347 - Candelária - Vaz Lobo
Em janeiro de 1949, a linha 98 (Arsenal da Marinha - Praça do Carmo) da Viação Estrella do Norte foi prolongada até Vaz Lobo, gerando protestos dos moradores da Praça do Carmo que reclamavam que os ônibus já passavam lotados no bairro.
Em 1954 a linha foi assumida pela Federal Auto Ônibus, substituindo a Estrella do Norte que operava precariamente suas linhas. Tinha o seguinte itinerário: Praça Pio X, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida Lobo Junior, Avenida Braz de Pina, Praça do Carmo, Estrada Vicente de Carvalho e Largo de Vaz Lôbo.
Em 1956, a linha 98 (Candelária - Vaz Lobo) foi renumerada para 37.
Por sua vez, em 1964, a linha 37 foi renumerada recebendo a vista 347 (Candelária - Vaz Lobo). Em 1973, tinha frota determinada de 32 carros.
Com o fim da Federal em 1981, a linha 347 foi assumida pela Rubanil, que a transferiu à Transportes América (por volta de 1984). Em abril de 1985 foi assumida pela Madureira Candelária que a suprimiu em 1987. As empresas Transportes América e Viação Madureira Candelária faziam parte do Grupo Rubanil.
Com o fim da 347 sua clientela passou a ser atendida pela linha 355 (Tiradentes - Madureira) da Madureira Candelária.
Na história, também tivemos a versão 347 (Vista Alegre - Tiradentes) da Madureira Candelária e 347 Largo de Piabas - Castelo, via Grajaú Jacarepaguá (antiga 268) da Viação Redentor, renumerada na licitação de 2010 e extinta em 2015.
Linha 347 (Tiradentes - Vaz Lobo) em 1978
Comentários