Histórico
Em 26 de março de 1974, o governador Chagas Freitas declara de utilidade pública os terrenos compreendidos entre a Central do Brasil e o morro da Providência para a construção de um terminal rodoviário intermunicipal, desafogando o Terminal Mariano Procópio.
Em 30 de abril de 1976, o governador Faria Lima assinou o Decreto nº 692 declarando de utilidade pública 400 imóveis, próximos à Central do Brasil, para a construção de um terminal rodoviário
Década de 1960
O Terminal Américo Fontenelle entrou em operação parcial em 10 de novembro de 1978, com 18 linhas transferidas da Praça Mauá:
Central - Miguel Couto
Central - Austin
Central - Vila de Cava
Central - Ponto Chic
Central - Tinguá
Central - Queimados
Central - Itaguaí
Central - Universidade Rural
Central - Magé
Central - Raiz da Serra
Central - Saracuruna
Central - Piabetá
Central - Imbariê
Central - São Francisco de Coroá
Central - Fábrica Nacional de Motores
Central - Taquara
Central - Boa Esperança
Central - Vila São Luís
Inicia suas operações com 3 plataformas:
Plataforma Destino
A Duque de Caxias e adjacências
B Nova Iguaçu e região
C Locais não servidos pelos trens suburbanos
O terminal foi inaugurado pelo governador Faria Lima em 10 de novembro de 1978.
REFERÊNCIAS:
Desapropriados 400 imóveis em ruas próximas à Central. O Globo. Rio de Janeiro. 04 maio 1976. p.10.
Novo terminal de ônibus começa sem aviso. O Globo. Rio de Janeiro. 8 novembro 1978. p.11.
Terminal traz confusão mas agrada a maioria. O Globo. Rio de Janeiro. 9 novembro 1978. p.15.
Comentários