, placa 54321
motor OM 312 915 0208 275
Marca Mercedes Benz, placa 43314
motor OM 312 915 0300 361
Marca Mercedes Benz, placa 53321
motor OM 312 915 020 7128
Marca Mercedes Benz, placa 47797
motor OM 312 915 MBB 6521 889
Marca Mercedes Benz, placa 59867
motor OM 312 915 4505 718
Marca Mercedes Benz, placa 54095
motor OM 312 915 0245 453
Marca Mercedes Benz, placa 50064
motor OM 321 919 A 0407 802
Marca Chevrolet, placa 56813
motor JEA 1 034 730
Marca Internacional, placa 57749
motor SD 240 195 44
Inicia suas operações na linha de lotação Madureira - Parada de Lucas.
Em 1964, a linha de lotação Madureira-Parada de Lucas foi numerada, ganhando a vista 774 (Madureira-Parada de Lucas), tendo sua frota substituída por ônibus, ao longo do ano.
Segundo o Guia Rex, a linha 774 tinha o seguinte itinerário: rua Américo Brasiliense, Carolina Machado, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Largo de Vaz Lobo, Avenida Monsenhor Félix, Estrada Água Grande, rua Cordovil, travessa Pirarema e Luísa Prata.
Em 1965, a linha 774 (Madureira - Parada de Lucas) foi prolongada até o Jardim América, com o seguinte itinerário: rua Cordovil, Lucas Rodrigues, Bulhões Marcial, Anamá, Avenida Brasil, Isidro Rocha, Estrada do Vigário Geral, Marechal Antônio de Sousa e Jornalista Geraldo Rocha.
A empresa encerrou suas operações em 1968, quando operava sua única linha, a 774 (Madureira - Jardim América), logo assumida pela Caprichosa Auto Ônibus.
Carroceria Cirb urbano ano 1962. Foto Augusto Antonio dos Santos
Em 1965, a linha 774 (Madureira - Parada de Lucas) foi prolongada até o Jardim América, com o seguinte itinerário: rua Cordovil, Lucas Rodrigues, Bulhões Marcial, Anamá, Avenida Brasil, Isidro Rocha, Estrada do Vigário Geral, Marechal Antônio de Sousa e Jornalista Geraldo Rocha.
A empresa encerrou suas operações em 1968, quando operava sua única linha, a 774 (Madureira - Jardim América), logo assumida pela Caprichosa Auto Ônibus.
Prefixo da frota: 81 500
Garagem: Estrada Vicente de Carvalho, 1468, Vila da Penha. Em maio de 2021 ocupado pelo posto de Gasolina Ale.
REFERÊNCIAS:
Auto Viação Granfina S.A. Ata da Assembleia de Constituição Definitiva. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 28 fevereiro 1963. Parte I. p.4287.
Auto Viação Granfina S.A. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 02 abril 1965. p.8.
Página lançada em 16 de abril de 2018
Comentários