Linha 347


347 - Candelária - Vaz Lobo

A população da Zona da Leopoldina sempre sofreu com a falta de transportes para o centro da cidade. A ferrovia operava precariamente e os ônibus não atendiam com satisfação à clientela. Sem contar o longo tempo de espera da cancela da rua Lobo Junior, problema que só foi resolvido na década de 1960 com a construção do viaduto João XXIII.

Visando melhorar o atendimento no entorno da estrada Vicente de Carvalho, em janeiro de 1949 a linha 98 (Arsenal da Marinha - Praça do Carmo) da Viação Estrella do Norte foi prolongada até Vaz Lobo, gerando protestos dos moradores da Praça do Carmo que reclamavam que os ônibus já passavam lotados.

Em 1954 a linha foi assumida pela Federal Auto Ônibus, substituindo a Estrella do Norte que a operava precariamente. Tinha o seguinte itinerário: Praça Pio X, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida Lobo Junior, Avenida Braz de Pinna, Praça do Carmo, Estrada Vicente de Carvalho e Largo de Vaz Lôbo.

Em 1956, a linha 98 (Candelária - Vaz Lobo) foi renumerada para 37. Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a vista foi alterada para 347 (Candelária - Vaz Lobo). 

Em 1973, tinha frota determinada de 32 carros.


Federal Auto Ônibus em 1978


Com o fim da Federal em 1981, foi assumida pela Rubanil, que a transferiu por volta de 1984 à Transportes América, do mesmo grupo empresarial.


Viação Rubanil no ponto final da praça Tiradentes
Coleção Clube do Ônibus Legal


Em abril de 1985 foi assumida pela Madureira Candelária, também do Grupo Rubanil, que a suprimiu em 1987. 

Com o fim da 347 sua clientela passou a ser atendida pela linha 355 (Tiradentes - Madureira) da Madureira Candelária.

Também tivemos a versão 347 (Vista Alegre - Tiradentes) da Madureira Candelária e 347 Largo de Piabas - Castelo, via Grajaú Jacarepaguá (antiga 268) da Viação Redentor, renumerada na licitação de 2010 e extinta em 2015.

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