Linhas da CTC

C-10 (Mauá - Fátima)

Uma linha que já foi uma das mais rentáveis da cidade em função de sua curta extensão e grande carregamento, numa região densamente povoada e de grande poder aquisitivo, na área central de negócios.

A linha foi inaugurada pela Transportes Mosa em 1952, ainda com lotações, com frota de 20  carros de 20 lugares. 

Lotação da Mosa


Em paralelo, a Mosa junto com a TURI, operavam a linha Mauá-Aeroporto com itinerário sobreposto na Avenida Rio Branco, sendo que a TURI com frota de micro-ônibus e a Mosa com lotações.

Em maio de 1953, a TURI encerrou suas operações na linha Mauá-Aeroporto, deixando a Mosa operá-la com nova frota de micro-ônibus.

Em 1956, finalmente a Mosa iniciou a operação de micro-ônibus na linha Mauá-Fátima, junto com lotações.


Micro-ônibus da Mosa na rua do Passeio em 1957


Em 31 de janeiro de 1965, depois de 18 anos, a Mosa encerrou suas operações nas linhas de ônibus do Centro:

2 - Aeroporto - Mauá 
3 - Lapa - Estrada de Ferro 
10 - Mauá – Fátima

As linhas 3 e 10 foram assumidas pela CTC e a linha 2 foi extinta. 

A Mosa passou então a operar as linhas 583 (Cosme Velho – Leblon) via Jockey e 584 (Cosme Velho – Leblon) via Copacabana, até então exploradas pela Viação Três Amigos com lotações.


Ponto final da Praça Mauá em 1965
Foto Arquivo Nacional

O Jornal, 29/10/1973. p.2


A partir de novembro de 1978, com a inauguração da primeira etapa do Terminal Américo Fontenelle na Central, que absorveu boa parte das linhas intermunicipais da Praça Mauá, a demanda da linha C-10 caiu consideravelmente.

Por volta de 1980, a linha C-10 (Mauá-Fátima) foi modificada, com seu ponto final transferido da Praça Mauá para a Estrada de Ferro.


Por volta de 1985 no fim da vida útil dos azulões

Por volta de 1985 com a nova pintura do governo Brizola


Em 1991, com a desativação da CTC, as empresas Verdun e Amigos Unidos assumiram a linha. 

Em janeiro de 1997, a Transurb substituiu a Verdun no pool com a Amigos Unidos.


Amigos Unidos em outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante


Em 2005, a Amigos Unidos vendeu sua participação nas linhas C-10, 206, 214 e 407 para a Transurb, que assumiu integralmente a operação das linhas.




Na década de 2000, foi criada a variante C-10 (Rodoviária-Fátima), renumerada para 011 em 2010, sendo desativada em 2020.

Em 2020, com a decretação do estado de emergência da pandemia de Covid-19, restringindo a circulação da população, a linha C-10 foi suspensa por falta de passageiros, sendo reativada pela Transurb em 20 de julho de 2022.




Comentários