Começa obra da TransOeste, corredor expresso entre a Barra e Santa Cruz


O Globo, Simone Candida, 09/jul
Com uma cerimônia no canteiro de obras, situado no final da Avenida das Américas, o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Obras, Alexandre Pinto, deram início nesta quinta-feira aos trabalhos de construção da TransOeste - o corredor expresso que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz. Com investimentos de R$ 692,1 milhões, a execução das obras foi divida em três lotes que serão realizados ao mesmo tempo. O mais caro deles inclui a construção do Túnel da Grota Funda. Junto com a TransOlímpica e a TransCarioca, a TransOeste é um dos três corredores viários que fazem parte do pacote de obras preparatórias a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As obras da TransOeste devem ser concluídas em dois anos.
Com 32km de extensão e 30 estações de BRTs (um corredor expresso com ônibus articulados, semelhante ao usado em Curitiba, no Paraná), a TransOeste deverá reduzir à metade o tempo médio de viagem entre a Barra e Santa Cruz, num trajeto de 50km. De ônibus, o percurso leva hoje cerca de uma hora e 40 minutos. Na hora do rush, a viagem chega a durar duas oras e meia.
Durante o evento, Paes anunciou que a prefeitura já está conversando com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) sobre a realização de um concurso com o objetivo de escolher o melhor projeto das estações de ônibus.
- Será feito um concurso para escolher o projeto das estações do BRT, ainda não fechado porque eu estava com pressa de colocar esta obra na rua. O BRT vai ser a cereja no bolo. É o charme da obra. Vamos pegar um grande arquiteto brasileiro, ou mesmo um Calatrava. Vamos tentar fazer isso nos próximos seis meses, até 12 meses - disse Paes, referindo-se ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava, autor do projeto do Museu do Amanhã, que será erguido na Zona Portuária.
O prefeito explicou que o sistema BRT da TransOeste será totalmente separado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, que vão ligar a Barra a Santa Cruz. O corredor viário terá ainda linhas alimentadoras, ligadas a bairros periféricos. A obra inclui a restauração de 255 mil metros quadrados de pavimento e a implantação de mais 522 mil metros de asfalto. Uma nova iluminação, com de 3.650 pontos de luz, também faz parte do projeto.
O trecho mais caro e difícil da obra, segundo a prefeitura, será a abertura do Túnel da Grota Funda, que terá duas galerias de 1.100 metros e vai seguir até o Canal do Rio Portinho.
- O maior desafio será abrir essas duas galeriasde 1.100 metros em torno um ano. Os túneis serão abertos pelo mesmo método usado na Linha Amarela, perfurando e explodindo. O valor deste lote da obra é R$ 549 milhões - detalhou o secretário de Obras. 

Comentários

Anônimo disse…
І was suggеstеd this web sіte by my cousin.

I am not ѕure whetheг thіѕ poѕt іs wгіttеn bу him as nobοdу еlsе knoω ѕuch detaіleԁ about my troublе.
You are incredible! Thanks!

My homеpage :: Dubai Hotels * Where you get the most effective Deals
Anônimo disse…
Hi Dear, are you in fact vіsіting this site ԁаily, if so аfter thаt you will definitely takе good knowledge.


Also vіsit my blog post :: Luxury Hotels in Manila
Anônimo disse…
Αttraсtivе seсtion of contеnt.
Ι just stumblеԁ upon уоuг ωeblоg
аnd in accession caρital to assert that I get іn
fаct еnјoyed account your blog poѕts.
Any way I'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly.

Feel free to surf to my web blog ... http://www.hotel-discount.com/discount-hotels-listing-compare-hotels-prices/