Federal

Federal Auto Ônibus S.A.
1954 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1954 na cidade do Rio de Janeiro, pelos sócios Augusto da Silva, Paulo da Silva, José Cordeiro e L.Caldas, proprietários da empresa de lotação Transportes Riópolis, que explorava a linha de lotação Candelária - Vaz Lobo.

Em 1954, assume a operação da linha 98 (Candelária - Vaz Lôbo), até então explorada pela Viação Estrella do Norte, que operava precariamente suas linhas.

Segundo o Guia Rex, a linha 98 (Candelária - Vaz Lobo) tinha o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Lobo Junior, Avenida Braz de Pina, Praça do Carmo, Estrada Vicente de Carvalho e Largo de Vaz Lôbo.

Em junho de 1955, a empresa contava com frota de 13 micro-ônibus.



Gazeta de Notícias, 17/06/1955, p.5.


Em 1956, após o fim da linha 37 (Tiradentes - Penha) da Viação Estrella do Norte, a linha 98 (Candelária - Vaz Lobo) da Federal Auto Ônibus foi renumerada, ganhando a vista 37 (Candelária - Vaz Lobo) via Avenida Brasil.

Por volta de 1958, a empresa foi transformada em sociedade anônima. 

Em setembro de 1958, contava com frota de 25 ônibus com capacidade para 60 passageiros, sendo 12 Volvo e 13 Steyer. 


Linha 37 (Candelária - Vaz Lôbo) na Praça Onze, por volta de 1960


Em 1964, em função de novo Plano de Transportes, a linha 37 (Candelária - Vaz Lôbo) foi renumerada, ganhando a vista 347 (Candelária - Vaz Lôbo).




Ponto final da linha 347 em Vaz Lobo na rua Oliveira Figueiredo


Em 1968, atendendo a nova exigência de frota mínima de 60 carros registrados por empresa, assume a operação de sua segunda linha de ônibus, a 350 (Passeio - Irajá), até então explorada pela Viação Forte.


Linha 350 (Passeio - Irajá) na Avenida Rodrigues Alves em 1971. Foto Gyorgi  Szendrodi


Entre 1972 e 1973 inaugura as linhas: 

929 - Vaz Lobo - IPTEC
931 - Irajá - Bonsucesso, via Largo do Bicão

Ambas as linhas foram extintas em 1974.




Linhas e frota determinada em 1973

347 - Tiradentes - Vaz Lobo, 32 carros
350 - Passeio - Irajá, 30 carros
929 - Vaz Lobo - IAPTEC, 7 carros
931 - Irajá - Bonsucesso, 6 carros





Linhas em novembro de 1978

347 - Tiradentes - Vaz Lobo
350 - Passeio - Irajá

A empresa encerrou suas operações em 1981.

Prefixo da Frota: 33 500, desde 1959

Garagens 

Rua Ibatã, 41, Vaz Lobo
Avenida dos Italianos, 196, Turiaçu



REFERÊNCIAS:

Federal Auto Ônibus Ltda. Diário Oficial da União. 07 agosto 1954. Seção 2, p.26.

Federal Auto Ônibus Ltda. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 07 março 1956. p.6.

Aumento em algumas linhas de ônibus em virtude de retificação de quilometragem. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 fevereiro 1957. p.3.

Registro do Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1957. Segundo caderno, p.2.

Contará Vaz Lôbo também com a sua associação dos amigos. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 02 setembro 1958. p.2.

Resultado da Greve precipitada confusão na cidade por 24 horas. O Globo. Rio de Janeiro. 03 março 1959. p.6.

Estado intervém em 6 empresas de ônibus que recusam 35%. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 novembro 1962. Primeiro Caderno, Classificados, p.4.

Governo intervém nas empresas de ônibus. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 novembro 1962. p.2.

Auto foi imprensado pelos dois coletivos. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 17 maio 1970. p.7.

Página lançada em 5 de novembro de 2018

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