Em teste, ônibus ‘verde’ parador gera polêmica

26/10/2010 - O Dia - Diogo Dias

Dispositivo que desliga motor nos sinais e pontos reduz poluição e prolonga viagem

Rio - Em teste na cidade, um sistema que promete reduzir a quantidade de ruídos e gases poluentes emitidos pelos ônibus está dividindo a opinião dos passageiros. O dispositivo desliga automaticamente o motor do coletivo quando ele para em sinais de trânsito ou nos pontos. Apesar da contribuição para o meio ambiente, muitos usuários reclamam que aviagem está mais demorada.

Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O motor do ônibus é desligado em paradas longas, superiores a dez segundos | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia

Por enquanto, a experiência está sendo feita pela Viação Breda em três dos 30 ônibus da linha 497 (Cosme Velho x Penha). O motor é desligado em paradas longas, superiores a dez segundos. 

A novidade não agradou a alguns passageiros. “Não concordo. De paradinha em paradinha, a gente perde pelo menos 10 minutos. Trabalho com pessoas doentes e não posso me atrasar de jeito nenhum”, reclama a enfermeira Maria da Graça de Paula, 60 anos. 

O estudante Severino Macena, 21 anos, tem opinião parecida. “Quando você está no ônibus, só quer chegar logo ao seu destino. Esta novidade ainda vai causar muita confusão”, aposta. 

Para testar o sistema, O DIA percorreu o trecho entre Cosme Velho e Praça da Cruz Vermelha nos dois modelos de ônibus. As viagens foram feitas no mesmo horário, mas em dias diferentes. O veículo convencional demorou 27 minutos para percorrer 6,5 km. Já o equipado com a nova tecnologia fez o mesmo trajeto em 33 minutos — uma diferença de cinco minutos.

Especialistas creem que a novidade não vai gerar engarrafamentos. Segundo o engenheiro de transportes Alexandre Rojas, o veículo pode arrancar rapidamente após o motor ser religado. “A diferença na viagem é mínima ou nenhuma”, explica. Ele ressalta que, com a tecnologia, o passageiro terá mais conforto. 

“Tem menos barulho e menos calor do motor. Este tipo de ônibus é interessante tanto para a sociedade quanto para empresários, que economizam combustível”, afirma. De acordo com ele, o motor dos veículos equipados com o novo sistema funcionam na rotação ideal. Por isso, consomem menos combustível e emitem menos gases poluentes. 

Segundo Guilherme Wilson, gerente de operações de mobilidade da Fetranspor, se a eficácia da novidade for comprovada, outras empresas serão estimuladas a adotá-la.

Comentários

sera minha disse…
todo mundo agora e especialista em onibus
gostaria cde saber se eles ja sentarão a bunda atras de um volante??
e tanta idiotice que da ate raiva ,onde ja se viu desligar o motor nos sinais de transito
tem que mandar estes especialistas em tranmsito sentar a bunda no onibus e dirigir
era melhor eles pegar um tank e lavar roupa do falar tanta besteira ,,fui motorista de onibus de 1959 ate 1992
sera minha disse…
e digo mais trabalhei com papa fila
[onibus carreta] romeu e julieta [onibus com reboque] sanfonado e no meu tempo a habilitação era PROFISIONAL e AMADOR num tinha esta besteira de clase A<B<C<D<
hoje qualquer um quer dar piruada em transito
quanto a pintura dos onibus e pura palhaçada
manobra eleitoreira so mudou a pintura
os carros são os mesmos e as linhas as mesmas
a fiscalização dos onibus o principal eles não fiscalisão
1] onibus precisa de direção e freio em dia
2]coisas que para um motorista profisional ele pode terminar as viagems
falta de SETA,,BUSINA,,LIMPADOR,,CIGARRA ,,
EMBREAGEM BAIXA ,,PORTAS com defeito
para choque ou lataria amassada
descarga livre ,,retrovisor lado esquerdo
DIFERENCIAL CORRIDO
enfim o principal e freio e direção
sera minha disse…
todo mundo agora e especialista em onibus
gostaria cde saber se eles ja sentarão a bunda atras de um volante??
e tanta idiotice que da ate raiva ,onde ja se viu desligar o motor nos sinais de transito
tem que mandar estes especialistas em tranmsito sentar a bunda no onibus e dirigir
era melhor eles pegar um tank e lavar roupa do falar tanta besteira ,,fui motorista de onibus de 1959 ate 1992