Em 1939, devido ao lançamento das obras de retificação do traçado da Estrada da Tijuca e a consequente paralisação do tráfego de bondes, a Prefeitura autoriza Mario Bianchi, proprietário das empresas Viação Carioca, Brasileira de Ônibus e Viação Suburbana, a explorar uma linha de omnibus para o Alto da Boa Vista.
Em 10 de novembro de 1941, a Viação Carioca inaugura a linha de lotação Praça 15 - Alto da Boa Vista. Em janeiro de 1952, o acesso ao Alto da Boa Vista era feito pelo bonde 67 (Praça da Bandeira - Alto da Boa Vista) ou pelo lotação Praça 15 - Alto da Boa Vista da Viação Carioca.
Em primeiro de setembro de 1951, a linha de bonde 67 (Muda - Alto da Boa Vista) foi prolongada até a Praça da Bandeira com o seguinte itinerário: rua Conde de Bonfim, Largo da Segunda-feira, rua São Francisco Xavier e rua Mariz e Barros.
A Manhã, 19/10/1952
Em novembro de 1952, a linha de lotação Praça 15 - Alto da Boavista da Viação Carioca era operada com 8 carros de 19 passageiros. Em 6 de agosto de 1953, a linha foi encurtada passando a cobrir o trecho Praça 15 - Usina da Tijuca.
Para ampliar clique na imagem
Tribuna da Imprensa, 10/08/1953
Em agosto de 1953, a Viação Florestal inaugurou a linha de lotação Usina - Alto da Boa Vista, logo após o encurtamento da linha de lotação Praça 15 - Alto da Boa Vista para o trecho Praça 15 - Usina explorada pela Viação Carioca.
Lotação da Viação Florestal prefixo 9050
Diário de Notícias, 05/05/1955
Diário de Notícias, 05/05/1955
Para ampliar clique na imagem
Em junho de 1958, a linha de bonde 67 era operada com 5 carros e intervalos de 22 minutos. Nos finais de semana e feriados eram colocados carros extras.
Em novembro de 1958, foi suprimida a linha de lotação Alto da Boa Vista - Furnas.
Em setembro de 1962, foi criada a linha de micro-ônibus Sáenz Peña - Furnas da Tijuca, substituindo a linha de micro-ônibus Sáenz Peña - Cascatinha, única linha de micro-ônibus a servir os moradores do Alto da Boa Vista.
Ver
REFERÊNCIAS:
Passeios, excursões e visitas. Última Hora. Rio de Janeiro. 11 outubro 1952. p.8.
Lotações para o Alto da Boa Vista. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 setembro 1953. p.9.
Floresta da Tijuca. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 02 novembro 1958. Quarto Caderno. p.1.
Lotação São Salvador - Leblon passam hoje a trafegar por novas ruas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 setembro 1962. p.10.
Comentários